Partilhar

Como cuidar de Lírios

Como cuidar de Lírios
Imagem: flores.culturamix.com

Os Lírios pertencem a família das liliaceae e para a palavra lírio existem cerca de 600 variações de espécies devido os cruzamentos de diferentes lírios, os chamados lírios híbridos. Existem aqueles que são mais conhecidos como o lírio da paz, Hemerocales fulva ou lírio do dia, ou Aloe vera.

A sua popularidade vem não só pela sua beleza mas também pela facilidade do plantio e cultivo. A variação de sua espécie determina o seu perfume, cor e intensidade das cores assim como a forma de cultivo e sua facilidade, variam genericamente entre os Lírios Orientais, Ocidentais e Longuiflorum, estes, que possuem as maiores flores. Neste artigo umComo te explica como cuidar de Lírios.

Passos a seguir:
1

O melhor tipo de solo para o Lírio é aquele que possui composição leve e com boa drenagem. Se for plantada em vaso é aconselhável que você misture areia grossa ao substrato, deve ser colocada no fundo do vazo e se possível junto à cacos de telha, eles ajudam na drenagem do solo impedindo que se acumule água no fundo do vaso, evitando que apareçam fungos ou bactérias que podem fazer mal ao seu Lírio e ao desenvolvimento do mesmo.

Como cuidar de Lírios - Passo 1
Imagem: flores-online.com
2

Para o solo, também deve ser adicionado boa quantidade de adubo orgânico ou outro adubo, assim como cascas de ovo moídas ou pó de osso que pode ser colocado em volta do bulbo do Lírio.

3

O Lírio, à natura geralmente se desenvolve próximo de locais com estiagem de água, por este motivo o solo deve sempre estar úmido, sem chegar ao ponto de ficar encharcado. As regas devem ser periódicas sem deixar o solo secar por completo pois o Lírio não possui resistência à estiagem.

Sugestão: Acesse também esse artigo e descubra como plantar astromélia!

Como cuidar de Lírios - Passo 3
Imagem: overmundo.com.br
4

Sobre o local onde deixar o vaso, escolha algum lugar om boa incidência de luz, os Lírios precisam de luz para se desenvolver, mas procure evitar a luz do meio dia ou dos períodos mais quentes do dia. O sol muito forte pode queimar as flores do Lírio.

Sugestão: para se aprofundar, consulte o artigo Como fazer lírio-da-paz florescer

Como cuidar de Lírios - Passo 4
Imagem: amigosdobotanico.blogspot.com
5

Os Lírios geralmente florescem apenas uma vez em seu período de vida, mas existem métodos para fazer com que eles floresçam novamente. Muitas pessoas sentem falta de como era o seu jardim com as misturas de cores dos Lírios jovens, enquanto floresciam, e para que isso ocorra novamente existe um processo demorado e que não possui 100% de chance de êxito, mas vale a pena tentar.

3 meses após o florescimento, quando as folhas já caíram em sua maioria, você deve "depenar" o seu lírio, deixando apenas o Bulbo, aquela "batata" da raiz da planta.

Pegue o bulbo ou os bulbos, dependendo de quantos você possui e coloque num saco com furos para que haja troca de ar, dentro deste saco coloque uma pequena quantidade de substrato adubado e deixe o umedecido, mas não muito, apenas o suficiente para que umedeça a sua mão ao toque.

Deixe o saco na geladeira, naquela parte onde geralmente ficam os legumes e vegetais, por cerca de 3 meses. No fim do processo, retire-os e plante-os novamente, desta vez em local fresco e arejado, quando os bulbos começarem a se desenvolver, deixe-os em local com boa incidência de luz.

Sugestão: Como cultivar copo-de-leite

Como cuidar de Lírios - Passo 5
Imagem: flores.culturamix.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Lírios, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de Lírios

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Natalina Almeida de Souza
Me ajudou bastante o comentário de vocês sobre os cuidados com o Lírios. Obrigada
marlene gomes da silva
como adubo meu lirio sendo q ele so fica dentro de casa e como cuidar dele.obrigada

Editor umComo.com.br
Oi Marlene! Por favor, confira as dicas do artigo.
A sua avaliação:
Isabel Pereira
Os lírios adaptam-se em climas tropicais? Qual o melhor clima para estas flores? Grata

Como cuidar de Lírios
Imagem: flores.culturamix.com
Imagem: flores-online.com
Imagem: overmundo.com.br
Imagem: amigosdobotanico.blogspot.com
Imagem: flores.culturamix.com
1 de 5
Como cuidar de Lírios

Voltar ao topo da página