Isolamento de isopor

Como pintar isopor

Como pintar isopor

O isopor é um material esponjoso, leve e com uma textura granulada, conhecido pelas suas potencialidades no que diz respeito ao isolamento térmico e pela vantagem de apresentar um baixo custo. É muito usado na construção civil, no acondicionamento de comidas e bebidas, bem como na proteção de material elétrico. Pode ser chamado também de poliestireno ou esferovite. Contudo, o que poucos sabem é que este material também pode ser utilizado para fins artísticos, mas requer alguns cuidados na hora de ser transformado ou pintado. Se você quer dar nova utilidade ao seu isopor e mudar um pouco o seu aspecto, descubra neste artigo do umCOMO como pintar isopor. Prepare suas tintas e pincéis e mãos à obra!

Também lhe pode interessar: Como cortar isopor

Índice

  1. Como pintar isopor com tinta guache
  2. Tinta para pintar isopor: tinta spray
  3. Tinta para pintar isopor: tinta para tecido, acrílico ou látex
  4. Como pintar bola de isopor
  5. Como pintar isopor imitando madeira
  6. Como pintar moldura de isopor
  7. Pintura no isopor para educação infantil

Como pintar isopor com tinta guache

Uma forma de pintar isopor é com tintas guache. Elas aderem muito bem nesse material e são tintas bastante econômicas! No entanto, poderá ser necessário passar uma segunda demão para corrigir eventuais imperfeições! Não se esqueça que a segunda demão só deverá ser feita depois de ter secado totalmente a primeira. Você pode usar o pincel de sua preferência.

Tinta para pintar isopor: tinta spray

Outra de forma de pintar isopor é com tinta spray. Esta forma é sempre mais rápida e garante uma total cobertura de toda a superfície. A tinta seca muito rapidamente e permite que você passe uma segunda demão quase de seguida. No entanto, a tinta ficará sempre mais opaca do que com qualquer outra tinta. Recomenda-se pintar com tinta spray em um local aberto e tomar cuidado para que a tinta não atinja outras superfícies que você não deseja pintar.

Como pintar isopor - Tinta para pintar isopor: tinta spray

Tinta para pintar isopor: tinta para tecido, acrílico ou látex

Outro tipo de tintas que você poderá usar são as tintas para tecido, tintas acrílicas ou látex. Ainda que estas tenham um efeito igualmente bom, são tintas mais caras, pelo que se torna menos apropriado, não havendo necessidade de recorrer a estas.

Como pintar bola de isopor

As bolas de isopor são geralmente pintadas para projetos escolares sobre o sistema solar. Para pintá-las, fixe a bola em um espeto de madeira (comumente usado para churrasco) e prossiga com a pintura, lembrando de ter um lugar fofo onde encaixar a base do espeto enquanto a tinta seca. Para obter uma coloração uniforme, faça duas camadas de tinta, sempre esperando que a primeira fique completamente seca.

Você pode conferir mais informações sobre como pintar isopor para maquete do sistema solar no artigo do umCOMO sobre Como fazer planetas com isopor. Confira!

Como pintar isopor - Como pintar bola de isopor
Imagem: Reprodução/decoracaoeinspiracao.blogspot.com

Como pintar isopor imitando madeira

Para fazer uma pintura em isopor imitando madeira, primeiro sugerimos que você aplique na placa de isopor uma camada de primer para isopor. Pode ser o mesmo primer usado para metais, PET e vidro, desde que seja a base de água.

Depois, misture diferentes tons de marrom de modo pouco uniforme, simulando os veios tradicionais de uma peça de madeira. Com um pincel largo, aplique sobre a superfície de isopor. A tinta acrílica irá conferir um acabamento melhor e mais brilhante para essa necessidade específica, contudo a tinta guache pode ser utilizada em casos emergenciais.

A "madeira" de isopor é excelente para compor cenários, como de peças de teatro ou de festas infantis. Talvez seja necessário cortar a placa para obter melhores resultados, por isso recomendamos que você leia nosso artigo sobre Como cortar isopor.

Como pintar isopor - Como pintar isopor imitando madeira
Imagem: Youtube/terpsichoreankid

Como pintar moldura de isopor

A moldura de isopor tem se mostrado uma excelente opção para quem deseja investir em um bom acabamento para casa mas sem ter que gastar com outros materiais e mão de obra, como é necessário no caso do gesso. As molduras são bem baratas e vendidas a metro, de forma que você pode comprar a quantidade que precisar.

