Limpar sofá

Como limpar sofá de couro branco

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 1 janeiro 2021
Como limpar sofá de couro branco

Cuidar dos móveis de casa é imprescindível para que você consiga prolongar a vida útil deles e possa mantê-los em bom estado. Para que mantenham o conforto esperado, devem estar sempre limpos e conservados da melhor forma possível. Alguns, como os sofás de couro branco, requerem cuidados mais específicos e, sobretudo, métodos de limpeza próprios para que nem o material, nem a cor fiquem danificados. Isso porque o couro do sofá pode ser afetado por muitas causas: umidade, calor, contato direto com os raios de sol ou manchas são algumas delas. Os cuidados com um sofá de couro são redobrados caso ele seja branco, já que essa é uma das cores mais suscetíveis de serem afetadas tanto por manchas quanto pela sujeira acumulada.

Para descobrir como limpar sofá de couro branco, os métodos mais eficientes e mais cuidados para conservar bem o material, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como limpar um sofá de couro

Índice

  1. Sabão neutro
  2. Lenços umedecidos para limpar um sofá de couro branco
  3. Creme para limpar sofá de couro
  4. Cítricos
  5. Álcool para limpar um sofá de couro branco
  6. Cerveja
  7. Clara de ovo
  8. Posso limpar sofá de couro branco com amoníaco?
  9. Mais dicas para limpar um sofá de couro branco

Sabão neutro

Usar um sabão neutro para limpar sofá de couro branco é uma ótima opção caso você precise de uma limpeza mais intensa. Para realizar essa higiene mais profunda, siga as etapas:

  1. Em um recipiente, misture água com sabão neutro e, se possível, adicione também algumas gotas de um desinfetante como óleo de pinho ou outro semelhante, que possua uma ação desinfetante e dê um cheiro fresco.
  2. Após criar uma espuma com a mistura, aplique-a no sofá com ajuda de uma esponja.
  3. Esfregue por toda a superfície, especialmente nas áreas mais sujas.
  4. Passe uma escova de cerdas suaves por todo o sofá. Assim, você vai eliminar a sujeira sem danificar o material do móvel.
  5. Enxágue o sofá com uma esponja ou pano umedecido em água e, se desejar, passe um pouco do desinfetante com óleo de pinho usando um pano.
  6. Termine de limpar o sofá com um pano seco.

Usando esse simples método de forma correta, será possível e acessível limpar um sofá de couro branco que esteja bem sujo.

Como limpar sofá de couro branco - Sabão neutro

Lenços umedecidos para limpar um sofá de couro branco

Os lenços umedecidos higiênicos são outra alternativa de produto que funciona bem para limpar o couro do sofá. É um item de baixo custo e sem componentes que possam danificar o material, sendo totalmente adequado para esse tipo de limpeza. Como eles não possuem ingredientes abrasivos, os lencinhos servem para limpar facilmente o sofá de couro branco com toda a segurança para o material. O método, porém, é recomendado para couros que não estejam muito sujos ou apenas para terminar de limpar o sofá após uma higienização mais profunda, por exemplo com sabão.

  1. Passe os lenços umedecidos no sofá, esfregando com força. Se ficarem muito secas, umedeça as toalhinhas com um pouco de água limpa.
  2. Depois, passe um pano seco para retirar a umidade excessiva do couro, além de restos de sujeira que possam ter ficado grudados.

Creme para limpar sofá de couro

Se você está se perguntando com o que limpar sofá de couro, saiba que a resposta não é única, já que existem muitos produtos capazes de fazê-lo, desde que aplicados corretamente (e não apenas sabonetes ou lenços umedecidos básicos). Por exemplo, os cremes são outro produto adequado para isso: se você tiver um creme hidratante ou limpador em mãos, ele vai te ajudar a limpar um sofá de couro branco.

Mesmo assim, limpar um sofá de couro com um creme de pele deve ser algo específico e mais pontual, já que eles devem ser aplicados, no máximo, duas vezes ao ano. Para isso, pode-se pegar um pano de algodão com um pouco de creme e esfregá-lo na superfície em círculos, distribuindo bem o produto e insistindo nas partes mais secas ou sujas. Com uma aplicação controlada, você poderá limpar profundamente o sofá e também nutrir a pele, garantindo que o móvel permaneça em bom estado e que o couro branco dure mais.

