Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de uma Dracena

Passo a Passo
Avaliação: 4,7 (47 votos)
7 comentários
16 vezes partilhado
 
Como cuidar de uma Dracena
Fonte: decoracasas.com.br

A Dracena é um tipo de planta arbórea, sendo que as mais comuns são as que tem porte relativo à arbustos. As Dracenas são conhecidas por serem muito comuns em escritórios ou ambientes domésticos por apresentar uma incrível resistência à esses ambientes, uma vez que, suporta o ar seco dos escritórios por causa do ar condicionado, assim como a falta de rega por negligência e escassez de luz. Além da resistência também apresenta benefícios para este tipo de ambiente pela sua alta capacidade de purificar o ar. Neste artigo, umComo te explica como cuidar de uma Dracena, o que não é uma tarefa difícil para uma planta tão forte.

Também lhe pode interessar: Como plantar dracena
Passos a seguir:
1

Os cuidados com a temperatura para a sua Dracena são descomplicados, ela se desenvolve muito bem em ambientes quentes, com o ar seco ou não, preferindo por ar úmido. Ela suporta uma temperatura de até 10º, mas até onde sabemos a probabilidade de um ambiente doméstico chegar a 10º no Brasil é muito baixa, então a sua planta se desenvolverá bem com o clima natural.

2

A quantidade de luz varia de acordo com o tom de verde das folhas, aliás, este é um fato curioso que funciona com quase todas as plantas, e quando digo quase todas é por que existem algumas raras exceções. Por exemplo, quando as pessoas dizem que roupa preta ou escura esquenta mais num dia ensolarado, por mais que pareça não fazer sentido, faz todo o sentido, quanto mais escura for a cor mais luz ela absorve por causa da sua baixa refração, logo, esquenta mais. Com as plantas funciona quase que da mesma forma, mas quanto mais escura for a folha, mais luz ela precisa pois mais difícil se torna a fotossíntese quando a luz não consegue penetrar com facilidade, como nas folhas mais claras.

De qualquer forma, essa foi só a explicação de um fato curioso, mas agora você já sabe, quanto mais escuras forem as folhas de mais luz ela precisa. Digo isso por que existem muitas espécies de Dracena e cada uma apresenta uma colocação diferente na folha, existem as mais escuras, as mais claras, tricolores, avermelhadas ou rosadas.

Mas independente da cor, a Dracena se adapta bem e até gosta de grandes quantidades de luz.

Fonte: plantas-interior.com
3

A rega deve ser feita assim que a terra estiver seca, mas nem tão seca. Por mais que as Dracenas aguentem a negligência dos escritórios, se quiser ter uma planta não só bonita mas também saudável. Convém fazer a rega adequada, assim que se perceber a falta de umidade na terra, regar abundante e consistentemente, no entanto com um intervalo entre as regas suficiente para que a terra seque. Vale a pena, quando for plantar ou transplantar, deixar aquela quantidade de "cacos", podem ser de telhas ou pedras, com areia por cima antes da terra onde a planta vai ficar e crescer, eles ajudam muito na vazão da água, sua Dracena vai gostar.

Veja também:

Fonte: catalogodearquitetura.com.br

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma Dracena, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (7)

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma Dracena

7 comentários
Diamantino Lourenço
Olá, comprei uma dracaena e queria saber enquanto tempo a rego, na casa que a comprei, disseram-me para regar em quinze em quinze dias mas para não deitar muita água senão ela apodrece. Gostava de receber uma resposta. Muito agradecido pela vossa atenção. Com os melhores cumprimento. Diamantino Lourenço
PAULO AVILA
Bom, objetivo. Transmite informações de forma descontraída sem sair do objetivo de quem as procura.
Obrigado, em um abraço a todos os envolvidos neste site.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Paulo! Muito obrigado pelo seu comentário :) Um abraço para você também!
A sua avaliação:
Marcelo
Olá! Moro num apartamento em Belo Horizonte e tenho uma dracaena tricolor no canto da sala. Já perdi duas delas. A primeira morreu porque aguei demais e o solo ficou encharcado (a planta apodreceu). A segunda ficou com as folhas desbotadas (menos avermelhadas), até caírem, mas a planta não morreu. Estou no terceiro vaso. Gostaria de saber o que faço para mantê-la bonita e saudável. Ela não pega sol diretamente; só águo quando o solo está seco; o apartamento pega sol à tarde e fica fechado grande parte do dia.
A sua avaliação:
janaina
Tenho uma dracena arborea plantada está semana mais as folhas estão ficando queimadas com furos e secando o que faço
Gledson C. Couto
Bom dia! Temos algumas dracenas em nossa residência, porém, devido ao rigoroso inverno que tivemos em nossa cidade e a geadas (mesmo protegidas) elas ficaram com suas folhas murchas e escuras, quero saber como faço a poda, e se elas demoram para voltar a ficar bonitas? desde já agradeço.
Letícia
Olá, Tenho uma dracena, de folhagem verde e amarela. Ultimamente ela está amarelando as folhas e ficando escassa. Já aumentei e rega, já diminuí, mas mesmo assim parece que ela está minguando, acho que vai morrer. O que devo fazer? Pensei em replantá-la só com terra vegetal e humos de minhoca, mas não sei como fazê-lo. Att. Letícia
Márcio
Olá, gostei bastante da página. Curioso realmente o lance da coloração da Dracena interferir em quanto ela gosta da incidência de luz. Gostaria só de fazer uma humilde correção no texto, quando falaste das roupas, é devido à baixa "reflexão" do preto e cores escuras, não da "refração" (refração é o fenômeno responsável por vermos com uma certa defazagem outros meios, por exemplo de fora dágua para dentro ou através de um vidro grosso.). Abraço e parabéns pelo trabalho! :-)

Como cuidar de uma Dracena
Fonte: decoracasas.com.br
Fonte: plantas-interior.com
Fonte: catalogodearquitetura.com.br
1 de 3
Como cuidar de uma Dracena