PARTILHAR

Como cuidar de uma planta jiboia

Como cuidar de uma planta jiboia

Comumente conhecida como Jiboia ou Hera-do-diabo, referimos-nos a uma planta de interior da família das aráceas. Seu uso é basicamente como elemento decorativo no lar, shoppings, escritórios, etc. Trata-se de uma planta muito atraente graças às suas vistosas folhas verdes e amarelas em forma de coração. Neste artigo de umComo.com.br veremos simples conselhos sobre como cuidar de planta jiboia.

Vai precisar de:
  • Uma muda de jiboia
  • Um vaso
  • Adubo
  • Um prato com pedras que usaremos como drenagem
Também lhe pode interessar: Plantas fáceis de cuidar
Passos a seguir:
1

Se não temos ainda jiboias para cuidar, basta ver alguns de 15-20 cm mantidos alguns dias em água até que pequenas raízes brotem, mas pode ser colocado diretamente na terra. Eu o prefiro na água, mas pode cultivá-lo de ambas as maneiras. As plantas jiboia gostam de crescer entrelaçando e trepando, de modo que seria recomendável colocar um tronco ou um pau no vaso que lhe permita entrelaçar.

2

Assim que as jiboias estiverem no vaso, procure um bom lugar. Eles não devem receber a luz solar diretamente, mas gostam de lugares luminosos, por isso, procure uma área luminosa que não bata sol diretamente.

3

Sobre a temperatura, recomenda-se colocá-la no interior da casa, mas evite temperaturas muito baixas e também muito altas. Por exemplo, entre 10 e 25 graus.

4

Quanto à irrigação, deve ser moderada: regue as jiboias a cada 10 dias em inverno e a cada 5 dias em verão. Se regar em excesso, as folhas começarão a ficar da cor marrom.

5

Cabe destacar que, de fato, as jiboias gostam de ambiente úmido. Para conseguir este ambiente, podemos colocar um prato com pedras embaixo do vaso ou usar um pulverizador sobre as folhas.

Sugestão: Como cuidar de uma begônia rex

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma planta jiboia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Não mude as jiboias de vaso com frequência. Não mude de vaso antes de cada 2 anos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
A sua avaliação:
Maria do Carmo
Texto bem explicadinho. Plantas maravilhosas! Adoro cuidar e pesquisar sempre!
A sua avaliação:
Teresinha
Muito muito interessante!
A sua avaliação:
Luciara Conceição Barbosa de Azeredo Batista
Gostaria de saber mais sobre essa planta
A sua avaliação:
Fatima
Tenho uma Jibóia que está pendurada na garagem e de uns dias pra cá vejo que ela está marchando, estava bem vistosa em SP e agora mudei para o interior onde faz muito calor, sera6 que ela sentiu a diferença de temperatura.
Continuo tendo os mesmos cuidados, posso colocar ela em um vaso de chão com um tronco ou pau no centro para que ela cresça enrolando ou fazer mudas dela?
Rodrigo
Ela sentiu a mudança e ficou estressada, pode manter os mesmos cuidados que ela se adaptará ao novo local.
A sua avaliação:
Pedro
Bom bom bom BOM bom
A sua avaliação:
Gilvandete Bispo dos Santos
Parabéns gostei muito da dica e muito obrigado.
A sua avaliação:
Angelica Damasceno
Muito bom o artigo,amo plantas! 😙
A sua avaliação:
guillermina pereira miranda
llevo mucho tiempo tratando de criar esta planta pero no se porque no me resulta, seguiré al pie de la letra sus consejos haber que suerte tengo gracias por su ayuda soy una fanática de las plantas y flores,que dicho sea de paso tampoco me resultan las rosas.
A sua avaliação:
Paulo Henrique da Silva
Gostaria sempre de informações JÁ quê, sou Apaixonado por plantas.
Reginaldo Soares dos Santos
esta planta gosta de sol
HELDER RODRIGO DA SILVA DUTRA
Meia sombra!
A sua avaliação:
Francisca
Adorei esse artigo que orienta como cuidar de uma jiboia, eu resgatei uma do lixo à quase dois anos, ela hj está linda, adoro minha plantinha,gratidão.
raquel
elas podem pender pra baixo ou pra cima?
HELDER RODRIGO DA SILVA DUTRA
Se tiver um tronco no vaso sobe, mas sem tronco perderá para sentido solo.
Oliveira
Tenho uma jiboia com folhas verdes e outra maior com folhas muito esbranquiçadas, já coloquei adubo e nada. Que posso fazer para que fiquem com um verde acentuado ? Que adubo é mais apropriado para elas ? obrigada
rita
Preciso de mais informações minha jiboia está muito grande rolando o chão preciso replantar mexer no vaso e terra podar como posso ser orientada a cuidar no replantio mantendo a beleza da planta.
Fabiani
Sugiro que você faça uma poda. Defina o tamanho que você quer manter e faça a poda entre uma folha e outra. Use uma tesoura de poda ou uma tesoura comum mesmo, higienizada. Os ramos que restarem da sua poda você poderá formar novos vasos. Como ela adora ambientes internos e é de fácil manuseio, você poderá aproveitar os ramos mais moles para formar vasos ornamentais. Eu tenho uma e fiz exatamente isso. Se quiser fotos e sugestão de como montar os novos vasos é só me chamar no whatsapp
Rita de Cassia
Adoro jiboia. Tenho varios vasos. São lindassss
kika
a jiboia pode ser cultivada dentro do banheiro?
Chely
A minha eu cutivo no banheiro e estar ficando linda
Dan Reynier
Bom dia , gostaria de ideias para fixar a jiboia na parede !!!!
edileusa bastos lima
como cultivar uma planta jibóia no muro?
A sua avaliação:
sheila
preciso de uma ajuda temos uma jiboia que esta cada dia mais triste , gostamos muito dela acho que deixamos ela dois dias na chuva e agora ela não levanta mais por favor nos ajude
A sua avaliação:
cristina
tenho dois vasos de jiboia verde um ta lindo um esta lindo ja o outro tem algumas folhas murchas e outras normal o que sera que estou fazendo de errado trato as duas iguais a cada 15 dias coloco um produto pra deixar verdinha as folhas .mas e estranho essas folhaS. MURCHAS
Como cuidar de uma planta jiboia
Como cuidar de uma planta jiboia

Voltar ao topo da página ↑