Partilhar

Como cuidar de gerânios

Por Sara Viega. Atualizado: 19 março 2018
Como cuidar de gerânios

Uma das flores mais comuns em jardins e varandas é o gerânio, que dá vida a qualquer recanto com suas flores multicoloridas. Trata-se de uma planta que resiste bem, inclusive às altas temperaturas, e é muito fácil de cuidar. Você pode combinar diferentes espécies e variedades de gerânios para conseguir assim um resultado espetacular e colorir todo o seu lar. Para que não fique nenhuma dúvida, explicaremos neste artigo como cuidar de gerânios.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de begônias
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você deve considerar que os gerânios precisam de muita luz solar para um crescimento forte e saudável. Desta forma, recomendamos que sejam colocados em um local ensolarado de seu jardim ou terraço ou, caso estejam em áreas internas, próximo de janelas.

2

Trata-se de uma planta que floresce no verão, por isso deve ser muito regada durante esta estação do ano; enquanto no inverno, a frequência de irrigação deve ser muito menor, especialmente em climas frios.

3

Além disso, recomendamos o uso de um substrato pesado que retenha bem a umidade e monte um bom sistema de drenagem em vasos ou jardineira para evitar que fiquem encharcados.

4

Na primavera, você deve fazer uma boa poda nos gerânios para que floresçam com mais força. Você terá de arrancar as folhas secas e mortas pelo ponto de união com o talo.

5

Da mesma forma, é necessário adubar estas flores com frequência, especialmente durante a floração; você pode usar adubo líquido específico para gerânios ou um genérico.

6

As flores e folhas não devem ser pulverizadas, já que possuem um toque aveludado e a água as estragaria. Para limpá-las, você pode usar um pano de tecido macio ou um espanador.

7

Você deve prestar especial atenção às pragas que podem afetar os gerânios, como é o caso da borboleta do gerânio, a mosca branca, ou outras pragas mais comuns.

Dica: Confira também o artigo Como cuidar de astromélia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de gerânios, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de gerânios

O que lhe pareceu o artigo?
48 comentários
denise
ja tive varios geranios em jardineira, mas morreram, acho que nao soube cuidar, principalmente em questao as regas, mas agora vou plantar novamente e seguir essas dicas. obrigada
maria Delma da silva souza
muito boa a explicação de como cuidar.quero saber se é verdade que essa planta acaba comos mosquitos?
Editor umComo.com.br
Obrigado pelo comentário, Delma. Aqui temos uma lista das plantas que funcionam como repelentes: https://casa.umcomo.com.br/artigo/plantas-que-funcionam-como-repelentes-de-mosquitos-25506.html
Ana Lucia feilcio
gostaria de saber se adubo de curral serve como substratoou esterco para geranios e porque as folhas ficam pintadas de amarelo rapidamente?
Maria José de Carvalho
Qual o melhor tipo de Gerânio para plantar em vaso para varanda? grata, maria carvalho
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Tenho um pezinho de Gerônimo ele da flor ,mas a planta está tão feia.esta precisando de algum adubo.?
cristiana
tenho em casa essas flores ,que ganhei como malva?as folhas são cheirosas,tenho vermelhas, rosas,coral e brancas.Estão com flores,porem com folhas miudas,o que posso fazer?
Luzineia silva melo
Amei as dicas de como cuidar do geranimo muito obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzineia! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
ANGELO HUMBERTO ANCCILOTTO
Achei as dicas um pouco precipitadas. Geraneos florescem melhor no m tanta frequencia como recomenda o site.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Angelo! Obrigada pela dica :)
A sua avaliação:
maria cleuza
POSSO USÁ-LOS EM JARDIM VERTICAL?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Pode usá-los sim. Pode conferir outras plantas ideais para um jardim vertical aqui: http://casa.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-melhores-plantas-para-um-jardim-vertical-21021.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Marco Antonio de matos rabelo
Query cuirass dos meus geranios

Como cuidar de gerânios
Como cuidar de gerânios

Voltar ao topo da página