Partilhar

Como cuidar de uma Dracena

Como cuidar de uma Dracena
Imagem: decoracasas.com.br

As dracenas, ou Dracaenas, são um gênero botânico que engloba aproximadamente 60 espécies.[1] Algumas entre as espécies de dracena são do tipo arbóreo, sendo que as mais comuns são e que têm porte relativo à arbustos. As Dracenas são conhecidas por serem muito comuns em escritórios ou ambientes domésticos por apresentar uma incrível resistência à esses ambientes, uma vez que, suporta o ar seco dos escritórios por causa do ar condicionado, assim como a falta de rega por negligência e escassez de luz. Além da resistência também apresenta benefícios para este tipo de ambiente pela sua alta capacidade de purificar o ar. Neste artigo, o umCOMO te explica como cuidar de uma Dracena, o que não é uma tarefa difícil para uma planta tão forte.

Também lhe pode interessar: Como plantar dracena

Dracena: luz ideal e resistência ar condicionado

A quantidade de luz varia de acordo com o tom de verde das folhas, aliás, este é um fato curioso que funciona com quase todas as plantas, e quando digo quase todas é por que existem algumas raras exceções. Por exemplo, quando as pessoas dizem que roupa preta ou escura esquenta mais num dia ensolarado, por mais que pareça não fazer sentido, faz todo o sentido, quanto mais escura for a cor mais luz ela absorve por causa da sua baixa refração, logo, esquenta mais. Com as plantas funciona quase que da mesma forma, mas quanto mais escura for a folha, mais luz ela precisa pois mais difícil se torna a fotossíntese quando a luz não consegue penetrar com facilidade, como nas folhas mais claras.

De qualquer forma, essa foi só a explicação de um fato curioso, mas agora você já sabe, quanto mais escuras forem as folhas de mais luz ela precisa. Digo isso por que existem muitas espécies de Dracena e cada uma apresenta uma colocação diferente na folha, existem as mais escuras, as mais claras, tricolores, avermelhadas ou rosadas.

Mas independente da cor, a Dracena se adapta bem e até gosta de grandes quantidades de luz.

Temperatura ideal para para um Dracena

Não existem muitos segredos em como cultivar dracena. Os cuidados com a temperatura para a sua Dracena são descomplicados, a planta se desenvolve muito bem em ambientes quentes, com o ar seco ou não, preferindo por ar úmido. A dracenas suportam temperatura de até 10º, mas até onde sabemos a probabilidade de um ambiente doméstico chegar a 10º no Brasil é muito baixa, então a sua planta se desenvolverá bem com o clima natural.

Caso você more em uma local muito frio, tome o cuidado de deixas suas dracenas em locais onde bata sol mas não de forma direta.

Como cuidar de uma Dracena - Temperatura ideal para para um Dracena

Como regar dracena

A rega deve ser feita assim que a terra estiver seca, mas nem tão seca. Por mais que as Dracenas aguentem a negligência dos escritórios, se quiser ter uma planta não só bonita mas também saudável, convém fazer a rega adequada. Assim que se perceber a falta de umidade na terra, regue abundante e consistentemente, no entanto com um intervalo entre as regas suficiente para que a terra seque.

Vale a pena, quando for plantar ou transplantar, deixar aquela quantidade de "cacos", podem ser de telhas ou pedras, com areia por cima antes da terra onde a planta vai ficar e crescer, eles ajudam muito na vazão da água, sua Dracena vai gostar.

Solo ideal para Dracena

Ainda que não seja uma planta exigente que requeira adubos especiais, as dracenas também precisam de nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. Utilize no solo das dracenas um adubo NPK 10-10-10 comum ou, caso lide bem com jardinagem, também é possível fazer o seu próprio adubo caseiro. Para saber como, veja como fazer adubo natural.

Coloque em meio ao solo materiais volumosos como cascas de árvore ou pedras, materiais do tipo.

Como podar uma dracena

Se você chegou até esse artigo querendo saber como podar dracena, saiba que, ainda que não seja uma planta muito volumosa como arbustos e que, por consequência, não necessite de podas para manter um bom aspecto, é bom podar as dracenas visando manter a saúde da planta.

Não existe uma época específica para podar dracenas, basta observar a planta e podá-la quando encontra folhas mortas ou danificadas, além de checar de tempos em tempos procurando por infestações principalmente se a planta estiver em locais externos.

Como cuidar de uma Dracema

A planta dracena não necessita de muitos cuidados, mas é possível tomar algumas precauções visando mantê-las com aspecto saudável. Veja abaixo algumas dicas:

  • A dracena é planta de interior, sendo assim, ao colocá-la em ambientes externos, tome cuidado para evitar contato direito com o sol;
  • Evite aguar demais sua planta para não apodrecer as raízes, quando se trata de dracena, menos é mais;
  • Caso você tenha animais de estimação, mantenha-os longe das dracenas pois a planta pode ser tóxica aos animais caso ingerida;
  • Se você for plantar uma dracena, é recomendado que se deixe as sementes por até 5 dias em água morna antes de realizar o plantio. Essa é uma dica simples mas que pode ajudar muito e fazer com que o tempo de germinação seja reduzido. Veja também como plantar dracena e descubra como fazer sua planta crescer forte e saudável, tomando todos os cuidados necessários desde o plantio;
  • Caso a planta for colocada em um vaso, escolha um de material poroso como a argila, materiais do tipo, ao contrário do plástico, permitem boa drenagem da água e evitam afogamentos.

