Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de uma flor de cera

Como cuidar de uma flor de cera
Fonte: lista.mercadolivre.com.br

As flores de cera (Hoya carnosa) são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspeto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado. O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente. Se você procura saber como cuidar de uma flor de cera, não procure mais, pois neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe todas as dicas essenciais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar da flor de lótus
Passos a seguir:
1

Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias. O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.

Imagem: delfinadearaujo.com

2

As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.

Fonte: aorquidea.com.br
3

Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.

4

Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

Fonte: coisadequemgosta.arteblog.com.br
5

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

6

Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:

  • Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;
  • Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;
  • Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.
Fonte: omundogrande.blogspot.pt
7

Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo o menos vezes possível e, de preferência, no inverno.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma flor de cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (63)

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma flor de cera

63 comentários
A sua avaliação:
Maria de Lourdes Cavalini lima
As folhas da minha flor de cera está todas enroladas é normal?
Regina Helena Alves
A flor de cera pode tornar-se aérea? Pois foi isto que aconteceu com um pé de flor de cera que plantei e subiu em um cajueiro. Após alguns anos, verifiquei que ela havia se desprendido totalmente da terra, e continuava a florir e a crescer normalmente!
Glória
Regina Helena, isso pode acontecer sim. Tive a oportunidade de ver esta situação há muitos anos na casa de minha avó.
LUIZ FERNANDO DA SILVA
COMO FAZER MUDA DA FLOR DE CERA E CONDO
angelina pizzi andreatti
como cuidar da planta gerbera ,,,,,comprei um vaso tão lindo , mais em 15 dias morreu todinha,fiquei tão triste não consegui salvar minha plantinha
A sua avaliação:
Jacira Melo
Li sobre como cuidar da flor de cera, que adubo me indica ?
Maria
Muito bom o artigo, ganhei uma muda de flor de cera e não sabia o que fazer, obrigada
Neusa aparecida de mattos
Como cuidar do ibisco avaihano Tenho vários eles não se desenvolvem
A sua avaliação:
Isabel Ap. Dutra
posso podar minha flor de cera? como podar minha flor de cera? ela já esta idosa,mais ou menos de 15 a 20 anos.
Glória
Oi Isabel, você pode podar sim. Você irá perceber ao longo da planta que novos brotos surgiram, são mudas e poderão ser aproveitadas para formar novos vasos ou trepadeiras.
RITA MARIA OLIVEIRA ARRUDA BASTOS BASTOS
qual o vertilizante que uso pra adulbar a flor de cera
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Rita! Você deve usar um produto rico em potássio.
A sua avaliação:
Maria Joao
Eu tenho esta planta e realmente é exatamente como dizem gostei das dicas sobre transplante obrigada
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Maria Joao! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando os nossos artigos :)

Como cuidar de uma flor de cera
Fonte: lista.mercadolivre.com.br
Fonte: aorquidea.com.br
Fonte: coisadequemgosta.arteblog.com.br
Fonte: omundogrande.blogspot.pt
1 de 4
Como cuidar de uma flor de cera