Outros As plantas

A planta comigo-ninguém-pode é venenosa?

A planta comigo-ninguém-pode é venenosa?

A planta comigo-ninguém-pode, de nome científico Dieffenbachia ssp[1], é uma planta ornamental bastante utilizada principalmente em ambientes internos em razão de sua capacidade de resistir em lugares secos e com pouca luminosidade. Em relação ao aspecto é uma espécie que apresenta folhas grandes e vistosas em tonalidade verde-escura ou verde com tons brancos amarelados, podendo chegar a até dois metros[1].

Apesar de ser comumente utilizada como adorno de interiores, a comigo-ninguém-pode tem a fama de ser venenosa, causando medo em algumas pessoas em relação a seu cultivo. Será que isso é verdade? A planta comigo-ninguém-pode é venenosa? Veja essa e outras informações importantes sobre ela neste artigo do umCOMO.

Índice

  1. Comigo-ninguém-pode é venenosa?
  2. Sintomas de intoxicação por comigo-ninguém-pode
  3. Como evitar envenamento pela planta comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode é venenosa?

Indo direto ao ponto e respondendo a questão principal: a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. A toxicidade da planta se dá principalmente pela presença de oxalato de cálcio[1], substância que está presente em diversos vegetais e, que por consequência de ingestão inevitável[2], pode gerar problemas no sistema digestório caso esteja presente em grandes quantidades.

Vias de intoxicação por comigo-ninguém-pode

A intoxicação pela comigo-ninguém-pode pode ocorrer através de contato oral, ocular e pela pele[1], ou seja, a ingestão de folhas da planta não é a única situação a ser evitada, sendo também importante evitar o toque e colocar as mãos nos olhos caso você tenha entrado em contato com as folhas da espécie. Apesar das outras duas formas de intoxicação serem possíveis, o mais comum é que se dê justamente pela ingestão acidental que, pode ocorrer com desavisados e, acima de tudo, com crianças pequenas e animais de estimação.

Além disso, é válido dizer que diversas das plantas que costumamos cultivar em casa, como a copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)[3], também são tóxicas. Sendo assim, é bastante possível conciliar plantas com propriedades tóxicas e sua função ornamental, sendo apenas necessário tomar alguns cuidados, como veremos mais adiante.

Para saber porque a planta comigo-ninguém-pode chora, e outras informações essenciais para seu cultivo, confira também o nosso artigo sobre como cuidar da planta comigo-ninguém-pode.

Sintomas de intoxicação por comigo-ninguém-pode

Como já vimos, a planta comigo-ninguém-pode é venenosa, entretanto, existem diversos níveis de toxicidade de espécies vegetais que podem ocasionar desde uma irritação leve e pouco preocupante até a morte. Tendo em vista os possíveis perigos das plantas tóxicas, é sempre bom que saibamos quais são os sintomas causados pelas toxinas das espécies que estamos cultivando para, assim, podermos nos cuidar caso ocorra uma intoxicação por ingestão, o que costuma ocorrer mais frequentemente com crianças e animais de estimação[1].

Para saber se você ou alguém próximo foi envenenado pela comigo-ninguém pode, veja abaixo a lista de sintomas comuns causados por esse tipo de intoxicação:

  • Inchaço;
  • Irritação da mucosa;
  • Asfixia.

Em casos mais graves, o envenenamento por comigo-ninguém-pode chega até mesmo a causar a morte[1], por isso, preste atenção nos sintomas e, se necessário, recorra à ajuda médica, principalmente em caso de asfixia.

É válido dizer que sintomas como o inchaço e a irritação da mucosa aparecem de acordo com a forma pela qual o envenenamento ocorreu. Caso haja a ingestão, a irritação da mucosa da boca será esperada, enquanto, caso a intoxicação tenha se dado por via cutânea, o inchaço pode ocorrer principalmente na região do corpo onde o toque ocorreu.