Tipos de dracena planta

Os tipos de dracena que podem ser plantadas em casa são:

  • Dracena aletriformis;
  • Dracena angustifolia;
  • Dracena bicolor;
  • Dracena cincta;
  • Dracena concinna;
  • Dracena elliptica;
  • Dracena deremensis;
  • Dracena fragrans;
  • Dracena goldieana;
  • Dracena hookeriana;
  • Dracena mannii;
  • Dracena marginata;
  • Dracena marmorata;
  • Dracena massangeana;
  • Dracena phrynioides;
  • Dracena reflexa;
  • Dracena sanderiana;
  • Dracena surculosa;
  • Dracena thalioides;
  • Dracena umbraculifera.

As espécies acima podem tanto ser mantidas em vasos em ambientes internos quanto no solo em jardins.

Inspire-se também com: 5 plantas de interior sem flor

Como cuidar de uma Dracena - Tipos de dracena planta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma Dracena, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. MELEK, F. R. MIYASE, T. NABIL, M. GHALY, N. S. Steroidal saponins from the roots of Dracaena marginata tam. Disponível em: https://www.scholarsresearchlibrary.com/articles/steroidal-saponins-from-the-roots-of-dracaena-marginata-tam.pdf. Acesso em: 10/04/2019.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma Dracena

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Débora Maria dos Santos
Olá Comprei uma dracena fita pra ficar na sacada, mas venta muito.. será q ela resiste bem ao vento?
Rogmarques
Tenho uma Dracena num vaso grande na sala. De um mês para cá ela começou a criar umas manchas nas folhas e secar estas áreas. Gostaria de saber o que fazer pois não quero perder a planta. Consigo enviar uma foto da planta?
Adriano de Freitas Stein
tenho duas dracenas na area de minha casa com uns 80% de claridade, só que elas estão amarelando e os brotos (folhas) novas estão vindo amarelas e vão secando até levar a planta a morte. Oque eu faço?
A sua avaliação:
Lurdes
Muito boa a orientação obgd
Editor umComo.com.br
Oi Lurdes! Que bom que você gostou das matérias. Continue acompanhando os artigos do umCOMO, valeu pelo comentário :)
Ana Lúcia da Silva Correa Nunes
Eu amo violetas mas não consigo que vivam por muito tempo,sempre morrem.
Raissa
Gostaria de fazer uma correção sobre esse texto. O parágrafo anterior à frase que eu corrigirei, também apresenta erros. A frase "quanto mais escuras forem as folhas, de mais luz ela precisa" está incorreta, pois quanto mais escuras são as folhas de uma planta, maior é a pigmentação dela e consequentemente maior é a quantidade de clorofila. Esse fenômeno ocorre justamente para que as plantas de sombra (salvem exceções) tenham suas taxas fotossintéticas compensadas pela falta de luz do ambiente em que se encontram. Por isso que, na verdade, plantas com folhagens mais claras são plantas que possuem menos clorofila (pigmento que realiza a fotossintese), porque elas já recebem o suprimento de luz necessario para o desenvolvimento; o que contrariamente acontece nas plantas de sombra, que se tivessem a mesma quantidade de clorofila que as plantas de sol, suas taxas fotossintéticas seriam insuficientes. Enfim, quanto mais escura a planta for, maior é o seu potencial fotossintético (considerando a luminosidade do ambiente) e portanto menor é a sua necessidade de receber luz. Obrigada pela atenção!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Raissa! Obrigado a você pela correção :)
Diamantino Lourenço
Olá, comprei uma dracaena e queria saber enquanto tempo a rego, na casa que a comprei, disseram-me para regar em quinze em quinze dias mas para não deitar muita água senão ela apodrece. Gostava de receber uma resposta. Muito agradecido pela vossa atenção. Com os melhores cumprimento. Diamantino Lourenço
PAULO AVILA
Bom, objetivo. Transmite informações de forma descontraída sem sair do objetivo de quem as procura.
Obrigado, em um abraço a todos os envolvidos neste site.
Editor umComo.com.br
Oi Paulo! Muito obrigado pelo seu comentário :) Um abraço para você também!
A sua avaliação:
Marcelo
Olá! Moro num apartamento em Belo Horizonte e tenho uma dracaena tricolor no canto da sala. Já perdi duas delas. A primeira morreu porque aguei demais e o solo ficou encharcado (a planta apodreceu). A segunda ficou com as folhas desbotadas (menos avermelhadas), até caírem, mas a planta não morreu. Estou no terceiro vaso. Gostaria de saber o que faço para mantê-la bonita e saudável. Ela não pega sol diretamente; só águo quando o solo está seco; o apartamento pega sol à tarde e fica fechado grande parte do dia.
Claudinete
Se você tem varanda bota ela na varanda,ela necessita de luz solar,para a fotossintese nem que seja pouco e molhe quando estiver seco a terra,o fungo deve ter apodrecido a planta por causa do apartamento fechado.
A sua avaliação:
janaina
Tenho uma dracena arborea plantada está semana mais as folhas estão ficando queimadas com furos e secando o que faço

Como cuidar de uma Dracena
Imagem: decoracasas.com.br
1 de 3
Como cuidar de uma Dracena

Voltar ao topo da página