Partilhar

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa

 
Por Ketlyn Araujo. 5 maio 2020
25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa

Quando pensamos em plantas resistentes para cultivar em casa, a primeira coisa que buscamos são plantas para interiores que não necessitem de muita luz, mas também podemos pensar em espécies mais práticas, que se encaixem perfeitamente na rotina de quem não sabe muito bem como cuidar delas. Em ambos os casos, o ideal é optar por plantas que possam sobreviver em meio a condições adversas. Mesmo fazendo a escolha certa, ainda existem cenários que podem naturalmente dificultar o cuidado com as plantas de interior: escritórios e outros locais de trabalho, ou lugares por onde circulam muitas pessoas - como lojas, shoppings e restaurantes - são bons exemplos disso.

Todos esses ambientes precisam de plantas que exijam poucos cuidados, e que ainda assim sejam resistentes. Seja qual for o seu tipo de planta – altas, pequenas, com flores, grandes e vistosas – neste artigo do umCOMO você vai encontrar 25 plantas resistentes para casa que, além de tudo, são perfeitas para as suas necessidades.

Também lhe pode interessar: Plantas para despoluir o ar de casa

Trepadeira Jibóia ou hera-do-diabo

Se você busca por plantas para casa resistentes e que necessitem de pouca luz, pode comemorar, pois opções não faltam. Uma das melhores escolhas é a Trepadeira Jiboia ou Hera-do-diabo (Epipremnum aureum), por ser uma dessas plantas de folhas verdes que sobrevivem mesmo quando todas as outras já morreram. Ela é das mais resistentes e pode ser colocada em diversos ambientes, tanto externos quanto internos. Ela sobrevive na água, cresce rápido e é ideal para decorações, já que se estende pelas paredes e pelo teto. O ambiente perfeito para essa planta é em meia-sombra ou luz indireta, sendo excelente alternativa para interiores com pouca luz natural.

Se você quer conhecer mais sobre essas plantas e considera ter uma em casa, não deixe de espiar nosso artigo sobre Como cuidar de uma Jiboia.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Trepadeira Jibóia ou hera-do-diabo

Ficus benjamina

A Ficus benjamina, também conhecida por Figueira-benjamim, Ficus, Fico, Fico-chorão e Figueira, é uma planta naturalmente resistente, e por isso é uma das mais comuns em ambientes externos e internos. É muito apreciada por conta de sua cor verde e brilhante, e também por ser tão vistosa que é possível até podá-la para dar forma. Sem dúvida, é uma planta de casa perfeita para ambientes escuros, que precisa de poucos cuidados e sobrevive com pouca incidência de luz, sem a necessidade de regá-la tanto.

Saiba mais sobre essas plantas visitando nosso artigo Cómo cuidar de uma ficus.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Ficus benjamina

Ficus pumila

A Ficus pumila (ou pigmeu), da mesma família da Ficus benjamina, é mais uma boa opção para se ter em casa, já que também é resistente e pode sobreviver sem grandes cuidados, inclusive sem necessidade da tão essencial luz natural. É uma planta trepadeira, mas se encaixa perfeitamente em ambientes internos, basta colocá-la sob uma estrutura na qual ela possa crescer livremente.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Ficus pumila
Imagem: Josh's Frogs

Begônia

A Begônia é muito mais do que uma planta feita para promover cor ao seu ambiente. Ela é, basicamente, a rainha das plantas para casa com flores, e como existe uma grande variedade delas por aí, você pode eleger uma Begônia da cor que mais te agrada. Os tamanhos das flores das begônias, embora geralmente pequenas, podem variar de acordo com o tipo da planta, mas a floração delas costuma ser bastante densa. É uma das plantas favoritas quando o assunto é decoração, exatamente por ser bem chamativas. A begônia se dá bem em ambientes internos e externos, não necessita de muitos cuidados e nem precisa estar próxima às janelas para florescer.

No umCOMO te contamos qual a melhor forma de cuidar das begônias, é só clicar para descobrir.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Begônia

Costela-de-adão

Popularmente conhecida como costela-de-Adão, a Monstera deliciosa é uma planta que está bastante em alta atualmente, especialmente por ser excelente para ser usada de forma decorativa. Está classificada como uma das plantas grandes para se ter em casa, e possui folhas características em formato de palmeira, bem vistosas por conta de seus ricos tons de verde intenso.

