Partilhar

Como cuidar de verbenas

Por Nicolas Santos. Atualizado: 19 março 2018
Como cuidar de verbenas
Imagem: en.wikipedia.org

Nativas da América do Sul, a Verbena é uma planta florífera que faz parte da família herbácea de pequeno porte. Essa planta não apresenta a menor dificuldade para ser cultivada ainda mais no Brasil, necessitando apenas de uma boa quantidade de luz diária para se desenvolver bem. Neste artigo umComo te explica como cuidar de verbenas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de girassol
Passos a seguir:
1

Já foi dito que a verbena necessita de muito sol para se desenvolver bem, portanto, vamos começar pelo melhor local para plantar a verbena. Se você for plantá-la num vaso, vai ter a liberdade de transferi-lo para local ideal, com muito sol. Se você for cultivá-la em solo escolha por um lugar com grande incidência de sol, pode ser durante o dia todo, é até recomendado.

Como cuidar de verbenas - Passo 1
Imagem: gpnmag.com
2

A verbena, por ser uma planta natural de continente tropical gosta de solos ricos em nutrientes e com boa umidade, tal como a fluidez da água. Você pode usar adubo orgânico natural na composição da terra e, se for plantar em vaso, lembre-se de misturar um pouco de areia grossa na composição e deixar umas pedras no fundo do vaso para aumentar a vazão de água.

De tempos em tempos você pode adicionar fertilizante NPK, rico em fósforo, nitrogênio e potássio para ajudar na formação das flores.

3

Para a rega da verbena pode ser feita assim que o solo não aparentar estar úmido mas não encharcado. Como as pessoas costumam plantá-la em local com muito sol, a rega geralmente é feita diariamente, mas sempre tomando cuidado para não encharcar a terra.

4

A verbena costuma ser uma planta que as pessoas optam por cultivar junto á outras plantas floríferas, ainda mais pelo fato da verbena possuir flores de cores diferentes dependendo da sua espécie. Por este fato é bom lembrar que cada planta é uma planta e cada uma merece um tratamento e atenção diferente. Para que a sua verbena fique sempre com uma boa aparência para enfeitar o seu jardim ou ambiente interior é bom cuidar da forma devida.

5

A verbena, após cerca de um ano depois de plantada pode parecer meio viscosa e suas flores podem começar a deixar de nascer com a mesma frequência e qualidade, caso isso ocorra o recomendado é realizar um replantio para estimular a planta a voltar a florescer como antes.

Como cuidar de verbenas - Passo 5
Imagem: loghouseplants.com
6

A verbena também possui propriedades médicas, através do seu chá é possível extrair essas substâncias que podem ser usadas para relaxamento atém de também tratar: Febrífugo, sedativo, anti-inflamatório, analgésico natural, antirreumático, adstringente, depurativo, digestivo, afrodisíaco, anticoagulante, tônico.

Além disso também existem medicamentos feitos a base de verbena que servem para tratar alguns problemas ligados a pele, como acne, pele oleosa ou até mesmo no tratamento de queimaduras, aliviando a dor.

Você deve colher as flores junto com parte do caule, não há problema em colher as suas flores uma vez que elas florescem durante todo o ano.

Dica: Confira também o artigo Como cuidar de astromélia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de verbenas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de verbenas

1 comentário
Valdirene Mendes do Amaral
Oi. Tudo bem? Um dica, você indica qual tipo e marca de terra para cultivo de rosas em jardim, ou seja, fora de vazos? Obrigada, Valdirene Mendes do Amaral

Como cuidar de verbenas
Imagem: en.wikipedia.org
Imagem: gpnmag.com
Imagem: loghouseplants.com
1 de 3
Como cuidar de verbenas

Voltar ao topo da página