Partilhar

Como cuidar de uma flor de cera

Como cuidar de uma flor de cera
Imagem: lista.mercadolivre.com.br

As flores de cera (Hoya carnosa) são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspeto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado. O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente. Se você procura saber como cuidar de uma flor de cera, não procure mais, pois neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe todas as dicas essenciais. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar da flor de lótus
Passos a seguir:
1

Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias. O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.

Imagem: delfinadearaujo.com

2

As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.

Como cuidar de uma flor de cera - Passo 2
Imagem: aorquidea.com.br
3

Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.

4

Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.

Imagem: coisadequemgosta.arteblog.com.br
5

As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.

6

Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:

  • Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;
  • Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;
  • Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.
Imagem: omundogrande.blogspot.pt
7

Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo o menos vezes possível e, de preferência, no inverno.

Sugestão: Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma flor de cera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma flor de cera

109 comentários
A sua avaliação:
Valeria
Olá! Tenho uma flor de cera há 3 anos. Já floriu algumad vezes e se desenvolveu bastante. Agora parece que está secando... as folhas estão amareladas e murchando... não sei o que faço e tenho receio que ela morra!!
Marcos
Novas mudas terão flores sim.
Jussara
Tenho uma flor de cera há anos e na última floração, por falta de informação, tirei os pendúculos. Vi aqui que não deveria ter feito isso, então queria saber se, caso faça novas mudas estas tambem não terão flores?
A sua avaliação:
Maria da Piedade Nbrega
Gostaria de saber como posso conseguir essa linda flor de cera? não conhecia, achei linda! E gostaria de comprar uma muda! Obrigada.
-Edna
Posso podar minha flor de cera?
Maria Rosicler M.Meira
Amei as dicas, muito obrigada!
Marcia Aparecida Flaminio Amato
Que tamanho deve ser usado para plantar e e 2 porções de terra com húmus e 1 de areia Pode tomar sol
Eraldina Medeiros de Melo
A minha está com as folhas amareladas, o que faço? É as flores ñ estão grandes como antigamente, estão bem pequenos os cachos.
Marcos
Acredito que você molhando muito. Experimente colocar 100ml de água dia sim dia não, no verao
A sua avaliação:
angela
Adorei as dicas como cultivar flor de cera.
A sua avaliação:
Ana
É possível plantar flor de cera em vaso invertido?

Como cuidar de uma flor de cera
Imagem: lista.mercadolivre.com.br
Imagem: aorquidea.com.br
Imagem: omundogrande.blogspot.pt
1 de 4
Como cuidar de uma flor de cera

Voltar ao topo da página