Partilhar

Como eliminar as cochonilhas das plantas

As cochonilhas são insetos de nome científico Dactylopius coccus utilizados para a produção de ácido carmínico, substância naturalmente produzida e que é bastante utilizada na indústria para a pigmentação de alimentos, medicamentos e cosméticos.[1]Apesar de também terem função na indrústia, as cochonilhas, junto aos conhecidos pulgões, essa é uma das pragas mais comuns e daninhas para nossas plantas. A falta de umidade ambiente é uma das causas principais do aparecimento deste parasita, que se dedica a absorver os nutrientes das plantas.

Caso você esteja passando por uma infestação do inseto em suas plantas e precise de ajuda, fique tranquilo porque neste artigo do umCOMO mostremos-te como eliminar as cochonilhas das plantas.

Como se livrar das cochonilhas

Cuidar de plantas é uma prática bastante prazerosa que, por vezes, pode dar dor de cabeça em razão das pragas. Antes de iniciarmos o tratamento para nos livrarmos da praga, é necessário nos lembrarmos sempre de separar as plantas afetadas das saudáveis para evitar que a praga se propague. Se você procura inseticida natural para cochonilha, deverá reunir os seguintes ingredientes:

  • 100g de pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.);
  • 100g de pimenta dedo de moça (Capsicum frutescens);
  • 100ml de álcool 95º;
  • 300g de fumo de rolo;
  • 250g de sabão de coco em pó;
  • 2L de água.

Após misturar todos os ingredientes citados, você deverá deixar a mistura descansando por 7 dias e, passado o período período, acrescentar 4 litros de água e filtrar a mistura. O produto final deverá ser pulverizado nas plantas atingidas.[2]

Além da já citada, uma das formas caseiras de como eliminar cochonilha de nossas plantas é molhar um algodão em álcool e limpar com ele as zonas afetadas da planta. É importante não deixar nenhuma cochonilha viva, já que poderia infectar a planta de novo. Outra solução caseira é colocar meia dúzia de cigarros em um recipiente de água durante uma hora e meia e regar depois as plantas afetadas com essa água.

Se a planta infectada é muito grande, ou se tem várias plantas contagiadas, uma boa maneira para eliminar a cochonilha é fazendo uma solução de álcool etílico, detergente e água quente. Borrife as plantas com a solução uma vez por semana durante todo mês para se desfazer da praga. Se você encontrou cochonilha na jabuticabeira ou em outras árvores cuja altura nos impede de tocá-las por completo, faça uso de escadas ou de outro suporte que te permita observar com cuidado as regiões atingidas pela praga.

Se a cochonilha persistir após experimentar o uso soluções caseiras, você deverá fazer uma solução fitossanitária específica para a eliminação da cochonilha.

Como identificar infestação por cochinilha

Os insetos representam 75% das espécies de animais no planeta Terra e muitos de categoria são danosos, podendo causar pragas às plantas e doenças aos seres humanos.[3] São diversas as pragas que podemos encontrar como prejudiciais às nossas plantas e, para conseguirmos acabar com o problema, é primeiramente necessário que tenhamos certeza de que estamos tomando providências cabíveis ao inseto causador da infestação.

A primeira dica para detectar alguns tipos de cochonilhas em uma planta será pela observação de sua cor, afinal, o inseto se cobre com uma camada cerosa que as deixa, unidas, com a aparência de um algodão esbranquiçado. Apesar de não serem originalmente da cor, é comum que sempre imaginemos a cochonilha branca, resultado da camada de cera que as cobre.

Se você identificou uma praga com a aparência descrita acima mas ainda não tem certeza de que se trata do inseto em questão, lembre-se de que a produção de ácido carmínico é característica da planta, fato que, somada a sua forte tonalidade avermelhada, poderá ser a resposta definitiva para a questão. Para descobrir sem sombra de dúvidas se já é hora de procurar como acabar com as cochonilhas, passe uma borracha escolar em cima da praga, usando força para esmagá-la. Se o resultado do experimento for uma mancha vermelha, estará confirmado que se trata de cochonilhas[4], caso contrário, é provável que seja alguma espécie de fungo.

Caso você tiver um jardim com diversas plantas, possível que passe ou que venha a passar por outras infestações. Para aprender a lidar com problemas similares, veja também como controlar pragas de forma natural.