É importante ressaltar que a planta comigo-ninguém-pode é venenosa para animais e deverá ser mantida em locais fora de acesso, principalmente se seus bichos costumam ingerir plantas do seu quintal.

No vídeo abaixo você encontra mais informações sobre a comigo-ninguém-pode e várias outras plantas de folhas grandes.

Como evitar envenamento pela planta comigo-ninguém-pode

Ao saber da toxicidade de certas espécies, muitas pessoas optam por deixar de cultivá-las, entretanto, isso não é necessário, pois existem cuidados básicos que podem eliminar quaisquer chances de passarmos por acidentes e acabarmos intoxicados. Veja abaixo uma lista de dicas simples que garantirão que você possa cultivar plantas com substâncias venenosas sem se preocupar:

  • Deixe a planta em locais de difícil acesso: em caso de residências com animais ou crianças, o ideal é deixar a planta em locais mais altos e fora de acesso, assim, você não correrá o risco de que ingestões acidentais ocorram, evitando a intoxicação;
  • Evite contato próximo: mesmo conscientes de que a ingestão de plantas venenosas pode causar intoxicação, é válido lembrar que a comigo-ninguém-pode e outras plantas do tipo também causam intoxicação pelo toque, de forma que é preferível evitar tocar em suas folhas;
  • Avise os outros moradores da residência: é sempre bom avisar a todos os adultos da residência que a planta adquirida é de uma espécie tóxica, já que é possível que alguém acabe por confundi-la com alguma outra comestível, o que é passível de ocasionar a ingestão indevida;
  • Deixe a planta longe de espécies comestíveis: caso você for cultivar alguma espécie venenosa em seu jardim e, ao mesmo tempo, também realizar o cultivo de espécies comestíveis como as frutíferas, deixe-as a uma distância razoável uma da outra para evitar que as substâncias tóxicas da espécie venenosa acabe por contaminar a superfície da espécie comestível.

Se você tem animais de estimação em casa, o cuidado com plantas venenosas deve ser redobrado. É importante saber quais são as plantas que podem prejudicar os bichinhos para mantê-las distante. Para não correr riscos de acidentes com a ingestão indevida de folhas tóxicas, veja também quais são as plantas tóxicas para cachorros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A planta comigo-ninguém-pode é venenosa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. SILVA, I. G. da R.; TAKEMURA, O. S. Aspectos de intoxicações por Dieffenbachia ssp (Comigo-ninguém-pode) - Araceae. Revista de Ciências Médicas e Biológicas. Vol. 5, Nº 2, p. 151-159, Salvador, 2006. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/download/4123/3010> Acesso em: 16 de outubro de 2020.
  2. GORDIANO, E. A.; TONDIN, L. M.; MIRANDA, R. C. de; BAPTISTA, D. R.; CARVALHO, M. Avaliação da ingestão alimentar e excreção de metabólitos na nefrolitíase. Jornal Brasileiro de Nefrologia, Vol. 36, Nº 4, p. 437-445, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/jbn/v36n4/0101-2800-jbn-36-04-0437.pdf> Acesso em: 16 de outubro de 2020.
  3. ROCHA L. D.; PEGORINI, F.; MARANHO, L. T. Organização estrutural e localização das estruturas tóxicas em comigo-ninguém pode (Dieffenbachia picta (L.) Schott) e copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng). Revista Universitária de Biologia e Saúde, Vol. 2, Nº 1, p. 54-63, Curitiba, 2006. Disponível em: <http://www.gege.agrarias.ufpr.br/plantastoxicas/arquivos/zantedeschia%20aethiopica.pdf> Acesso em: 16 de outubro de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
vera
Desfrutando de um casamento feliz?? Sim, é a questão vital que passa pela mente de todos, agora nossa sociedade está cheia de lares desfeitos e relacionamentos que são uma das principais causas de depressão e abuso de drogas.
A sua avaliação:
Sueli
Minha planta está com muito mosquitinho. O que eu faço para tirar eles?
Socorro
A planta comigo-ninguém-pode é venenosa?