Fungos nas plantas

Como eliminar o fungo branco na terra

Como eliminar o fungo branco na terra

Com certeza, em mais de uma ocasião, você pode ter visto uma capa branca na terra de seus vasos, especialmente no caso da plantas de interior. Trata-se de mofo, que pode aparecer em circunstâncias muito concretas e é aconselhável que seja eliminado porque não é bom nem para as plantas nem para que o ambiente do lar se mantenha saudável.

O mofo nas plantas pode afetar a capa superficial do substrato, o vaso ou somente as folhas. Se você quer saber como eliminar o fungo branco na terra, continue lendo este artigo do umCOMO, pois vamos te contar as causas de sua aparição e o que fazer para conseguir que desapareça, preservando, assim, a saúde de suas plantas.

Índice

  1. Por que aparece fungo branco na terra
  2. Elimine a terra afetada pelo fungo branco
  3. Desinfete o vaso para eliminar o fungo branco
  4. Limpe as folhas da planta com fungo branco
  5. Como prevenir fungo branco na terra

Por que aparece fungo branco na terra

As manchas brancas na terra são em realidade são mofo ou fungos. É importante saber que sua presença em quantidades mínimas é normal e não implicam nenhum dano para as plantas. Os fungos na terra formam parte, assim como outas bactérias ou restos de folhas ou insetos, do substrato orgânico que alimenta a planta. O problema surge quando a quantidade de fungos é excessiva.

Por que aparece fungo branco na terra

São várias as causas que provocam essa situação e todas estão relacionadas à umidade e as elevadas temperaturas do ambiente. A pouca ventilação que as plantas de interior podem sofrer, sobretudo no inverno, o efeito de possíveis aquecedores ligados, e uma rega muito abundante ou frequente são condições que criam o caldo de cultivo perfeito para a proliferação de fungos e podem deixar a terra mofada.

Eliminar essa capa branca de um vaso o quanto antes é importante não só pela saúde da planta, mas, também, porque os fungos se propagam e podem acabar afetando o resto das plantas que você tenha em casa. O mofo também pode incidir, de maneira negativa, na saúde das pessoas.

Liberar suas plantas dos fungos é simples dependendo de onde ele se encontre e você pode fazê-lo seguindo as indicações que damos a seguir.

Elimine a terra afetada pelo fungo branco

Se você detecta uma capa superficial de fungo branco na terra de um vaso, o primeiro que você deve fazer é retirá-la com ajuda de uma pá pequena de uso habitual em jardinagem. Faça da seguinte maneira:

  1. Enterre a pé entre 1 e 2 centímetros (dependendo do tamanho do vaso) e tire essa primeira capa afetada por fungos.
  2. Uma vez retirada, mexa, com a pá e com cuidado para não danificar as raízes, no resto da terra. Assim poderá arejar o substrato ajudando-o a desfazer-se do excesso de umidade retida.
  3. Deixe que a planta se areje ao menos um dia e encha o vaso com uma nova capa de terra "limpa".
Como eliminar o fungo branco na terra - Elimine a terra afetada pelo fungo branco

Desinfete o vaso para eliminar o fungo branco

Em certa ocasiões o problema não é só a terra mofada, mas, sim, que o mofo se espalhe de tal forma que afete o vaso. Neste caso, é necessário tomar uma solução mais drástica que consiste em transplantar sua planta a um novo vaso com nova terra ou tirá-la, desinfetar o fundo do vaso e voltar a colocá-la com um novo substrato. Neste segundo caso, para que seu vaso fique seguro você pode desinfetá-lo da seguinte forma:

  1. Tire a planta do vaso e retire a terra mofada.
  2. Lave o vaso com água à temperatura ambiente misturada com gotas de sabão neutro e uma colherada de vinagre de maçã, que tem grande poder desinfetante.
  3. Esfregue o exterior e o interior do vaso com uma escova ou bucha.
  4. Deixe que o sabão e o vinagre atuem alguns minutos.
  5. Enxague bem com água.
  6. Deixe o vaso secar totalmente (melhor ao sol) e já poderá receber de novo a planta com terra nova.

Se você preferir, na hora de limpar o vaso, você pode substituir o vinagre por uma colherada de bicarbonato, outro poderoso fungicida.

Como eliminar o fungo branco na terra - Desinfete o vaso para eliminar o fungo branco

Limpe as folhas da planta com fungo branco

As folhas das plantas também podem ser afetadas por fungos e é importante retirar a parte branca que pode cobri-las. Você pode limpar as folhas das plantas de duas maneiras:

  • Simplesmente retire o mofo com um pano suave que esteja totalmente seco.
  • Recorra a produtos específicos para este fim que, quando pulverizado sobre as folhas, eliminam os fungos sem danificar as folhas.

Como prevenir fungo branco na terra

Conhecendo as circunstâncias que favorecem a proliferação de mofo branco na terra das plantas, uma série de simples conselhos evitarão sua aparição. Tenha-os em conta na hora de cuidar das plantas que alegram seu lar:

  • Ventile adequadamente os ambientes onde tenha plantas e, ainda que elas sejam de interior, aproveite o bom tempo para deixá-las um pouco ao ar livre. O sol é um bom aliado em relação ao mofo.
  • Não exagere na rega. É importante conhecer as necessidades hídricas de uma planta para evitar que o excesso de umidade retida na terra faça com que os fungos a invadam. Tampouco abuse dos adubos e fertilizantes.
  • Preste atenção à drenagem. Às vezes o problema não está na rega, mas, sim, numa drenagem ineficaz, que faz com que o vaso retenha mais água que o desejável. Colocar no fundo do vaso uma base de cascalho, não mais de um centímetro, ou pedras pequenas, antes de colocar a terra, é um excelente remédio para conseguir boa drenagem.
  • Mantenha limpa a primeira capa externa da terra. Poucas folhas caídas ou pequenos restos de insetos são matéria orgânica benéfica, mas folhas demais e ramos podem criar um manto que impede bom arejamento da terra provocando, assim, o mofo.
  • Não esqueça de manter folhas e talos em bom estado limpando-os com um pano seco para retirar o pó e os possíveis micro-organismos nocivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o fungo branco na terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Mari Torres
Nas minhas plantas, nao todas, notei pontinhos brancos o que significam?
A sua avaliação:
Thiago
É um equívoco pensar que fungos no solo da planta, é maléfico! Na verdade os fungos funcionam em simbiose com a planta. Os fungos decompõem a matéria orgânica contida no solo LIBERANDO assim, nutrientes que a planta necessita.
Se o fungo for colorido ou branco, é aconselhável manter e esse é um sinal de que está correndo tudo bem com sua planta. Caso o fungo seja cinza, escuro no geral, é aconselhado retirar do solo pois causa problemas para as plantas.
Costumamos ver solos cada vez menos vivos, utilizam os famigerados 10-10-10 e esse tipo de fertilizante mineral (agrotóxico) mata toda a vida no solo, causando um desequilíbrio imenso e tornando a planta, suscetível à pragas.
Mantenha o sono VIVO e sua planta será saudável e forte para combater SOZINHA os insetos que a atacarem.
1 de 3
Como eliminar o fungo branco na terra