Partilhar

Como eliminar as cochonilhas das plantas

Por Sara Viega. Atualizado: 23 novembro 2017
Fonte: mijardin.es

Junto aos conhecidos pulgões, a cochonilha é uma das pragas mais comuns e daninhas para nossas plantas. A falta de umidade ambiente é uma das causas principais do aparecimento deste parasita, que se dedica a absorver os nutrientes das plantas. Mesmo assim, pode estar tranquilo porque neste artigo de umComo mostramos-lhe como eliminar as cochonilhas das plantas.

A cochonilha é fácil de eliminar se for detectada a tempo. Para isso, é importante revisar nossas plantas periodicamente, tendo especial atenção no reverso das folhas, pois é aí onde se instala esta praga.

Fonte: consumer.es

Uma das formas de eliminar a cochonilha de nossas plantas é molhar um algodão em álcool e limpar com ele as zonas afetadas da planta. É importante não deixar nenhuma cochonilha viva, já que poderia infectar a planta de novo.

Se a planta infectada é muito grande, ou se tem várias plantas contagiadas, a melhor maneira para eliminar a cochonilha é fazendo uma solução de álcool etílico, detergente e água quente. Borrife as plantas com a solução uma vez por semana durante todo mês para se desfazer da praga.

Outra solução caseira é colocar meia dúzia de cigarros em um recipiente de água durante uma hora e meia e regar depois as plantas afetadas com essa água.

As plantas de interior são em muitas ocasiões atacadas por causa do ressecamento ambiental que o aquecimento produz. Coloque recipientes com água perto dos radiadores para criar umidade e evitar o aparecimento da cochonilha.

Lembre-se sempre de separar as plantas afetadas das saudáveis para evitar que a praga se propague. Se a cochonilha persiste após experimentar estas soluções caseiras, deverá fazer uma solução fitossanitária específica para a eliminação da cochonilha.

Fonte: agroterra.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as cochonilhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como eliminar as cochonilhas das plantas

26 comentários
Selma Leal
Tenho a flor do deserto, apareceu um bichinho parece uma formiguinha bem pequena a qual não consigo combater. Os botões morrem antes de abrir. Já usei um inseticida chamado Dimy, vinagre e não consigo combater. Já stou desanimadaa pois em outros lugares ela está sempre florida. O que eu faço?
Manoela Cristina Teixeira Carrera
Bom dia.Borrifei água com folhas de mamoeiras nas minhas orquídeas por conta das colchonilhas e asfolhas caíram todas,mas graças à Deus não morreram. O que fazer agora?
Elisa Mazalli
Como eliminar lesmas e caracóis?
Norma
Boa noite achei Boa as dicas mas é difícil controlar essas pragas mas gostei obrigada.
aparecido gil
tenho em minha casa região urbana um pé de pinha nas folhas não tem nada mas nos frutos aparecem cochonilas o que faço para acabar com elas sem prejudicar os frutos e nem contaminar pois tenho pinha praticamente o ano todo as frutas temporonas são até de tamanhos enormes ,obrigado pela atenção,Gil.Bataguassu MS.
João Gilberto
como faço para acabar com colchonilhas nas folhas da flor de maio
A sua avaliação:
Crisca
Por favor descreva a receita da solução de Álcool etílico com sabão e água quente e quantidades. Obrigada
velêda de barros marques
Tenho um pé de pimentão plantado em um vaso, ele está com alguns pimentões pequenos, porém há uma semana as folhas estão caindo e além disso apresenta alguns buracos nas folhas ( redondos ) olhamos e não vemos nada aparentemente, as folhas estão verdinhas, a planta está viçosa mas as folhas estão caindo várias vezes por dia. Há dois meses aconteceu a mesma coisa e só vingaram dois frutos, as folhas apresentavam muitos buracos, colocamos casca de ovos e deu uma parada. Preciso de orientação enquanto a praga não extermina os frutos. Grata.
Maria Giuliani
Agradeço pelas boas informações sobre o cuidado para com as plantas, de modo particular a roseira.
Minha roseira está com as folhas lustras, parece que recebeu banho de óleo. as poucas flores são raquíticas. Cor é rosa forte. estão branquelas. passei inseticida, mas não resolveu! pensei em podá-la novamente! que acham. obrigada.
Camila
Também funciona muito bem esborifar água com vinagre, pra mim sempre deu certo ,e além disso não é tóxico
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Camilla! Valeu pela dica! :)

Fonte: mijardin.es
Fonte: consumer.es
Fonte: agroterra.com
1 de 3

Voltar ao topo da página