Como eliminar os gafanhotos das plantas
Suas plantas estão mordidas e achava que era pelos pulgões, mas descobriu que é por causa dos gafanhotos? Os gafanhotos têm um aparelho bucal mastigador e alimentam-se de plantas. Normalmente, no outono, o gafanhoto fêmea coloca seus ovos e na primavera nascem os filhotes (que não podem voar). Por se alimentar de folhas e caules, aumentam de tamanho e trocam a sua pele para crescer. Quando são adultos, voam e se reproduzem. Em enxame podem ser devastadores; mas sem chegar a este extremo, simplesmente se acomodando em nossas plantas e jardins, também podem fazer muito estrago. Em umComo.com.br vamos dar para você alguns conselhos sobre como eliminar os gafanhotos das suas plantas.
Passos a seguir:
Se a zona a tratar não for muito grande, poderíamos pensar que pegando o bicho com as mãos (apesar de ser muito difícil) seria suficiente. Mas lembre-se que cada fêmea pode botar até 200 ovos, o que torna esta solução bastante inviável, já que ninguém garante que os gafanhotos não tenham feito já a sua tarefa.
Uma das opções mais eficazes para eliminar os gafanhotos das plantas é pulverizar com spray inseticida. Existem muitos produtos à venda, cada um com as suas próprias indicações de funcionamento. No geral, são produtos que devemos aplicar uma vez por semana até eliminar os gafanhotos e, depois, a cada 2-4 semanas de forma preventiva.
Existem repelentes à base de extrato de alho que dão ótimos resultados. Aplica-se o produto na planta e ao redor e o que faz é repelir, não matar; por ter um sabor desagradável faz com que os gafanhotos não queiram comer e fujam à procura de outras plantas mais apetitosas. Se for a uma loja especializada, aconselharão você sobre qual é o melhor produto para a sua zona.
Outra opção mais natural é ouvir a natureza. O ciclo biológico de todos os seres vivos, as cadeias tróficas, a subsistência, comer uns aos outros para sobreviver... Se o espaço permitir, aumente seus depredadores naturais e poderá controlar os gafanhotos. As galinhas e os patos adoram.
Outra opção para controlar o ataque dos gafanhotos, se quisermos fugir dos produtos comerciais, são os remédios caseiros. Os remédios caseiros ou ecológicos não danificam o meio ambiente pois não são contaminantes. Se você quiser fazer seu próprio anti gafanhoto ecológico, vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 125 gramas de sementes moídas de Melia
- 500 ml de água (meio litro)
- Um pulverizador
Deixe a mistura repousar por pelo menos 8 horas mexendo bem. Antes de aplicar, filtre. Com o pulverizador, aplicamos o resultado uma vez por semana aproximadamente. Faça isso cedo, de manhã, ou ao entardecer (sem sol direto). Deve se certificar de cobrir corretamente toda a superfície (especialmente a parte de trás das folhas). Este extrato, ainda que seja natural, é tóxico para as pessoas e animais de sangue quente e deve ser aplicado com precaução.
Se com uma solução caseira não for suficiente ou tiver problemas para encontrar sementes moídas de Melia, este remédio também pode ser útil:
- Alho
- Cebola
- Capsicum (chilli ou pimentas)
- Água para fazer a base do produto
Estes ingredientes funcionam igualmente juntos ou separados. Todos são produtos que segregam cheiros naturais, como todas as plantas, para se defender dos depredadores; mas neste caso muito fortes.
O resultado que obteremos será similar ao de uma solução concentrada que podemos utilizar em proporção 1:4. Trituramos uma boa dose do ingrediente ou ingredientes que queiramos utilizar em um litro de água (por exemplo uma cabeça de alho inteira) e, depois, filtramos a mistura em um coador de algodão ou algo parecido.
Aconselhamos você a consultar também o artigo Remédios caseiros para combater as pragas em suas plantas e encontrar outras boas soluções naturais.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os gafanhotos das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.