Outros Pisos e rodapés

Como pintar piso de madeira

Como pintar piso de madeira

O piso de alguns cômodos de seu lar é de madeira e quer dar um novo ar a ele? O assoalho está riscado e precisa de uma demão de tinta? Anote. Em umComo.com.br ensinamos a você como pintar piso de madeira eficazmente com as ferramentas adequadas. Com a tinta adequada e os truques que explicamos a seguir, conseguirá renovar a superfície de madeira e mudar o design de seus cômodos. Preste atenção, ganhe paciência e veja bem os detalhes. Conseguirá que seu piso fique uma maravilha com uma demão de pintura.

Também lhe pode interessar: Como limpar piso de madeira

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar limpe bem o solo. Varra e aspire, se necessário, para eliminar qualquer partícula de sujeira que possa dificultar o processo de pintura. Depois, passe um pano úmido. Recomendamos usar uma solução de vinagre e água ou um líquido de limpeza especial para pisos de madeira. Com isso conseguirá um acabamento perfeito, além de acabar com a gordura e a sujeira.

2

Após limpar, deixe que o assoalho seque adequadamente e coloque em toda a base do perímetro fita crepe. Com isso evitará possíveis manchas de tinta na parede e manchas difíceis de eliminar.

3

Prepare as ferramentas para pintar. Recomendamos pintar em cima de um papelão ou tecido velho que possa sujar, para evitar manchas difíceis de tirar do piso.

4

Abra a lata da tinta escolhida em sua loja de bricolagem. Lembre-se que deve ser uma tinta especial para pintar pisos de madeira. Abra e mexa bem para que a tinta fique uniforme. Depois verta em uma bandeja de tinta, especial para poder passar o rolo e eliminar a pintura excessiva do mesmo.

5

Lembre-se: a textura da tinta não deve ser muito grossa. Se for, aconselhamos diluir segundo as instruções do próprio fabricante na lata de pintura.

6

A seguir, pinte o perímetro do cômodo, delimitado com a fita crepe. Para isso, use um rolo. Lembre-se de pintar com cuidado e paciência para não manchar nem salpicar tinta nas paredes.

7

Depois, use um rolo com cabo de extensão adequada para pintar pisos. Mergulhe-o na tinta e comece a pintar o solo pelo lado do cômodo mais afastado da porta, para evitar ficar fechado e não poder sair do cômodo já pintado. Trabalhe pintando as tábuas de madeira no sentido longitudinal. Passe o rolo com um traço firme e quando retroceder, faça um pouco de pressão para nivelar.

8

Quando já tiver todo o piso pintado, deixe a tinta secar. Lembre-se que o processo de secagem acontecerá nas 24 a 72 horas seguintes (entre 1 e 3 dias) dependendo da umidade, do ar e de outros fatores do solo.

9

Por último, dê uma segunda demão de tinta no piso de madeira se considerar necessário. Lembre-se de fazê-lo quando o piso tiver secado e tiver visto o resultado. Se optar por dar uma segunda mão de pintura, lembre-se de trabalhar do mesmo modo que com a primeira.

Leia também: Como fazer cimento queimado

10

Se o seu piso de madeira tinha arranhões, convém tratar deles antes de o pintar. Para isso, consulte as nossas dicas sobre como tirar os arranhões da madeira. E se ao invés de pintar o seu piso de madeira, quiser dar apenas um toque de brilho pode optar por o envernizar. Neste artigo pode encontrar os conselhos que precisa para envernizar um piso de madeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar piso de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
VERA LUCIA BARRADA MARTINS
Pintei meu parquet com cor amarelo agora está descascando está um horror , quero pintar de marrom escuro que achas, não tenho dinheiro mi ha irmã vai me dar a tinta pelo que vejo preciso de lixas(grossa, média e fina e pincel o que mais) me ajudem não aguento mais ver o meu parquet destruído.
Como pintar piso de madeira