Partilhar

Plantas aromáticas de interior

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Plantas aromáticas de interior

Não há dúvida de que as plantas aromáticas são uma excelente alternativa para decorar e dar um cheiro agradável à nossa casa, ao mesmo tempo que serve para quem adora cozinhar com produtos frescos. No entanto, no momento de escolhê-las, é muito importante ter claro quais são as adequadas para o interior devido à sua delicadeza, e quais são as propícias para o exterior por serem mais resistentes. Prefere tê-las dentro de casa? Em umComo.com.br explicamos quais são as plantas aromáticas de interior perfeitas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma planta jiboia

Por que estas plantas aromáticas devem ficar no interior?

Algumas plantas aromáticas são ótimas para a nossa casa, mas também são muito delicadas, requerendo uma grande quantidade de água, de cuidados e de muita luz diária, mas sem sol direto, caso contrário, podem murchar. Por esta razão as plantas aromáticas de interior que mencionamos a seguir devem estar dentro de casa em uma zona iluminada, mas bem protegidas do frio e do sol excessivo.

É importante que, ao usá-las para cozinhar, as cortes com uma tesoura, evitando arrancar o que poderia afetar o seu bem-estar.

Hortelã

A hortelã é uma das plantas mais aromáticas para nosso lar, perfeita se gosta de cozinhar com toques asiáticos ou preparar bebidas refrescantes, além de contar com muitos benefícios especialmente para o sistema gástrico. Costuma crescer muito e convém tê-la sempre em um vaso separada, pois é considerada uma planta um pouco invasiva. Tenha em conta que a planta requer uma irrigação regular pois prefere os solos úmidos, isto é importante especialmente nos meses de mais calor.

Plantas aromáticas de interior - Hortelã

Manjericão

Esta apreciada planta, rainha dentro da gastronomia italiana, contribuirá com um aroma incrível na sua casa, além de ser a perfeita aliada se gosta de cozinhar pratos ao pesto, molhos e massas de todo o tipo. Esta planta aromática de interior requer cuidados fundamentais mas continuados: irrigação frequente, luz mas não exposição solar direta, e poda habitual para evitar que floresça, o que contribui com um sabor de anis não tão agradável no momento de consumir.

Plantas aromáticas de interior - Manjericão

Salsinha

Caso goste de cozinhar, não há dúvida de que a salsinha lhe será muito útil. Este alimento está cheio de propriedades benéficas para a nossa saúde, sendo uma planta ideal para o interior porque não suporta a luz direta do sol, e adicionalmente requer de irrigação frequente para evitar que seque. Para conhecer com detalhes seus cuidados, convidamos a leitura de nosso artigo como cuidar da salsa.

Plantas aromáticas de interior - Salsinha

Hortelã-pimenta

Como sua prima hortelã, a hortelã-pimenta contribuirá com um sabor fresco nos seus pratos e bebidas ao mesmo tempo em que é uma grande aliada para beneficiar nossa saúde gástrica. Esta planta requer água frequente ainda que sem se exceder, além de luz solar, tratando-se de uma alternativa resistente aos climas quentes.

Plantas aromáticas de interior - Hortelã-pimenta

Coentro

O coentro atribui sabor a todos nossos pratos, além de contar com um aroma delicioso. Esta planta aromática de interior aprecia e precisa da luz solar, além de requerer terra úmida que deverá ser cuidada para garantir que cresça em perfeito estado. No nosso artigo poderá encontrar mais conselhos sobre como cuidar do coentro.

Plantas aromáticas de interior - Coentro

Lavanda

A lavanda pode estar tanto no interior como no exterior, mas se a tiver dentro de casa contribuirá com um excelente aroma, além de requerer poucos cuidados. É uma planta aromática que precisa de luz e sol e que não deve ser regada em abundância, pois pode tolerar muito bem as secas. Se decidir tê-la em casa neste artigo explicamos como plantar lavanda para a ter em casa todo o ano.

Plantas aromáticas de interior - Lavanda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas aromáticas de interior, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Plantas aromáticas de interior

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
severino benedito dos santos
quero receber algumas informações sobre plantas aromáticas?

Plantas aromáticas de interior
1 de 7
Plantas aromáticas de interior

Voltar ao topo da página