menu
Partilhar

Plantas de folhas grandes

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 junho 2021
Plantas de folhas grandes

As plantas de folhas grandes ficam especialmente bonitas e chamativas tanto em espaços internos, quanto em pátios, terraços ou jardins. Destacam-se entre as mais usadas para decoração porque suas folhas grandes, de diversas formas e em distintas tonalidades de verde, conseguem encher de vida e de cor qualquer canto dentro ou fora de casa.

Neste artigo do umCOMO, te apresentamos as plantas de folhas grandes que vão protagonizar onde quer que você as coloque, proporcionando frescor e um toque exótico que nunca passa desapercebido. Algumas plantas são perfeitas para encher grandes jardins de vida, devido ao seu considerável tamanho, mas se o que você está buscando são plantas para interior de folhas grandes, também existe uma ampla variedade entre as quais se pode escolher aquela que seja ideal para levar natureza à sua sala. Tome nota das distintas opções a seu alcance e descubra toda a beleza e os cuidados básicos que as plantas de folhas grandes requerem.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das plantas de folhas grandes

Ficus elástica

Existem centenas de variedades de ficus e essa especificamente pode ser cultivada tanto em ambientes externos como em ambientes internos, já que é uma planta resistente de folhas grandes e precisa de pouquíssimos cuidados. A Ficus elástica ou árvore-da-borracha tem folhas grossas de tom verde escuro intenso que dão à planta um aspecto elegante perfeito para decorar corredores e salas, desde que sejam espaços iluminados.

Se você tem interesse em ter plantas externas de folhas grandes, essa é uma boa opção, porque além de crescer bastante, é fácil conseguir novas plantas a partir dela. Aqui te explicamos Como cuidar de uma ficus.

Plantas de folhas grandes - Ficus elástica

Kentia

Em uma seleção de plantas de folhas grandes para interior não pode faltar a palmeira-de-kentia, que além de ser muito bonita, se adapta bem a qualquer ambiente. O único aspecto que se deve levar em consideração é que essa planta precisa de espaços amplos, já que seu crescimento se dá tanto para cima, quanto para os lados.

Aprenda aqui a como transplantar palmeiras de interior.

Plantas de folhas grandes - Kentia

Costela-de-adão

Quer que a natureza adentre a sua casa? Pois esta planta popular, popularmente conhecida como costela-de-Adão, é ideal para que você atinja seu objetivo. A monstera deliciosa tem folhas enormes, facilmente reconhecíveis pelas suas divisões internas (por esta razão lembram costelas), assim como pela sua cor verde intensa e brilhante. É necessário que haja luz suficiente e algum suporte que possibilite seu crescimento correto, já que se trata de uma planta trepadeira.

Plantas de folhas grandes - Costela-de-adão

Clivia

São muitas as características que fizeram da clivia uma das rainhas das plantas de interior, já que além de decorar, ela também é pouco exigente. Na primavera, suas flores alaranjadas alegram qualquer canto, e, no resto do ano, suas folhas lanceoladas crescem exuberantes mostrando suas distintas tonalidades de verde. Um sucesso em forma de adorno natural.

Plantas de folhas grandes - Clivia

Alocasia

Esta planta é conhecida como orelha de elefante, nome que oferece uma noção do tamanho que suas grandes folhas com nervura apreciável a olho nu podem alcançar. É apta para ambientes internos e externos desde que seja cultivada em climas quentes. Pode alcançar uma envergadura considerável e requer irrigação frequente.

Plantas de folhas grandes - Alocasia

Samambaia real

A Osmunda regalis é uma variedade de samambaia de folhas grandes ideal para encher qualquer jardim de vida e de cor, desde que seja plantada em áreas com sombra e clima ameno e úmido, dado que precisa de água em abundância. A exuberância de suas folhas chama atenção e ainda que caiam no inverno, a cada primavera ressurgem ainda maiores e mais fortes.

Plantas de folhas grandes - Samambaia real

Filodendro ou imbé

A Philodendron gloriosum é uma planta com folhas em formato de coração que podem chegar a ter até 50 cm de largura. É a planta grande perfeita para decorar espaços internos onde chegue luz natural o suficiente, mas não luz solar diretamente, já que esta última pode danificar suas folhas. No Brasil, também é conhecida como imbé.

Plantas de folhas grandes - Filodendro ou imbé

Gunera

Se o que você quer é uma planta exótica e exuberante para o seu jardim, a Gunnera manicata é uma opção para levar em consideração. Ela tem folhas arredondadas, serradas e gigantes que podem alcançar um metro de diâmetro e não passam despercebidas. Originária do Brasil, essa planta requer poucos cuidados, embora seja necessário protegê-la do vento e das geadas.

Plantas de folhas grandes - Gunera

Comigo-ninguém-pode

Embora seu nome originário possa não parecer familiar, a Dieffenbachia, conhecida popularmente no Brasil por comigo-ninguém-pode, é uma das melhores plantas de folhas grandes para interior, que dotam um grande valor ornamental por serem ovais e marmoreadas, além de suas diferentes tonalidades de verde, branco ou amarelo. Esta planta é ideal para adicionar um toque de frescor em quartos onde bate luz natural, mas sempre evitando o sol diretamente.

Plantas de folhas grandes - Comigo-ninguém-pode

Copo-de-leite

As copo-de-leite são uma das plantas mais elegantes e bonitas, ideais tanto para decorar discretamente uma sala, como para um pátio alegre ou um jardim deslumbrante. Se destacam por suas inconfundíveis flores brancas, a cor mais comum, porém não a única desta espécie, que surgem a cada primavera com seu delicado aroma. Contudo, durante o ano inteiro, pode-se disfrutar de suas grandes folhas alongadas e de espessura considerável. Sem dúvidas, é uma excelente escolha se você gosta de plantas de folhas grandes.

Aqui falamos sobre Como cultivar copo-de-leite.

Plantas de folhas grandes - Copo-de-leite

Munguba

A munguba, castanha-das-guianas ou pachira aquática é, na realidade, uma árvore cada vez mais utilizada na decoração com plantas, sobretudo por conta de seu tronco originalmente trançado que chama atenção em qualquer lugar que você a coloque. Originária da América do Sul, para que suas grandes folhas cresçam exuberantes só é necessário luz em abundância e uma irrigação moderada, para evitar o encharcamento de suas raízes.

Plantas de folhas grandes - Munguba

Antúrio

Existem muitas variedades desta planta e o que todas têm em comum é a beleza de sua chamativa flor vermelha, que pode aparecer em praticamente qualquer época do ano. A chamada Antúrio se destaca também pelas suas folhas com formato de coração, de tamanho espetacular e em impactantes tons verdes profundos e brilhantes.

Leia este outro post se quiser aprender sobre os C

Plantas de folhas grandes - Antúrio

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas de folhas grandes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas de folhas grandes
1 de 13
Plantas de folhas grandes

Voltar ao topo da página