menu
Partilhar

Plantas que florescem o ano todo

 
Por Redação umCOMO. 22 fevereiro 2021
Plantas que florescem o ano todo

Muitas plantas têm uma época exclusiva do ano em que florescem, mas não todas as plantas tem uma floração de poucas semanas ou poucos meses. Embora algumas tenham uma etapa concreta em que exibem suas flores e deve-se ter em conta na hora de plantá-las e cultivá-las, existem outras que são capazes de florirem durante os 12 meses do ano, ainda que pode ser que durante alguns períodos tenham mais ou menos quantidade de flores que em outros.

Ver como florescem estas plantas é muito mais simples, já que se podem plantar em qualquer momento e não há como esperar vários meses para tenham flores. Sua grande resistência a temperaturas variáveis lhes dá capacidade suficiente para conservá-las tanto com o frio, como com o calor.

Não sabe quais são as plantas que florescem o ano todo? Se quiser conhecer várias plantas com flores o ano todo e os cuidados básicos que requerem, o umCOMO te recomenda que continue lendo este artigo que conta com uma lista de 15 espécies.

Também lhe pode interessar: Como plantar jacintos

Gerânio

Uma das plantas que florescem o ano todo é o gerânio. Sua popularidade a converte em uma das mais vistas por todas as casas e varandas. Além de tudo, é perfeita para aquelas pessoas que começam no mundo da jardinagem, já que não necessita de muitos cuidados para se manter em bom estado.

Regando o gerânio diariamente nos meses mais quentes do ano, durante o verão, é suficiente para conservá-lo corretamente. Adicione adubo periodicamente para que a planta disponha de mais matéria orgânica e absorva vitaminas que lhe ajudam a fortalecer-se.

Se você se interessa por esta planta, aqui você pode aprender como cuidar de gerânios.

Plantas que florescem o ano todo - Gerânio

Planta da alegria

A planta da alegria floresce durante muitos meses e precisa estar em lugar da casa especialmente iluminado e protegido das correntes de ar. Tem flores muito coloridas, entre as cores das flores da alegria estão o vermelho, o branco e o rosa.

A rega desta planta requer moderação, mas sem deixar que a terra chegue a secar-se por completo. Tenha em conta que a alegria tolera melhor o excesso de água que a falta prolongada de rega, por isso, em caso de dúvidas, ou que vá passar dias longe, é preferível regá-la um pouco mais que o necessário.

Plantas que florescem o ano todo - Planta da alegria

Beldroega

A beldroega é uma planta com diferentes usos medicinais, devido às propriedades que contêm em suas folhas, talos e flores amarelas. É utilizada para decorar a casa e muito resistente, por isso é uma das plantas que florescem o ano todo se está em zonas com temperaturas estáveis.

A rega da beldroega requer uma frequência de duas vezes por semana. Procure que ela recebe o contato dos raios solares durante o dia por, pelo menos, duas horas.

Plantas que florescem o ano todo - Beldroega

Lavanda

Entre as plantas que florescem o ano todo está a lavanda, que se destaca por seu agradável aroma usado em diferentes ambientadores, produtos de higiene e cosmética. A cor de suas flores é de distintos tons de violeta e lilás, inclusive existe um tom que se considera "tom de lavanda". A lavanda requer uma série de cuidados, entre eles:

  • Uma frequência de rega de duas vezes por semana;
  • Poda uma vez por mês;
  • Colocar adubo somente em casos de extrema necessidade, sendo ele baixo em nitrogênio.

Neste outro artigo você poderá saber melhor como cuidar da lavanda.

Plantas que florescem o ano todo - Lavanda

Begônia

Se você pretende das um colorido ao seu jardim com plantas que florescem o ano todo , a begônia é uma das mais indicadas. As flores da begônia são grande ou pequenas, segundo a variedade da planta e são de cores diversas.

Ela requer alguns cuidados como a iluminação, já que necessita receber bastante luz. Assim, pois, procure colocá-la em uma zona da casa em que possa estar em contato com o sol. Além disse, regule a rega durante o inverno para não afoga-la e aumente a frequência durante o verão. Tente que a terra se seque entre as regas. No que diz respeito ao adubo, adicione-o uma vez a cada 15 dias.

Aqui você poderá ver mais detalhes sobre como cuidar das begônias.

Plantas que florescem o ano todo - Begônia

Estrela-do-Egito

A estrela-do-Egito é um arbusto com flores pequenas com uma floração que dura muitos meses. Podem ser vermelhas, rosas, lilases e brancas. Garantindo os cuidados básicos da planta, seu crescimento será notável e chegará a alcançar 60 cm.

