Partilhar

Como cuidar de gerânios

Como cuidar de gerânios

Uma das flores mais comuns em jardins e varandas é o gerânio, que dá vida a qualquer recanto com suas flores multicoloridas. Trata-se de uma planta que resiste bem, inclusive às altas temperaturas, e é muito fácil de cuidar. Você pode combinar diferentes espécies e variedades de gerânios para conseguir assim um resultado espetacular e colorir todo o seu lar. Para que não fique nenhuma dúvida, explicaremos neste artigo como cuidar de gerânios.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de begônias
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você deve considerar que os gerânios precisam de muita luz solar para um crescimento forte e saudável. Desta forma, recomendamos que sejam colocados em um local ensolarado de seu jardim ou terraço ou, caso estejam em áreas internas, próximo de janelas.

2

Trata-se de uma planta que floresce no verão, por isso deve ser muito regada durante esta estação do ano; enquanto no inverno, a frequência de irrigação deve ser muito menor, especialmente em climas frios.

3

Além disso, recomendamos o uso de um substrato pesado que retenha bem a umidade e monte um bom sistema de drenagem em vasos ou jardineira para evitar que fiquem encharcados.

4

Na primavera, você deve fazer uma boa poda nos gerânios para que floresçam com mais força. Você terá de arrancar as folhas secas e mortas pelo ponto de união com o talo.

5

Da mesma forma, é necessário adubar estas flores com frequência, especialmente durante a floração; você pode usar adubo líquido específico para gerânios ou um genérico.

6

As flores e folhas não devem ser pulverizadas, já que possuem um toque aveludado e a água as estragaria. Para limpá-las, você pode usar um pano de tecido macio ou um espanador.

7

Você deve prestar especial atenção às pragas que podem afetar os gerânios, como é o caso da borboleta do gerânio, a mosca branca, ou outras pragas mais comuns.

Dica: Confira também o artigo Como cuidar de astromélia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de gerânios, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de gerânios

49 comentários
A sua avaliação:
Claudete ribeiro
Amo geranios,suas cores vibrantes e gostei bastante da ajuda.Quero re eber mais dicas.
denise
ja tive varios geranios em jardineira, mas morreram, acho que nao soube cuidar, principalmente em questao as regas, mas agora vou plantar novamente e seguir essas dicas. obrigada
maria Delma da silva souza
muito boa a explicação de como cuidar.quero saber se é verdade que essa planta acaba comos mosquitos?
Editor umComo.com.br
Obrigado pelo comentário, Delma. Aqui temos uma lista das plantas que funcionam como repelentes: https://casa.umcomo.com.br/artigo/plantas-que-funcionam-como-repelentes-de-mosquitos-25506.html
Ana Lucia feilcio
gostaria de saber se adubo de curral serve como substratoou esterco para geranios e porque as folhas ficam pintadas de amarelo rapidamente?
Maria José de Carvalho
Qual o melhor tipo de Gerânio para plantar em vaso para varanda? grata, maria carvalho
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Tenho um pezinho de Gerônimo ele da flor ,mas a planta está tão feia.esta precisando de algum adubo.?
cristiana
tenho em casa essas flores ,que ganhei como malva?as folhas são cheirosas,tenho vermelhas, rosas,coral e brancas.Estão com flores,porem com folhas miudas,o que posso fazer?
Luzineia silva melo
Amei as dicas de como cuidar do geranimo muito obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzineia! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
ANGELO HUMBERTO ANCCILOTTO
Achei as dicas um pouco precipitadas. Geraneos florescem melhor no m tanta frequencia como recomenda o site.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angelo! Obrigada pela dica :)
A sua avaliação:
maria cleuza
POSSO USÁ-LOS EM JARDIM VERTICAL?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Pode usá-los sim. Pode conferir outras plantas ideais para um jardim vertical aqui: http://casa.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-melhores-plantas-para-um-jardim-vertical-21021.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como cuidar de gerânios
Como cuidar de gerânios

Voltar ao topo da página