A costela-de-Adão é uma planta tropical, de modo que seu habitat natural são as zonas mais densas da selva, e isso explica por que elas não necessitam de grande exposição solar para crescer. Inclusive, é o excesso de sol que faz com que algumas das folhas da costela-de-Adão possam manchar, correndo o risco até de ficarem queimadas. Ainda assim, ela é uma planta que precisa de bastante umidade e deve ser regada com frequência, sempre tomando os cuidados necessários para não encharcá-la.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Costela-de-adão

Violeta africana

Quando o assunto são plantas de casa com flores, a violeta africana é uma das queridinhas, muito por conta de sua cor, um roxo intenso nas flores que contrasta com o verde-escuro das folhas e caule. É proveniente de zonas quentes, e por isso se adapta facilmente a ambientes fechados, sem necessitar de muita água ou outros cuidados especiais. Além disso, floresce diversas vezes ao ano, o que a torna bastante decorativa.

Descubra Como cuidar de uma violeta africana clicando neste artigo dedicado exclusivamente a essa planta charmosa.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Violeta africana

Clorofito

O Clorofito (Chlorophytum comosum), também conhecido por gravatinha ou paulistinha, é uma das mais comuns quando falamos sobre plantas para interiores com pouca luz. Pode ser colocada em ambientes internos e externos, desde que não fique exposta à luz direta, já que o sol pode deixá-las rapidamente secas. É resistente e duradoura, além de crescer bem e rápido, com flores e folhas novas que brotam de suas extremidades e podem ser replantadas. É ótima para ser usada como decoração, especialmente quando penduradas ou posicionadas em lugares altos. Veja como cuidar de clorofito.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Clorofito

Camedórea-elegante

Entre as plantas resistente para cultivar em casa, a palmeira solitária Camedórea-elegante (Chamaedorea elegans) é ótima alternativa, já que é elegante, boa para decorar e, além disso, ajuda a eliminar do ambiente cheiros fortes como o do cigarro. Originária da Guatemala, ela é resistente e sobrevive com pouca luz, mas você deve lembrar de deixá-la sempre úmida. Além de regá-la constantemente, outro truque que ajuda a manter suas folhas sempre bonitas é espirrar água diretamente nelas toda vez que notar que elas estão perdendo brilho.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Camedórea-elegante

Antúrio vermelho

Os antúrios vermelhos pertencem ao gênero de plantas tropicais que leva o nome de Anthurium. Essas plantas, que florescem durante o ano todo, possuem flores de diversas cores, mas as mais vistosas são as vermelhas. É bem fácil reconhecer suas flores chamativas, brilhantes, de cor vermelho intenso – elas têm formato de coração, além de um grande pistilo amarelo. São plantas resistentes, fáceis de cuidar e sobrevivem em meio à iluminação indireta.

No umCOMO você encontra um guia prático de cuidados com a planta antúrio ou Anthurium. Basta clicar no link para saber mais sobre essa planta que é tão bonita quanto útil para encher sua casa de vida.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Antúrio vermelho

Hortelã

A menta é uma planta pequena, de folhas verdes, que além de decorar o ambiente ajuda a afastar os maus odores e insetos. Bastante aromática, é também resistente e só só precisa receber luz de maneira indireta para sobreviver. Perfeitas para se ter na cozinha, podem ser usadas para cozinhar ou no preparo de chás e infusões.

Aprenda Como cuidar de hortelã para que ela fique linda durante o ano inteiro.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Hortelã

Espada-de-São-Jorge

Também conhecida por espada-de-santa-bárbara, língua-de-sogra, rabo-de-lagarto ou sanseviéria, a espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeylanica) é uma planta elegante e quase indestrutível, originária do continente africano e que possui folhas largas e pontiagudas. Por conta de sua resistência, é bastante usada para decorar lugares públicos ou ambientes de trabalho, já que é capaz de sobreviver a temperaturas extremas e é super resistente ao calor.

Ensinamos tudo o que você precisa saber sobre como cuidar da espada-de-São-Jorge neste artigo do umCOMO.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Espada-de-São-Jorge

Flor-de-maio

Ainda que também seja conhecida pelos nomes de flor-de-seda, cacto-de-Natal, cacto-orquídea e cacto-de-Páscoa, a Schlumbergera ou flor de maio se caracteriza por ser um gênero de plantas resistentes que nada têm a ver com os cactos. Levam, também, o nome de plumas de Santa Teresa, por conta da forma de suas flores nas pontas, que se assemelham muito a delicadas plumas. Existem plumas de Santa Teresa com flores brancas, cor-de-rosa, fúcsia ou vermelhas. São perfeitas para decorar ambientes internos e externos que possuam pouca luz solar.

