Partilhar

Como dar brilho em piso de madeira

 
Por Redação umCOMO. 26 junho 2020
Como dar brilho em piso de madeira

O piso de madeira (ou taco) é um dos mais utilizados quando o assunto é decoração de interiores. Muito disso tem a ver com o material do piso, capaz de trazer uma sensação aconchegante e acolhedora ao ambiente, difícil de conseguir com outros tipos de piso. Com o passar do tempo, porém, a umidade, a luz direta e o uso de produtos de limpeza podem acabar danificando e deteriorando o piso, que vai perdendo seu brilho.

Se você deseja reparar os danos do seu piso para que ele recupere o brilho que perdeu, no seguinte artigo do umCOMO te contamos como dar brilho em piso de madeira com diferentes técnicas.

Também lhe pode interessar: Como pintar piso de madeira

É possível restaurar o chão de taco sem removê-lo?

Restaurar o chão de tacoconsiste em reparar e lixar as imperfeições que foram aparecendo no piso de madeira com o passar do tempo, como arranhões, manchas, batidas ou mudanças na cor por conta da incidência dos raios solares. O desgaste do verniz do piso ou do polimento é responsável por tornar esses danos mais evidentes. O processo de restauração consiste em passar lixadeiras e máquinas de polimento, que decapam e lixam a superfície do piso para eliminar imperfeições.

Para restaurar um piso de madeira, entretanto, é necessário que ele seja de madeira maciça como cedro, pinho, nogueira ou carvalho - e o recomendável é que a restauração seja feita a cada 8 ou 10 anos. Dito isso, nem sempre será necessário restaurar o piso por completo, já que é possível dar brilho e reformar o piso de madeira sem ter que trocá-lo. Há produtos caseiros e mais simples de serem usados, capazes de devolver o brilho e corrigir imperfeições no seu piso.

Embora não seja possível que você se livre de todo e qualquer defeito no seu piso de madeira, você pode, sim, deixá-lo brilhando como novo com apenas alguns cuidados. A seguir, veja uma série de truques que vão te ajudar a dar brilho ao piso de madeira, bem como todos os produtos necessários para fazê-lo.

Como dar brilho em piso de madeira com óleo

O polimento com produtos à base de óleo é uma das técnicas mais tradicionais e eficazes para restaurar o brilho do piso de madeira. Se você quiser fazer dessa maneira, precisará destes materiais:

  • Óleo para teca, óleo de linhaça, azeite de oliva ou óleo de pinho
  • Panos
  • Esfregão de limpeza (opcional)

Você poderá usar qualquer um dos óleos mencionados anteriormente. Eles não vão servir apenas para dar brilho ao piso de madeira, mas também para outras superfícies do mesmo material. Agora, para dar brilho ao piso de taco, basta seguir os passos:

  1. Antes de começar, para que você possa trabalhar de maneira mais cômoda, remova os móveis e deixe o piso livre.
  2. Limpe o piso da forma que você já costuma fazer. Certifique-se de que ele não está empoeirado ou com restos de sujeira. Se achar melhor, pode usar um aspirador de pó para garantir.
  3. Aplique um pouco de óleo em um pano limpo, e vá esfregando cada área do piso de maneira suave. Caso a área seja muito extensa, você pode usar um rodo com o pano ou um esfregão.
  4. Aconselhamos que você não aplique grandes quantidades de óleo, já que a madeira precisa absorver o produto. Se você achar que exagerou na quantidade, pode remover o excesso com auxílio de um pano de algodão.
  5. Não ande pelo piso até que ele esteja totalmente seco.
Como dar brilho em piso de madeira - Como dar brilho em piso de madeira com óleo

Como dar brilho em piso de madeira com verniz

Outra maneira de dar brilho em piso de madeira é fazê-lo aplicando um produto envernizante. Se você decidir por restaurar o chão de taco usando verniz, estes são os materiais necessários:

  • Verniz.
  • Escova ou rolo de pintura.

O único inconveniente desse método é que pode ser que você não tenha o produto em casa. Porém, um verniz costuma ser bastante útil e você poderá aplicá-lo regularmente no piso para manter o brilho por mais tempo. Escolheu este método? Siga as dicas:

  1. Como no caso do óleo, antes de aplicar qualquer verniz certifique-se de que o piso esteja limpo e livre de poeira ou sujeira, para não arranhar a madeira ao aplicar o produto.
  2. Aplique o verniz com auxílio de um pincel ou escova próprios.
  3. Uma vez aplicado em toda a superfície, deixe secar por, no mínimo, 3 horas.
  4. Aplique uma segunda camada de verniz.
  5. Deixe a última camada secar por, pelo menos, 24 horas.
Como dar brilho em piso de madeira - Como dar brilho em piso de madeira com verniz

Produto caseiro para dar brilho em piso de madeira

Também é possível dar brilho em piso de madeira usando truques caseiros. Um deles, bastante útil, consiste em criar um produto de limpeza com base na receita a seguir:

  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda, pinho, limão ou eucalipto.
  • 50 ml de vinagre branco.
  • 1 colher de sopa de detergente ou sabão em pó.
  • 4 litros de água morna.

Você só terá que diluir todos os produtos nos 4 litros de água morna, e já poderá aplicar a mistura na madeira. Passe o produto com auxílio de um esfregão limpo ou um pano, mas trate de torcê-los bem antes. Espere que o piso seque e veja o brilho retornar ao seu chão de madeira. Como acontece com os outros métodos sugeridos, você poderá utilizar esse truque regularmente para manter o piso sempre brilhando.

Descubra outros truques caseiros e mais dicas no nosso artigo sobre como limpar piso laminado com vinagre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar brilho em piso de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como dar brilho em piso de madeira
1 de 3
Como dar brilho em piso de madeira

Voltar ao topo da página