Como eliminar as cochonilhas das plantas - Como identificar infestação por cochinilha

Como evitar cochonilhas

Agora que você já sabe formas de eliminar as cochonilhas, também é válido aprender formas de evitar que a praga retorne, poupando dores de cabeças futuras. Veja abaixo algumas dicas que poderão evitar que o problema retorne:

  • A cochonilha é fácil de eliminar se for detectada a tempo. Para isso, é importante revisar nossas plantas periodicamente, tendo especial atenção no verso das folhas, pois é aí onde se instala esta praga. Ficando sempre de olho em suas plantas, você conseguirá acabar com a infestação do inseto antes que ocorram danos permanentes;
  • As plantas de interior são em muitas ocasiões atacadas por causa do ressecamento ambiental que o aquecimento produz. Coloque recipientes com água perto dos radiadores para criar umidade e evitar o aparecimento da cochonilha;
  • Evite o uso de inseticidas fortemente tóxicos pois, ainda que sejam capazes de acabar com pragas, também destruirão outros insetos que têm função protetora por serem predadores naturais das cochonilhas, como é o caso das joaninhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as cochonilhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. FIGUEROA- CAMPOS, M.; CÁZARES, C. L. Producción de Grana Cochinilla Dactylopius coccus (Homoptera: Dactylopiidae en Invernadero). Agrociencia, Vol. 37, Nº 2, pp. 149-155, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288181191_Greenhouse_production_of_cochineal_insect_Dactylopius_coccus_Homoptera_Dactylopiidae. Acesso em: 19/06/2020.
  2. BRAGA, G. S.; COSTA, M. A. G.; ROCHA, A. N. Formulação orgânica eficiente para controle de Cochonilha (Dactylopius coccus) em plantas ornamentais: estudo de caso em Hibiscus rosa– sinensis L. Revista Fitos, Suplementos 1-126, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/21130/2/gilberto_silva_et_all.pdf. Acesso em: 19/06/2020.
  3. SANTOS, B. A origem e a importância dos insetos como praga das plantas cultivadas. Setor de Ciências Biológicas, universidade Federal do Paraná. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~parasito.florestal/arquivos/origem_praga.pdf. Acesso em: 19/06/2020.
  4. Problems and Pests of Agave, Aloe, Cactus and Yucca. College of Agriculture and Life Sciences, University of Arizona, 2003. Disponível em: https://extension.arizona.edu/sites/extension.arizona.edu/files/pubs/az1399.pdf. Acesso em: 19/06/2020.

Escrever comentário sobre Como eliminar as cochonilhas das plantas

30 comentários
A sua avaliação:
João Irineu Wittmann
Sugestões criativas. Vou usar. Obrigado em partilhar!
Elenilson moreira da silva
Como eu faço pra acabar formigas pretas das plantas
Editor umComo.com.br
Selma Leal
Tenho a flor do deserto, apareceu um bichinho parece uma formiguinha bem pequena a qual não consigo combater. Os botões morrem antes de abrir. Já usei um inseticida chamado Dimy, vinagre e não consigo combater. Já stou desanimadaa pois em outros lugares ela está sempre florida. O que eu faço?
Terezinha
Faça um chá de canela( 3 colheres de sopa) em um litro de água. Deixa fever 10minuto. Deixa esfriar. Pulverizar à noite. Pode fazer a pulverização toda semana.
Manoela Cristina Teixeira Carrera
Bom dia.Borrifei água com folhas de mamoeiras nas minhas orquídeas por conta das colchonilhas e asfolhas caíram todas,mas graças à Deus não morreram. O que fazer agora?
Elisa Mazalli
Como eliminar lesmas e caracóis?
Norma
Boa noite achei Boa as dicas mas é difícil controlar essas pragas mas gostei obrigada.
aparecido gil
tenho em minha casa região urbana um pé de pinha nas folhas não tem nada mas nos frutos aparecem cochonilas o que faço para acabar com elas sem prejudicar os frutos e nem contaminar pois tenho pinha praticamente o ano todo as frutas temporonas são até de tamanhos enormes ,obrigado pela atenção,Gil.Bataguassu MS.
João Gilberto
como faço para acabar com colchonilhas nas folhas da flor de maio
A sua avaliação:
Crisca
Por favor descreva a receita da solução de Álcool etílico com sabão e água quente e quantidades. Obrigada
velêda de barros marques
Tenho um pé de pimentão plantado em um vaso, ele está com alguns pimentões pequenos, porém há uma semana as folhas estão caindo e além disso apresenta alguns buracos nas folhas ( redondos ) olhamos e não vemos nada aparentemente, as folhas estão verdinhas, a planta está viçosa mas as folhas estão caindo várias vezes por dia. Há dois meses aconteceu a mesma coisa e só vingaram dois frutos, as folhas apresentavam muitos buracos, colocamos casca de ovos e deu uma parada. Preciso de orientação enquanto a praga não extermina os frutos. Grata.

1 de 2

Voltar ao topo da página