Algumas recomendações sobre como pintar moldura de isopor:

  • Pinte a moldura antes de fazer a instalação da mesma na parede. Pintá-la após a instalação gerará muito mais trabalho;
  • Use tintas a base água, seja acrílica ou de látex;
  • Para conferir um melhor acabamento à moldura de isopor, lixe-a após a pintura ter secado e então faça a instalação.

Para mais informações domésticas, confira nosso artigo Como laquear móveis.

Pintura no isopor para educação infantil

Sem dúvidas, o exercício de atividades artísticas na educação infantil traz enormes benefícios para o desenvolvimento cognitivo e psíquico das crianças. Uma atividade que pode ser realizada com os pequenos e que remete à xilogravura pode ser feita usando bandejas de isopor (aquelas que facilmente acompanham produtos vendidos em supermercados).

Você vai precisar de:

  • Uma bandeja de isopor;
  • Uma caneta;
  • Um rolo de pintura;
  • Tintas variadas;
  • Papel.

Em primeiro lugar, higienize bem a bandeja de isopor. A seguir, faça um desenho na parte posterior da bandeja, passando depois a tampa da caneta por cima de forma a deixar aquele traço mais fundo (a ideia é que funcione como uma espécie de carimbo).

Feito isso, escolha as tintas e deposite-as em um pratinho plástico. Com o rolo de tinta, pegue um pouco dela e aplique sobre o desenho, criando uma mistura bem colorida e divertida para os olhos das crianças. Feito isso, é hora de carimbar o papel: pegue a folha e pressione o lado do isopor com tinta sobre ele. Está pronto!

Com essa atividade de pintura no isopor para educação infantil você conseguiu desenvolver habilidades como percepção de força, forma, espaço e cor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar isopor, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos

  • Coloque sua peça de isopor sobre um espeto de madeira ou um palito dos dentes para pintá-la sem borratar em lado nenhum!
Bibliografia
  • FROMETA, RJ. How to Paint Styrofoam and Make it Hard: The Complete Guide. Vents Magazine. Disponível em: <https://ventsmagazine.com/2019/12/03/how-to-paint-styrofoam-and-make-it-hard-the-complete-guide/>. Publicado em 03 de dezembro de 2019. Acesso em 01 de julho de 2020.
  • THE LITTLE CFAFTY BUGS COMPANY. How To Paint Polystyrene or Styrofoam Balls. Disponível em: <https://www.littlecraftybugs.co.uk/how-to-paint-polystyrene-or-styrofoam-balls.html>. Acesso em 01 de julho de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Eliane
Como faço pra ficar o isopor em telha. Para isolar o calor.Aquelas telhas que usa em barracão.
rubens frosi
qual tinta tipo emborrachamento para isopor.
Cleo
Comprei 15 discos de isopor (que são bem lisos, diferentes das placas) para pintar de verde e usar como suplás no Natal. A vendedora me indicou Acrilex para pintar Utilizei e deu certo; esperei por dias mas não secou... ficou grudenda. Joguei todo o material e comprei outros discos. Hoje tentei pintar com guache mas a tinta não adere. Já gastei bastante e nada dá certo! Como posso resolver isso?
Elias Alves Cipriano
voce deve pintar primeiro com tinta latex e depois pintar com outras tintas como spray ou tinta acrilica

A sua avaliação:
JUSCILENE
Boa tarde Quero fazer uma pintura no isopor será em formato de pão (será um pão) como faço e o que usar mais em conta, por favor obrigado
Carla
Boa tarde! Depois de pintar o isopor, posso colocar alimentos? Cumprimentos
Carla Tiago
A sua avaliação:
Eliana Nercollini
quero pintar reformar uma comada ela é pintada de branco e também a mesa de cozinha que é verniz pois risca muito não quero mais verniz o que devo fazer
A sua avaliação:
dayse picoli
tenho uma festa de aniversário e preciso pintar umas letras feita no isopor qual tinta devo usar, para dar cobertura e não ficar muito caro.
A sua avaliação:
Elizabeth
Quero saber como proceder para pintar uma laje de isopor.
A sua avaliação:
maria augusta
obrigada! artigo sucinto, objetivo. me ajudou muito!
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Anonimo
Tem como pintar o isopor com tinta caseira?
Imagem: Reprodução/decoracaoeinspiracao.blogspot.com
Imagem: Youtube/terpsichoreankid
1 de 4
Como pintar isopor