Partilhar
Partilhar em:

Como eliminar as cochonilhas das plantas

Fonte: mijardin.es

Junto aos conhecidos pulgões, a cochonilha é uma das pragas mais comuns e daninhas para nossas plantas. A falta de umidade ambiente é uma das causas principais do aparecimento deste parasita, que se dedica a absorver os nutrientes das plantas. Mesmo assim, pode estar tranquilo porque neste artigo de umComo mostramos-lhe como eliminar as cochonilhas das plantas.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as formigas das plantas

A cochonilha é fácil de eliminar se for detectada a tempo. Para isso, é importante revisar nossas plantas periodicamente, tendo especial atenção no reverso das folhas, pois é aí onde se instala esta praga.

Fonte: consumer.es

Uma das formas de eliminar a cochonilha de nossas plantas é molhar um algodão em álcool e limpar com ele as zonas afetadas da planta. É importante não deixar nenhuma cochonilha viva, já que poderia infectar a planta de novo.

Se a planta infectada é muito grande, ou se tem várias plantas contagiadas, a melhor maneira para eliminar a cochonilha é fazendo uma solução de álcool etílico, detergente e água quente. Borrife as plantas com a solução uma vez por semana durante todo mês para se desfazer da praga.

Outra solução caseira é colocar meia dúzia de cigarros em um recipiente de água durante uma hora e meia e regar depois as plantas afetadas com essa água.

As plantas de interior são em muitas ocasiões atacadas por causa do ressecamento ambiental que o aquecimento produz. Coloque recipientes com água perto dos radiadores para criar umidade e evitar o aparecimento da cochonilha.

Lembre-se sempre de separar as plantas afetadas das saudáveis para evitar que a praga se propague. Se a cochonilha persiste após experimentar estas soluções caseiras, deverá fazer uma solução fitossanitária específica para a eliminação da cochonilha.

Fonte: agroterra.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como eliminar as cochonilhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (16)

Escrever comentário sobre Como eliminar as cochonilhas das plantas

16 comentários
aparecido gil
tenho em minha casa região urbana um pé de pinha nas folhas não tem nada mas nos frutos aparecem cochonilas o que faço para acabar com elas sem prejudicar os frutos e nem contaminar pois tenho pinha praticamente o ano todo as frutas temporonas são até de tamanhos enormes ,obrigado pela atenção,Gil.Bataguassu MS.
João Gilberto
como faço para acabar com colchonilhas nas folhas da flor de maio
A sua avaliação:
Crisca
Por favor descreva a receita da solução de Álcool etílico com sabão e água quente e quantidades. Obrigada
velêda de barros marques
Tenho um pé de pimentão plantado em um vaso, ele está com alguns pimentões pequenos, porém há uma semana as folhas estão caindo e além disso apresenta alguns buracos nas folhas ( redondos ) olhamos e não vemos nada aparentemente, as folhas estão verdinhas, a planta está viçosa mas as folhas estão caindo várias vezes por dia. Há dois meses aconteceu a mesma coisa e só vingaram dois frutos, as folhas apresentavam muitos buracos, colocamos casca de ovos e deu uma parada. Preciso de orientação enquanto a praga não extermina os frutos. Grata.
Maria Giuliani
Agradeço pelas boas informações sobre o cuidado para com as plantas, de modo particular a roseira.
Minha roseira está com as folhas lustras, parece que recebeu banho de óleo. as poucas flores são raquíticas. Cor é rosa forte. estão branquelas. passei inseticida, mas não resolveu! pensei em podá-la novamente! que acham. obrigada.
Camila
Também funciona muito bem esborifar água com vinagre, pra mim sempre deu certo ,e além disso não é tóxico
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Camilla! Valeu pela dica! :)
Debora Ferrira dos Santos
quero saber se cochonilhas sao aqueles pontinhos brancos e vivos que ficam pulando sobre as plantas,no meu alface apareceram algumas.
Etio Meira dos Santos
Tenho uma plantação pequena de ibisco de flor vermelhas são lidas mas a praga da mosca branca tem atacado constetemente, já usei o prepara de fumo com sabão de coco, sabão com álcool e densa valeu mas é tanta mosca que está atingindo outras plantas do meu jardim. Já cortei todas as plantas do ibisco e quando começão a crescer volta tudo de novo. Não seio mais o que fazer. Queria que mandasse a quantidade de álcool etílico e sabão de côco por litro de água para ver se consigo eliminar esta praga. Inclusive está atacando até uns pés de maracujá que já está frutiferando. Me ajude a preservar minhas plantações.
mauricio
como é o preparp dessa solução de álcool etílico, detergente e água quente?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Mauricio! Para fazer essa solução deve utilizar partes iguais de álcool, água quente e detergente e misturar bem. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
orlando schramm filho
o conteúdo a respeito das cochonilhas, é bastante interessante vou repassar aos meus colegas na nossa Associação, pois sempre tem alguém reclamando das cochonilhas. Outra praga são technocoris mais conhecidos como flaminguinhos. Abraços orlando schramm filho.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Orlando! Que bom saber que o conteúdo foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e pela divulgação da informação :)

Fonte: mijardin.es
Fonte: consumer.es
Fonte: agroterra.com
1 de 3