Partilhar

Como cuidar de uma flor de cera

Como cuidar de uma flor de cera
Imagem: lista.mercadolivre.com.br

As flores de cera (Hoya carnosa) são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspeto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado. O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente. Se você procura saber como cuidar de uma flor de cera, não procure mais, pois neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe todas as dicas essenciais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar da flor de lótus
Passos a seguir:
1

Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias. O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.

Imagem: delfinadearaujo.com

2

As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.

Como cuidar de uma flor de cera - Passo 2
Imagem: aorquidea.com.br
3

Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.

4

Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

Imagem: coisadequemgosta.arteblog.com.br
5

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

6

Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:

  • Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;
  • Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;
  • Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.
Imagem: omundogrande.blogspot.pt
7

Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo o menos vezes possível e, de preferência, no inverno.

Sugestão: Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma flor de cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma flor de cera

113 comentários
A sua avaliação:
elaine aquino
Qual tamanho ideal de vaso para plantar Flôr de cera
Angela
Quantas vezes os buques de flores nascem no mesmo pedúnculo?
Tenho uma planta bastante antiga(10 anos) dentro de casa com pedúnculos
que aparentemente não florescem mais, posso retirá-los?
cleusa Rosa
Flor de cera gasta ou não de sol torrante ????
Grigo
Detesta
A sua avaliação:
Valeria
Olá! Tenho uma flor de cera há 3 anos. Já floriu algumad vezes e se desenvolveu bastante. Agora parece que está secando... as folhas estão amareladas e murchando... não sei o que faço e tenho receio que ela morra!!
Marcos
Novas mudas terão flores sim.
Jussara
Tenho uma flor de cera há anos e na última floração, por falta de informação, tirei os pendúculos. Vi aqui que não deveria ter feito isso, então queria saber se, caso faça novas mudas estas tambem não terão flores?
A sua avaliação:
Maria da Piedade Nbrega
Gostaria de saber como posso conseguir essa linda flor de cera? não conhecia, achei linda! E gostaria de comprar uma muda! Obrigada.
-Edna
Posso podar minha flor de cera?
Maria Rosicler M.Meira
Amei as dicas, muito obrigada!
Marcia Aparecida Flaminio Amato
Que tamanho deve ser usado para plantar e e 2 porções de terra com húmus e 1 de areia Pode tomar sol

Como cuidar de uma flor de cera
Imagem: lista.mercadolivre.com.br
Imagem: aorquidea.com.br
Imagem: omundogrande.blogspot.pt
1 de 4
Como cuidar de uma flor de cera

Voltar ao topo da página