menu
Partilhar

Como eliminar as cochonilhas das plantas

Como eliminar as cochonilhas das plantas

As cochonilhas são insetos de nome científico Dactylopius coccus utilizados para a produção de ácido carmínico, substância naturalmente produzida e que é bastante utilizada na indústria para a pigmentação de alimentos, medicamentos e cosméticos.[1]Apesar de também terem função na indrústia, as cochonilhas, junto aos conhecidos pulgões, essa é uma das pragas mais comuns e daninhas para nossas plantas. A falta de umidade ambiente é uma das causas principais do aparecimento deste parasita, que se dedica a absorver os nutrientes das plantas.

Caso você esteja passando por uma infestação do inseto em suas plantas e precise de ajuda, fique tranquilo porque neste artigo do umCOMO mostremos-te como eliminar as cochonilhas das plantas.

Como se livrar das cochonilhas

Cuidar de plantas é uma prática bastante prazerosa que, por vezes, pode dar dor de cabeça em razão das pragas. Antes de iniciarmos o tratamento para nos livrarmos da praga, é necessário nos lembrarmos sempre de separar as plantas afetadas das saudáveis para evitar que a praga se propague. Se você procura inseticida natural para cochonilha, deverá reunir os seguintes ingredientes:

  • 100g de pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.);
  • 100g de pimenta dedo de moça (Capsicum frutescens);
  • 100ml de álcool 95º;
  • 300g de fumo de rolo;
  • 250g de sabão de coco em pó;
  • 2L de água.

Após misturar todos os ingredientes citados, você deverá deixar a mistura descansando por 7 dias e, passado o período período, acrescentar 4 litros de água e filtrar a mistura. O produto final deverá ser pulverizado nas plantas atingidas.[2]

Além da já citada, uma das formas caseiras de como eliminar cochonilha de nossas plantas é molhar um algodão em álcool e limpar com ele as zonas afetadas da planta. É importante não deixar nenhuma cochonilha viva, já que poderia infectar a planta de novo. Outra solução caseira é colocar meia dúzia de cigarros em um recipiente de água durante uma hora e meia e regar depois as plantas afetadas com essa água.

Se a planta infectada é muito grande, ou se tem várias plantas contagiadas, uma boa maneira para eliminar a cochonilha é fazendo uma solução de álcool etílico, detergente e água quente. Borrife as plantas com a solução uma vez por semana durante todo mês para se desfazer da praga. Se você encontrou cochonilha na jabuticabeira ou em outras árvores cuja altura nos impede de tocá-las por completo, faça uso de escadas ou de outro suporte que te permita observar com cuidado as regiões atingidas pela praga.

Se a cochonilha persistir após experimentar o uso soluções caseiras, você deverá fazer uma solução fitossanitária específica para a eliminação da cochonilha.

Como identificar infestação por cochinilha

Os insetos representam 75% das espécies de animais no planeta Terra e muitos de categoria são danosos, podendo causar pragas às plantas e doenças aos seres humanos.[3] São diversas as pragas que podemos encontrar como prejudiciais às nossas plantas e, para conseguirmos acabar com o problema, é primeiramente necessário que tenhamos certeza de que estamos tomando providências cabíveis ao inseto causador da infestação.

A primeira dica para detectar alguns tipos de cochonilhas em uma planta será pela observação de sua cor, afinal, o inseto se cobre com uma camada cerosa que as deixa, unidas, com a aparência de um algodão esbranquiçado. Apesar de não serem originalmente da cor, é comum que sempre imaginemos a cochonilha branca, resultado da camada de cera que as cobre.

Se você identificou uma praga com a aparência descrita acima mas ainda não tem certeza de que se trata do inseto em questão, lembre-se de que a produção de ácido carmínico é característica da planta, fato que, somada a sua forte tonalidade avermelhada, poderá ser a resposta definitiva para a questão. Para descobrir sem sombra de dúvidas se já é hora de procurar como acabar com as cochonilhas, passe uma borracha escolar em cima da praga, usando força para esmagá-la. Se o resultado do experimento for uma mancha vermelha, estará confirmado que se trata de cochonilhas[4], caso contrário, é provável que seja alguma espécie de fungo.