Veja um guia completo de cuidados para um cacto de Natal neste artigo que preparamos a respeito.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Flor-de-maio

Peperômia

A Peperômia constitui um gênero de plantas que vêm da América Central, englobando mais de mil espécies que, embora variem de cor e tamanho, são caracterizadas por suas folhas perenes, estriadas e aveludadas. As peperômias são plantas de interior pequenas, que crescem com bastante facilidade - a única coisa que você deve ter em mente para mantê-las sempre bonitas é evitar deixá-las muito molhadas na hora de regar.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Peperômia

Lírio-da-paz

Bem popular, o Lírio-da-paz (Spathiphyllum) é uma planta charmosa e elegante. Possui flores brancas em forma de espiga, extremamente características, que brotam sem muitos cuidados especiais, desde que estejam sempre posicionadas para receber luz indireta e longe de zonas com corrente de ar. Elas também não necessitam de muita água para sobreviver.

O lírio-da-paz é, ainda, uma das melhores plantas purificadoras de interiores, perfeitas para manter a casa ou espaço de trabalho sempre frescos e oxigenados.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Lírio-da-paz

Agave

Muitas plantas tropicais são excelentes plantas resistentes ao calor e de interiores, ainda que precisem de altas doses de umidade. As plantas desérticas também são uma boa opção para qualquer tipo de temperatura extrema, tanto no frio quanto no calor. As mais recomendadas, nesses casos, são a grande família das plantas suculentas, entre elas o agave.

É um gênero de plantas proveniente da américa subtropical, e conta com mais de 300 espécies caracterizadas por suas folhas longas e fibrosas. O tamanho delas pode variar, e existem desde pequenas herbáceas, como o agave, plantas de tamanho médio como a dracaena ou árvores, como a Yucca.

O agave, inclusive, é a planta usada para preparar o mezcal, famosa bebida alcoólica mexicana também conhecida pelo nome de pita (é sabido que cada região do México conta com um tipo diferente de agave). Ela possui folhas carnudas e alongadas, que crescem agrupadas em formato de telha, e a maioria floresce e dá frutos apenas uma vez na vida. Veja como plantar agave palito.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Agave

Dracena

As dracenas são plantas suculentas que contam com cerca de 40 espécies diferentes e são originárias da costa tropical que atravessa a África, a América e a Ásia. As Dracaenas são plantas do tipo palmeira, que variam em matéria de tamanho de acordo com a espécie. Se distinguem por seus troncos fortes e suas folhas verdes e brilhantes e, de todas as espécies, a mais conhecida é o tronco do Brasil (também chamado de nativo ou peregum). Algumas de suas espécies também podem dar flores, que costumam ser bem perfumadas.

Em geral, as suculentas se caracterizam por suas folhas amplas e carnudas, capazes de armazenar grandes quantidades de água. São plantas que sobrevivem em condições extremas, graças à sua origem desértica, e não necessitam de cuidados excessivos. Existem, no total, 5 grandes famílias de plantas suculentas, totalizando mais de 6.500 espécies diferentes.

No umCOMO, te contamos como cuidar de suculentas, para que você possa aproveitar toda a beleza delas na decoração de seus ambientes.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Dracena

Yucca

A Yucca é uma das plantas resistentes de interiores alta, muito vistosa e com flores chamativas. Seus frutos, na maioria das espécies, são comestíveis e elas podem atingir um tamanho que, quando colocadas em ambientes externos com condições favoráveis, chegam a até oito metros. Seu tronco, consistente, é bastante usado na marcenaria e na indústria têxtil. Quando colocada em ambientes internos é bastante decorativa, resistente e não requer cuidados especiais.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Yucca

Cacto unha-de-gato

O cacto unha-de-gato (Carpobrotus acinaciformis) é originário do extremo sul da África, ainda que também seja considerado uma espécie invasora na Espanha, sendo bastante usado em zonas de areia. Graças às suas flores, de cores intensas, são bastante populares na decoração de interiores.

A unha-de-gato pertence a um gênero de plantas chamado Aizoaceae, que possui cerca de 2000 espécies que crescem próximas à raiz do solo, formando algo como um musgo de cores vivas. São conhecidas, ainda, como plantas de pedra ou pedra viva, pela textura característica de suas folhas e flores. A seguir, conheça outras plantas de pedra populares.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Cacto unha-de-gato

Planta de pedra

A planta de pedra, cujo nome científico é Lithops pseudotruncatella, é muito reconhecida por contar com folhas carnudas, que crescem de duas em duas e se assemelham a pedrinhas. Isso porque elas costumam nascer em zonas de pedra, e seus tons funcionam como uma espécie de camuflagem contra predadores. Contam, ainda, com grandes e notáveis flores em tons chamativos, como branco ou amarelo.

