Partilhar

Como cuidar de uma flor-de-cera

Por Sara Silva. Atualizado: 30 setembro 2020
Como cuidar de uma flor-de-cera

As flores-de-cera, de nome científico Hoya carnosa, são plantas ornamentais e trepadeiras originárias da China[1] que ganharam esse nome devido ao aspecto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado. O cultivo desta planta não é difícil[2] e, além disso, é uma espécie bastante adaptada ao Brasil que não exige muitos cuidados, entretanto, essa é uma espécie que tem algumas especificidades sobre as quais devemos nos informar antes de iniciar o cultivo visando que nossa muda perdure e floresça anualmente.

Se você procura saber como cuidar de uma flor de cera, não procure mais, pois neste artigo do umCOMO iremos te apresentamos todas as dicas essenciais que farão com que sua planta fique saudável e com ótimo aspecto. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma palmeira-areca

Cuidados com a flor-de-cera

A flor-de-cera é uma planta que se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto, é uma planta geralmente plantada em casa[2] e não suporta temperaturas frias.

Temperatura

O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta. As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão, gerando uma flor-de-cera pendente e disposta de forma bela.

Caso for colocar sua flor-de-cera em um local aberto, deixe-a próxima a outras plantas mais altas permitindo que bloqueiem a incidência direta de luz solar e, caso for plantá-la em um ambiente fechado, o cuidado deve ser o oposto, ou seja, você deverá prestar atenção para que a planta não receba pouca luz.

Independentemente de você ter uma flor-de-cera variegata, uma flor-de-cera vermelha, ou qualquer outra variação dessa planta, os cuidados para mantê-la saudável deverão ser os mesmos.

Água

Relativo à quantidade de água, a planta flor-de-cera requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

Poda

A flor-de-cera planta floresce na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas, evitando podas desnecessárias.

Caso você observar que algumas partes da plantas estão doentes ou danificadas, aí será possível remover essas regiões principalmente se houver a desconfiança de se tratar de consequência de uma praga, afinal, a poda nessas casos pode evitar que o problema de espalhe.

Minha flor-de-cera não floresce, o que fazer?

Além dos detalhes acima explicados, existem outros truques de como cuidar da flor-de-cera que podem ser úteis tanto se você acabou de adquirir uma muda quando se você já tem uma que não aparenta muita saúde. Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:

  • A planta ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir. Nesse casos, o mais importante é observar o aspecto geral da planta e, se parecer sadia, não haverá motivos para preocupação;
  • O local onde a flor-de-cera está recebe luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado, sem exageros pois o sol direito também poderá prejudicar a planta;
  • Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio;
  • Baixas temperaturas. Em ambientes frios, a tendência das flores-de-cera é de perder suas flores e brotos, tornando difícil o florescimento.

Seguindo as dicas acima, você certamente não terá problemas para ver em breve surgirem flores em sua flor-de-cera.

Sugestão: Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar.

Como cuidar de uma flor-de-cera - Minha flor-de-cera não floresce, o que fazer?

Como plantar flor-de-cera

A flor-de-cera é daquelas plantas floridas que, de tão bonitas, podem servir como uma decoração para ninguém colocar defeito, entretanto, como já vimos, é também uma espécie que exige alguns cuidados especiais para crescer e florescer. Ainda que seu cuidado não seja muito trabalhoso e que, claro, a beleza da planta faça todo o esforço valer a pena no fim das contas, além dos cuidados com sua muda, também precisamos aprender a forma correta de plantar essa flor, afinal, é um plantio correto que garantirá que sua planta irá conseguir se adaptar ao novo ambiente e conseguir florescer durante as primaveras.

A primeiro detalhe ao qual devemos nos atentar na hora de planta uma flor-de-cera é em relação às estacas, afinal, essa é uma planta trepadeira que necessitará de sustento fornecido por esse tipo de apoio para conseguir se dispor de forma bem-composta. Para isso, bastará colocar uma estaca no vaso da planta e, assim que ela estiver suficientemente grande, você deverá prendê-la ao apoio.

Em relação ao solo, é interessante misturar terra comum com terra vegetal e um pouco de areia, fazendo assim um composto perfeito para a espécie. Já em relação ao adubo, basta certificar-se de que o solo possui nutrientes básicos, não sendo necessário investir em produtos muito específicos para garantir que a flor-de-cera irá florir. Caso você prefira utilizar sempre composto natural e de alta qualidade e não souber como fazer, veja também como fazer adubo natural.

Tendo o vaso e o composto preparados, bastará transplantar a muda para o vaso, sem cuidados especiais. Com o tempo, sua planta irá crescer e acabar florescendo, bastará um pouco de cuidado e também de paciência.

Importante: evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo o mínimo de vezes possível e, de preferência, no inverno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma flor-de-cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. RUSSOMANNO, O. M. R.; COUTINHO, L. N.; KRUPPA, P. C.; SILVA, M. P. Antracnose em flor-de-cera (Roya carnosa) no Estado de São Paulo. Biológico, V. 73, Nº 1, pp. 43-44, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/uploads/docs/bio/v73_1/russomanno4.pdf. Acesso em: 25/09/2020.
  2. MOCHIZUKI, K.; FURUKAWA, S.; KAWAKITA, A. Pollinia transfer on moth legs in Hoya carnosa (Apocynaceae). American Journal of Botany, Vol. 104, Nº 6, p. 954, 2017. Disponível em: https://bsapubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.3732/ajb.1700078. Acesso em: 25/09/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
116 comentários
A sua avaliação:
Guido Moreira da Silva
Gostei muito do texto sobre a flor de cera, gostaria de saber o preço de uma muda e como adiquirí-la.
Att.: Guido Moreira.
A sua avaliação:
Sandra
Muito bom
Rita Ramos
Tenho uma flor de cera faz um ano que passei ela para dentro de casa e ela não Florio mais . Devo colocar ela na rua novamente .ela está na frente de uma janela bem iluminada aonde eu cultivo minhas orquídeas . obrigada


A sua avaliação:
elaine aquino
Qual tamanho ideal de vaso para plantar Flôr de cera
Angela
Quantas vezes os buques de flores nascem no mesmo pedúnculo?
Tenho uma planta bastante antiga(10 anos) dentro de casa com pedúnculos
que aparentemente não florescem mais, posso retirá-los?
cleusa Rosa
Flor de cera gasta ou não de sol torrante ????
Grigo
Detesta
A sua avaliação:
Valeria
Olá! Tenho uma flor de cera há 3 anos. Já floriu algumad vezes e se desenvolveu bastante. Agora parece que está secando... as folhas estão amareladas e murchando... não sei o que faço e tenho receio que ela morra!!
Marcos
Novas mudas terão flores sim.
Jussara
Tenho uma flor de cera há anos e na última floração, por falta de informação, tirei os pendúculos. Vi aqui que não deveria ter feito isso, então queria saber se, caso faça novas mudas estas tambem não terão flores?
A sua avaliação:
Maria da Piedade Nbrega
Gostaria de saber como posso conseguir essa linda flor de cera? não conhecia, achei linda! E gostaria de comprar uma muda! Obrigada.

Como cuidar de uma flor-de-cera
1 de 4
Como cuidar de uma flor-de-cera

Voltar ao topo da página