Caso você tiver um jardim com diversas plantas, possível que passe ou que venha a passar por outras infestações. Para aprender a lidar com problemas similares, veja também como controlar pragas de forma natural.

Como eliminar as cochonilhas das plantas - Como identificar infestação por cochinilha

Como evitar cochonilhas

Agora que você já sabe formas de eliminar as cochonilhas, também é válido aprender formas de evitar que a praga retorne, poupando dores de cabeças futuras. Veja abaixo algumas dicas que poderão evitar que o problema retorne:

  • A cochonilha é fácil de eliminar se for detectada a tempo. Para isso, é importante revisar nossas plantas periodicamente, tendo especial atenção no verso das folhas, pois é aí onde se instala esta praga. Ficando sempre de olho em suas plantas, você conseguirá acabar com a infestação do inseto antes que ocorram danos permanentes;
  • As plantas de interior são em muitas ocasiões atacadas por causa do ressecamento ambiental que o aquecimento produz. Coloque recipientes com água perto dos radiadores para criar umidade e evitar o aparecimento da cochonilha;
  • Evite o uso de inseticidas fortemente tóxicos pois, ainda que sejam capazes de acabar com pragas, também destruirão outros insetos que têm função protetora por serem predadores naturais das cochonilhas, como é o caso das joaninhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as cochonilhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. FIGUEROA- CAMPOS, M.; CÁZARES, C. L. Producción de Grana Cochinilla Dactylopius coccus (Homoptera: Dactylopiidae en Invernadero). Agrociencia, Vol. 37, Nº 2, pp. 149-155, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288181191_Greenhouse_production_of_cochineal_insect_Dactylopius_coccus_Homoptera_Dactylopiidae. Acesso em: 19/06/2020.
  2. BRAGA, G. S.; COSTA, M. A. G.; ROCHA, A. N. Formulação orgânica eficiente para controle de Cochonilha (Dactylopius coccus) em plantas ornamentais: estudo de caso em Hibiscus rosa– sinensis L. Revista Fitos, Suplementos 1-126, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/21130/2/gilberto_silva_et_all.pdf. Acesso em: 19/06/2020.
  3. SANTOS, B. A origem e a importância dos insetos como praga das plantas cultivadas. Setor de Ciências Biológicas, universidade Federal do Paraná. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~parasito.florestal/arquivos/origem_praga.pdf. Acesso em: 19/06/2020.
  4. Problems and Pests of Agave, Aloe, Cactus and Yucca. College of Agriculture and Life Sciences, University of Arizona, 2003. Disponível em: https://extension.arizona.edu/sites/extension.arizona.edu/files/pubs/az1399.pdf. Acesso em: 19/06/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
A sua avaliação:
João Irineu Wittmann
Sugestões criativas. Vou usar. Obrigado em partilhar!
Elenilson moreira da silva
Como eu faço pra acabar formigas pretas das plantas
Editor umComo.com.br
Selma Leal
Tenho a flor do deserto, apareceu um bichinho parece uma formiguinha bem pequena a qual não consigo combater. Os botões morrem antes de abrir. Já usei um inseticida chamado Dimy, vinagre e não consigo combater. Já stou desanimadaa pois em outros lugares ela está sempre florida. O que eu faço?
Terezinha
Faça um chá de canela( 3 colheres de sopa) em um litro de água. Deixa fever 10minuto. Deixa esfriar. Pulverizar à noite. Pode fazer a pulverização toda semana.
Manoela Cristina Teixeira Carrera
Bom dia.Borrifei água com folhas de mamoeiras nas minhas orquídeas por conta das colchonilhas e asfolhas caíram todas,mas graças à Deus não morreram. O que fazer agora?
Elisa Mazalli
Como eliminar lesmas e caracóis?
Norma
Boa noite achei Boa as dicas mas é difícil controlar essas pragas mas gostei obrigada.
aparecido gil
tenho em minha casa região urbana um pé de pinha nas folhas não tem nada mas nos frutos aparecem cochonilas o que faço para acabar com elas sem prejudicar os frutos e nem contaminar pois tenho pinha praticamente o ano todo as frutas temporonas são até de tamanhos enormes ,obrigado pela atenção,Gil.Bataguassu MS.
João Gilberto
como faço para acabar com colchonilhas nas folhas da flor de maio
A sua avaliação:
Crisca
Por favor descreva a receita da solução de Álcool etílico com sabão e água quente e quantidades. Obrigada