As plantas de pedra, assim como as que vimos anteriormente, também pertencem à categoria das suculentas, cada vez mais populares dentro de casa por serem resistentes e mais fáceis de cuidar.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Planta de pedra

Pluméria Alba

A pluméria branca, de nome científico Plumeria Alba, conta com diferentes variedades que vão desde arbustos até árvores, podendo alcançar os quatro metros de altura. Quando pensamos em plantas resistentes de interior para decoração, a mais utilizada é a pluméria branca, que leva esse nome por possuir flores brancas de tamanho médio.

Essa planta pertence à família Apocynaceae, que conta com mais de 500 espécies de plantas tropicais, que vão de gramíneas a árvores presentes na selva. Com exceção da Antártida, essas plantas podem ser encontradas em qualquer parte do mundo, o que mostra sua capacidade de adaptação e resistência frente a condições atmosféricas distintas. São plantas muito úteis, inclusive para extração de borracha, uso medicinal e decoração.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Pluméria Alba

Oleandro

O Oleandro (Nerium Oleander) é uma planta muito usada na decoração de jardins, e pode ser encontrado até mesmo em beiras de estradas. Possui flores bonitas e bem características, geralmente de tamanho grande. É uma planta resistente, que cresce rápido com cuidados mínimos e, mesmo que muita gente não saiba, apesar de ser uma boa opção de planta decorativa, ela é uma das mais venenosas do mundo.

Por conta disso, passe longe delas caso você tenha crianças ou animais de estimação em casa, e evite também manipular demasiadamente suas folhas.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Oleandro

Cacto-Estrela

O cacto-estrela (Astrophytum) recebe esse nome por conta de sua forma rechonchuda e em forma de estrela. Em casa, geralmente não passa dos 30 centímetros, mas pode chegar a até um metro e meio em outros ambientes. Possui poucas flores, geralmente uma ou duas, cujas pétalas mudam do branco para o amarelo.

Os cactos são ótimas plantas para se ter em casa, pois sobrevivem em qualquer habitat. Eles são encontrados em diferentes tipos, formatos e tamanhos, e existem também os que possuem flores. Por conta de sua origem desértica, os cactos são geneticamente adaptados a altas temperaturas, inclusive debaixo do sol escaldante. São plantas sobreviventes, altamente decorativas e que não requerem muita atenção. Se você quer saber como ter um cacto perfeito, dê uma olhada no nosso artigo.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Cacto-Estrela

Echinopsis

Existem cerca de 150 espécies de cactos do tipo Echinopsis, com tons e tamanhos distintos. Todas elas, porém, se caracterizam por suas belas flores, que crescem como se fossem palmeiras, superando o próprio comprimento do cacto. As flores são bem chamativas, de cores vivas como branco, amarelo, vermelho, rosa ou laranja. Por isso, são considerados um dos cactos mais bonitos quando o assunto é decoração, especialmente se falamos sobre plantas com flores resistentes ao calor.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Echinopsis

Coryphantha

Se você procura por plantas de interior pequenas ou médias, talvez a Coryphantha seja sua melhor opção. Ela é um tipo de cacto mexicano, com uma curiosa forma esférica dotada de espinhos que, juntos, recriam o formato de uma estrela. Suas espécies florescem de maneira vistosa, com pétalas coloridas de tons que variam do branco ao vermelho, passando pelo amarelo, laranja e cor-de-rosa.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Coryphantha

Samambaias

Se o que você busca, na verdade, são plantas resistentes ao frio de interior , o melhor é optar pelas pequenas, pois elas costumam crescer próximas à sombra de árvores altas, e estão habituadas à falta de luz solar de forma direta. Tudo isso as torna ótimas candidatas para a decoração de interiores.

Entre elas, as samambaias são, sem dúvida, uma das melhores opções. Ainda que essa seja uma planta bem comum, é também uma das mais legais quando falamos sobre decoração. Podemos colocá-las em qualquer ambiente, visto que só precisam de umidade para crescer. Quando penduradas, dão um resultado ainda mais interessante.

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa - Samambaias

Se pretende ler mais artigos parecidos a 25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre 25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa

O que lhe pareceu o artigo?

25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa
Imagem: Josh's Frogs
1 de 26
25 plantas resistentes para cultivar dentro de casa

Voltar ao topo da página