Como cuidar de gerânios
Uma das flores mais comuns em jardins e varandas é o gerânio, que dá vida a qualquer recanto com suas flores multicoloridas. Trata-se de uma planta que resiste bem, inclusive às altas temperaturas, e é muito fácil de cuidar. Você pode combinar diferentes espécies e variedades de gerânios para conseguir assim um resultado espetacular e colorir todo o seu lar. Para que não fique nenhuma dúvida, explicaremos neste artigo como cuidar de gerânios.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, você deve considerar que os gerânios precisam de muita luz solar para um crescimento forte e saudável. Desta forma, recomendamos que sejam colocados em um local ensolarado de seu jardim ou terraço ou, caso estejam em áreas internas, próximo de janelas.
Trata-se de uma planta que floresce no verão, por isso deve ser muito regada durante esta estação do ano; enquanto no inverno, a frequência de irrigação deve ser muito menor, especialmente em climas frios.
Além disso, recomendamos o uso de um substrato pesado que retenha bem a umidade e monte um bom sistema de drenagem em vasos ou jardineira para evitar que fiquem encharcados.
Na primavera, você deve fazer uma boa poda nos gerânios para que floresçam com mais força. Você terá de arrancar as folhas secas e mortas pelo ponto de união com o talo.
Da mesma forma, é necessário adubar estas flores com frequência, especialmente durante a floração; você pode usar adubo líquido específico para gerânios ou um genérico.
As flores e folhas não devem ser pulverizadas, já que possuem um toque aveludado e a água as estragaria. Para limpá-las, você pode usar um pano de tecido macio ou um espanador.
Você deve prestar especial atenção às pragas que podem afetar os gerânios, como é o caso da borboleta do gerânio, a mosca branca, ou outras pragas mais comuns.
Dica: Confira também o artigo Como cuidar de astromélia.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de gerânios, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.