Por ser um arbusto bastante resistente, não necessita cuidados especiais. Uma frequência de três regas por semana e cuidados com a drenagem correta serão suficientes para que ela se mantenha em bom estado.

Plantas que florescem o ano todo - Estrela-do-Egito

Verbena

A verbena é outra das plantas que dão flores durante o ano todo. Cumpra com os seguintes cuidados básicos para que dê um colorido a sua casa:

  • Necessita receber luz solar continuamente.
  • Deve rega-la diariamente de forma moderada.
  • Lembre-se que o período de maior floração da planta vai desde o final da primavera ao final do verão. Nestas condições climatológicas se mantém sem problemas, mas também se conserva no outono e inverno se tem cobertas suas necessidades vitais.
Plantas que florescem o ano todo - Verbena

Violeta africana

Também existem plantas que dão flores o ano todo para serem usadas no interior, como é o caso da violeta africana. Deve estar situada em uma zona muito iluminada para que possa crescer todo o possível.

A violeta africana requer três regas semanais no verão e uma rega em duas semanas no inverno. Para exibir flores lindas, aplique fertilizante a cada duas semanas.

Plantas que florescem o ano todo - Violeta africana

Ciclame

O ciclame é uma planta de cores muito vivas com flores durante os 12 meses do ano. Como acontece com a verbena, a melhor época de floração se situa entre a primavera e o verão, mas há variedades da planta que florescem mais no inverno. Entre as cores mais populares do ciclame está a branco e a rosa. Requer rega com água quente e, embora necessite boa iluminação, não deve estar em contato direto com o sol.

Aqui deixamos vários conselhos sobre como cuidar de um ciclame.

Clavelina

Se você busca plantas de sol direto que florescem todo o ano, esta é uma das que você pode gostar. A clavelina é uma planta que se pode cultivar tanto no jardim como em um vaso e que dá flores durante todo o ano. Além do que, as cores de suas flores são vivas e alegres. Para cuidar dela, deve rega-la diariamente e tentar que esteja exposta ao sol pelo menos 6 horas por dia.

Plantas que florescem o ano todo - Clavelina

Oxalis

Oxalis é uma planta tropical cujas flores são amarelas e rosas. Regando-a duas vezes por semana e com uma temperatura que oscile entre os 15 e os 20º ela se desenvolverá corretamente.

Esta planta necessita estar localizada em uma zona iluminada da casa, mas evitando em todo momento o contato direto com o sol durante muitas horas seguidas.

Plantas que florescem o ano todo - Oxalis

Hera

Algumas heras são uma das plantas que florescem o ano todo. A hera é uma planta trepadeira com flores que podem ser pequenas e amarelas, brancas e outras cores, de acordo com a espécie. Existem muitas espécies de heras, algumas são mais delicadas e outras são muito resistentes a uma grande oscilação térmica e ao sol.

Entre os cuidados que você deve ter estão: rega-la três vezes por semana no verão e reduzir no inverno. Também é importante que seja adubada na primavera e no verão com adubos orgânicos.

Neste outro post você pode conhecer como plantar hera.

Plantas que florescem o ano todo - Hera

Crisântemo

Os crisântemos são plantas que florescem o ano todo muito resistentes a temperaturas extremas. Necessitam regas moderadas e sua etapa de maior floração começa em março e chega até junho. Depois desta grande etapa de grande floração é conveniente podá-las.

Aqui neste outro artigo te ensinaremos como cuidar dos crisântemos.

Plantas que florescem o ano todo - Crisântemo

Hortênsia

Apesar de começar a florescer na primavera, a hortênsia consegue manter suas flores vivas durante a maioria dos meses do ano, até entrar no outono. Para que a hortênsia consiga florescer, é necessário que você a regue diariamente durante o verão, para que conserve as raízes úmidas e também requer uma poda frequente.

Nestes outros artigos do umCOMO falamos sobre como podar e cuidar das hortênsias.

Plantas que florescem o ano todo - Hortênsia

Abélia

A abélia é uma das plantas que florescem o ano todo destacada por sua altura: chega praticamente a um metro e meio.

Além do mais, é tão resistente que é capaz de adaptar-se a diferentes temperaturas. Seu tempo de floração é grande, mas é especialmente notável na primavera. Por tudo isso, é uma planta de exterior ideal para dar colorido a sua varanda ou jardim.

Depois de ter conhecido todas estas plantas que florescem o ano todo, te animamos a ver outros artigos do umCOMO sobre uma variedade de plantas com flores.

Plantas que florescem o ano todo - Abélia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que florescem o ano todo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas que florescem o ano todo
1 de 15
Plantas que florescem o ano todo

Voltar ao topo da página