Como pintar piso de madeira
O piso de alguns cômodos de seu lar é de madeira e quer dar um novo ar a ele? O assoalho está riscado e precisa de uma demão de tinta? Anote. Em umComo.com.br ensinamos a você como pintar piso de madeira eficazmente com as ferramentas adequadas. Com a tinta adequada e os truques que explicamos a seguir, conseguirá renovar a superfície de madeira e mudar o design de seus cômodos. Preste atenção, ganhe paciência e veja bem os detalhes. Conseguirá que seu piso fique uma maravilha com uma demão de pintura.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar limpe bem o solo. Varra e aspire, se necessário, para eliminar qualquer partícula de sujeira que possa dificultar o processo de pintura. Depois, passe um pano úmido. Recomendamos usar uma solução de vinagre e água ou um líquido de limpeza especial para pisos de madeira. Com isso conseguirá um acabamento perfeito, além de acabar com a gordura e a sujeira.
Após limpar, deixe que o assoalho seque adequadamente e coloque em toda a base do perímetro fita crepe. Com isso evitará possíveis manchas de tinta na parede e manchas difíceis de eliminar.
Prepare as ferramentas para pintar. Recomendamos pintar em cima de um papelão ou tecido velho que possa sujar, para evitar manchas difíceis de tirar do piso.
Abra a lata da tinta escolhida em sua loja de bricolagem. Lembre-se que deve ser uma tinta especial para pintar pisos de madeira. Abra e mexa bem para que a tinta fique uniforme. Depois verta em uma bandeja de tinta, especial para poder passar o rolo e eliminar a pintura excessiva do mesmo.
Lembre-se: a textura da tinta não deve ser muito grossa. Se for, aconselhamos diluir segundo as instruções do próprio fabricante na lata de pintura.
A seguir, pinte o perímetro do cômodo, delimitado com a fita crepe. Para isso, use um rolo. Lembre-se de pintar com cuidado e paciência para não manchar nem salpicar tinta nas paredes.
Depois, use um rolo com cabo de extensão adequada para pintar pisos. Mergulhe-o na tinta e comece a pintar o solo pelo lado do cômodo mais afastado da porta, para evitar ficar fechado e não poder sair do cômodo já pintado. Trabalhe pintando as tábuas de madeira no sentido longitudinal. Passe o rolo com um traço firme e quando retroceder, faça um pouco de pressão para nivelar.
Quando já tiver todo o piso pintado, deixe a tinta secar. Lembre-se que o processo de secagem acontecerá nas 24 a 72 horas seguintes (entre 1 e 3 dias) dependendo da umidade, do ar e de outros fatores do solo.
Por último, dê uma segunda demão de tinta no piso de madeira se considerar necessário. Lembre-se de fazê-lo quando o piso tiver secado e tiver visto o resultado. Se optar por dar uma segunda mão de pintura, lembre-se de trabalhar do mesmo modo que com a primeira.
Leia também: Como fazer cimento queimado
Se o seu piso de madeira tinha arranhões, convém tratar deles antes de o pintar. Para isso, consulte as nossas dicas sobre como tirar os arranhões da madeira. E se ao invés de pintar o seu piso de madeira, quiser dar apenas um toque de brilho pode optar por o envernizar. Neste artigo pode encontrar os conselhos que precisa para envernizar um piso de madeira.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar piso de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.