Partilhar

Como cuidar de uma flor de cera

Como cuidar de uma flor de cera
Fonte: lista.mercadolivre.com.br

As flores de cera (Hoya carnosa) são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspeto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado. O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente. Se você procura saber como cuidar de uma flor de cera, não procure mais, pois neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe todas as dicas essenciais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar da flor de lótus
Passos a seguir:
1

Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias. O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.

Imagem: delfinadearaujo.com

2

As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.

Fonte: aorquidea.com.br
3

Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.

4

Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

Fonte: coisadequemgosta.arteblog.com.br
5

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

6

Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:

  • Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;
  • Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;
  • Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.
Fonte: omundogrande.blogspot.pt
7

Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo o menos vezes possível e, de preferência, no inverno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma flor de cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma flor de cera

97 comentários
A sua avaliação:
Márcia Gonçalves Dannenberg
Gostaria de saber se posso mudar minha flor de cera de vaso e se posso cortar alguns ramos secos que ela possui e como melhorar a aparência das folhas que estão amareladas.
Aurea
Amo, mas elas morrem. Acho quê o clima daqui de Goiás, não ajuda.
A sua avaliação:
Pafil
Como faço para obter novas mudas da flor de cera?
Eduarda Almeida
Tenho uma planta de cera linda, com folhagem forte e bem escura. Está numa varanda virada a Norte, a ventania é tanta que por vezes os vasos rolam. Depois de 10 anos sem lhe mudar a terra, comecei a pensar que tinha que arriscar. Cortei as terminações e enterrei-as. Nem sequer murchar a, agarraram-se e estão já a dar uma magnifica flor. Vá lá alguém perceber, por vezes tanto cuidado e as nossas platinas não sobrevivem, outras, sem cuidados nenhuns, e ficam assim. À conta de seguir orientações já perdi muitas, agora vou lá com muita observação e tentativa e erro!
rita
tem algum segredo que faça a planta flor de cera crescer rapido. vejo umas tao grande.a minha nao cresce
Celma Marília Calaça
Adorei! O artigo "flor de cera", onde encontrar essa flor de cera, moro em Brasília-Df
Juliane Ehrich
Eu comprei a minha no mercado mesmo pq conhecia a planta,mais vc pode comprar em algum viveiro de plantas
Sirlei
bom dia, tenho a flor de cera alguns anos, ela esta ficando com alguns galhos murcho e amarelado. Qual o melhor terra?
A sua avaliação:
Dejanira
Na minha casa é muito anos que tenho uma, aliás tinha duas na grade da janela mas uma geada muito forte queimou uma é a outra continua produz muitas flores e agora com a reforma da casa ficou na parte de dentro da garagem mas recebe luz e o sol na parte da tarde. Pôr enquanto ela continua linda!
A sua avaliação:
Catarina
Muito bom
Jardete Marcondes
Os cachinhos estao mal brindo e caem .

Como cuidar de uma flor de cera
Fonte: lista.mercadolivre.com.br
Fonte: aorquidea.com.br
Fonte: coisadequemgosta.arteblog.com.br
Fonte: omundogrande.blogspot.pt
1 de 4
Como cuidar de uma flor de cera
Voltar ao topo da página