Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar de uma flor de cera

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (714 votos)
55 comentários
476 vezes partilhado
 
Como cuidar de uma flor de cera
Fonte: lista.mercadolivre.com.br

As flores de cera (Hoya carnosa) são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspeto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado. O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente. Se você procura saber como cuidar de uma flor de cera, não procure mais, pois neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe todas as dicas essenciais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar da flor de lótus
Instruções:
1

Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias. O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.

Imagem: delfinadearaujo.com

2

As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.

Fonte: aorquidea.com.br
3

Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.

4

Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

Fonte: coisadequemgosta.arteblog.com.br
5

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

6

Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:

  • Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;
  • Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;
  • Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.
Fonte: omundogrande.blogspot.pt
7

Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo o menos vezes possível e, de preferência, no inverno.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma flor de cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (55)

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma flor de cera

55 comentários
RITA MARIA OLIVEIRA ARRUDA BASTOS BASTOS
qual o vertilizante que uso pra adulbar a flor de cera
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Você deve usar um produto rico em potássio.
A sua avaliação:
Maria Joao
Eu tenho esta planta e realmente é exatamente como dizem gostei das dicas sobre transplante obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Maria Joao! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando os nossos artigos :)
A sua avaliação:
Valdete
Muito bom, obrigada! A Flor de Cera é lembrança de infância, e quero que as minhas fiquem lindas!
Editor umComo.com.br
Oi Valdete! Que bom que gostou do artigo :) Continue acompanhando os nossos artigos!
ODETE SIEMSEN KRIEGER
Oi1 esqueci de explicar que a minha flor de cera tem as folhas com pintas brancas é normal? obrigada Odete
ODETE SIEMSEN KRIEGER
oi! adoro flor de cera , lembra minha infância minha vó tinha, comprei plantei num vaso bem grande coloquei embaixo da minha janela da cozinha ,está enorme tem uma grade como ela gosta, agora ´começou a pegar sol no verão não pega, está quase um ano plantada e ainda não floresceu , minha paixão espero todo dia , o que eu faço , uma sugestão por favor, obrigada,,,,
sarimar araujo
Como fazer mudas da flor de cera?
nelson de moura
Ola ,sou apaixonado pela flor de cera,tenho um belo exemplar cor de rosa,gostaria de saber onde posso adquirir outras cores,e saber mais sobre como cuidar,grato fico no aguardo de sugestão....
A sua avaliação:
Libia Ferraz Veiga
Foram importantes as orientações contidas nesta página, Acho que a minha flor de cera, agora, vai ter os cuidados que ela precisa e merece. Obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Libia! Que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
VERA
BOM DIA! TENHO UM FLOR DE CERA NA MINHA VARANDA QUE É MEU XODÓ.TENHO PERCIBO QUE ALGUM INSETO ESTÁ ATACANDÓ-A BEM NO OLHINHO SECANDO O MESMO IMPEDINDO ELA DE AVANÇAR.O QUE DEVO FAZER ? DESDE JÁ AGRADEÇO.
A sua avaliação:
Alexandre
Como fazer para que a Flor de cera produza novos brotos.

Como cuidar de uma flor de cera
Fonte: lista.mercadolivre.com.br
Fonte: aorquidea.com.br
Fonte: coisadequemgosta.arteblog.com.br
Fonte: omundogrande.blogspot.pt
1 de 4
Como cuidar de uma flor de cera