velêda de barros marques
Tenho um pé de pimentão plantado em um vaso, ele está com alguns pimentões pequenos, porém há uma semana as folhas estão caindo e além disso apresenta alguns buracos nas folhas ( redondos ) olhamos e não vemos nada aparentemente, as folhas estão verdinhas, a planta está viçosa mas as folhas estão caindo várias vezes por dia. Há dois meses aconteceu a mesma coisa e só vingaram dois frutos, as folhas apresentavam muitos buracos, colocamos casca de ovos e deu uma parada. Preciso de orientação enquanto a praga não extermina os frutos. Grata.
Maria Giuliani
Agradeço pelas boas informações sobre o cuidado para com as plantas, de modo particular a roseira.
Minha roseira está com as folhas lustras, parece que recebeu banho de óleo. as poucas flores são raquíticas. Cor é rosa forte. estão branquelas. passei inseticida, mas não resolveu! pensei em podá-la novamente! que acham. obrigada.
Camila
Também funciona muito bem esborifar água com vinagre, pra mim sempre deu certo ,e além disso não é tóxico
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Camilla! Valeu pela dica! :)
Debora Ferrira dos Santos
quero saber se cochonilhas sao aqueles pontinhos brancos e vivos que ficam pulando sobre as plantas,no meu alface apareceram algumas.
Beth
Cochonilhas de carapaça são durinhas e grudam nas folhas. Tem outra sem carapaça branca igual mas molenga e mais fácil de retirar, faço isso com água e detergente, nas mais insistentes, uso uma escova de dentes macia.
Etio Meira dos Santos
Tenho uma plantação pequena de ibisco de flor vermelhas são lidas mas a praga da mosca branca tem atacado constetemente, já usei o prepara de fumo com sabão de coco, sabão com álcool e densa valeu mas é tanta mosca que está atingindo outras plantas do meu jardim. Já cortei todas as plantas do ibisco e quando começão a crescer volta tudo de novo. Não seio mais o que fazer. Queria que mandasse a quantidade de álcool etílico e sabão de côco por litro de água para ver se consigo eliminar esta praga. Inclusive está atacando até uns pés de maracujá que já está frutiferando. Me ajude a preservar minhas plantações.
mauricio
como é o preparp dessa solução de álcool etílico, detergente e água quente?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mauricio! Para fazer essa solução deve utilizar partes iguais de álcool, água quente e detergente e misturar bem. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
orlando schramm filho
o conteúdo a respeito das cochonilhas, é bastante interessante vou repassar aos meus colegas na nossa Associação, pois sempre tem alguém reclamando das cochonilhas. Outra praga são technocoris mais conhecidos como flaminguinhos. Abraços orlando schramm filho.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Orlando! Que bom saber que o conteúdo foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e pela divulgação da informação :)
A sua avaliação:
Marcio ferreirano
No jardim do prédio aonde trabalho existe a chamada sica tá enfestada dessa praga já conversei c/algumas pessoas aqui pra combater essa praga q tomou conta,, o me diz?
A sua avaliação:
RENATO PEDRO TREMEA
Gosto muito de cuidar da horta, pois tive problemas de câncer e procuro produzir alimentos saudáveis. O problema maior sempre é a cochonilha e a vaquinha. A primeira, ocasionando danos na parte folhar e a segunda no fruto. E eu não quero usar nada que seja produto tóxico. Agradeço a atenção.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renato! Você também pode remover os insetos com um cotonete embebido em vinagre. Para além disso, outra solução é pulverizar a planta afetada com emulsões de sabão de coco ou detergente neutro, e depois pulverizar óleo mineral. Obrigada pelo seu comentário e espero que essas dicas ajudem!
A sua avaliação:
marcos antonio fereguetti
boa noite! Eu tenho combatido cochonilhas com produtos naturais.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
NEUZIMAR F REZENDE
Ganhei uma Cattleia..Aparecerão as Cochonillas.. já usei oleo de neem.. ñ esta infestada mas sempre aparecem...o que faço?

Como eliminar as cochonilhas das plantas
1 de 2
Como eliminar as cochonilhas das plantas

Voltar ao topo da página