Como limpar sofá de couro branco - Creme para limpar sofá de couro

Cítricos

Limpar um sofá de couro com produtos caseiros, como uma casca de laranja ou de limão, é possível. Os cítricos possuem componentes, como óleos essenciais, que contribuam para limpar o móvel com eficácia. Para tirar manchas de um sofá de couro branco com cítricos, você deve seguir as instruções:

  1. Descasque uma fruta cítrica como, por exemplo, uma laranja, uma mexerica, um limão ou uma lima.
  2. Com a parte branca ou interna das cascas da fruta você deve esfregar com suavidade as áreas afetadas do móvel.
  3. Por fim, passe um pano um pouco úmido e, em seguida, um seco.

Álcool para limpar um sofá de couro branco

Se você quer descobrir como limpar um sofá de couro branco, saiba que o álcool vai te ajudar a manter a cor natural do móvel, já que ajuda a tirar determinadas manchas. Siga as recomendações para limpar um sofá de couro branco com álcool:

  1. Use um algodão ou uma toalha embebida em álcool e passe-a por toda a superfície do sofá para eliminar as manchas.
  2. Espere um pouco para que a superfície termine de secar.
  3. Passe um pano umedecido apenas com água sobre o sofá, e depois passe um pano seco para finalizar a limpeza.

Nestes outros artigos te explicamos como limpar com álcool.

Como limpar sofá de couro branco - Álcool para limpar um sofá de couro branco

Cerveja

Outro produto caseiro recomendado para limpar um sofá de couro branco é a cerveja, e qualquer tipo pode servir. Siga as etapas para limpar sofá de couro branco com cerveja:

  1. Umedeça um pano com cerveja de modo que ele não fique muito encharcado, ou seja, não deixe pingar líquido.
  2. Passe o pano por todo o móvel, esfregando com força, já que isso vai te ajudar a eliminar as manchas que ainda estejam um pouco ressecadas.
  3. Esfregue com um pano umedecido com água limpa para terminar a limpeza, e depois passe outro pano seco para garantir que a higienização está completa.

Além disso, se você quiser limpar um sofá de couro branco para que ele brilhe, o importante é hidratar o couro, ou seja, você pode finalizar a limpeza aplicando uma camada fina de creme hidratante ou específico para couro.

Clara de ovo

Limpar o couro branco amarelado com clara de ovo é uma alternativa que você deve considerar, seguindo o passo a passo:

  1. Separe várias claras de ovo e bata-as até o ponto de neve.
  2. Aplique as claras no sofá usando um pano, esfregando as áreas manchadas do sofá com mais intensidade.
  3. Provavelmente você vai precisar repetir esse método para se desfazer das manchas mais insistentes, mas no fim das contas vai conseguir eliminá-las.
  4. Passe um pano umedecido com água limpar, e depois um pano seco para terminar de lavar o sofá de couro.
Como limpar sofá de couro branco - Clara de ovo

Posso limpar sofá de couro branco com amoníaco?

Para aqueles que querem saber como limpar um sofá de couro branco, essa dúvida é bastante comum. Isso porque o amoníaco pode ser usado para limpar a casa, algumas superfícies ou objetos. Porém, você deve evitar a todo custo o uso de produtos químicos fortes para limpar um sofá de couro branco, já que sua aplicação habitual pode acabar com o brilho e com a camada protetora do couro do móvel. Ou seja, isso acaba aumentando a deterioração do sofá.

Portanto, descarte o uso de amônia para limpar um sofá de couro branco. Caso o recurso tenha que ser usado por extrema necessidade, diluí-lo em água é a melhor forma de reduzir os danos ao material, além de utilizá-lo apenas ocasionalmente.

Mais dicas para limpar um sofá de couro branco

Após você descobrir como limpar um sofá de couro branco, nós do umCOMO vamos te dar mais algumas dicas para que você possa cuidar do móvel corretamente:

  • Use um aspirador para eliminar o pó do sofá, evitando dessa forma que a sujeira fique acumulada no couro.
  • Se você mantiver a higienização do sofá, por exemplo, a cada duas semanas, vai conseguir conservar o sofá limpo e sem necessidade de recorrer a métodos de limpeza mais profundos.
  • Como já dissemos anteriormente, evite o uso de produtos químicos que possam danificar o couro do sofá, e opte por outros como o sabão neutro, a clara de ovo ou os lenços umedecidos para bebês.

Agora que você já sabe tudo sobre como limpar um sofá de couro branco, recomendamos que você leia estes outros artigos do umCOMO sobre como limpar um sofá de couro e truques para limpar um sofá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar sofá de couro branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como limpar sofá de couro branco