Partilhar

Como cuidar de rosas-do-deserto

Por Nicolas Santos. Atualizado: 27 dezembro 2017
Como cuidar de rosas-do-deserto
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

A Rosa do deserto é um tipo de lírio, e por isso também pode ser conhecida como lírio impala ou Adenium, herbácea nativa da África possui características de plantas adaptadas a climas semi-áridos, ou seja, pode guardar água no seu interior, que fica armazenada numa espécie de bulbo encontrado abaixo do caule e por isso, pode aguentar muito tempo de estiagem (falta de rega, escassez de água). Logo, a Rosa do deserto se torna uma ótima opção para colorir qualquer ambiente somando a sua beleza com alta resistência e facilidade de plantio.

Neste artigo, umComo te explica como cuidar de rosas do deserto.

Também lhe pode interessar: Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Passos a seguir:
1

O local ideal para deixar a sua Rosa do deserto é em lugares onde haja alta incidência de luz solar, de preferencialmente durante todo o dia, não se preocupe pois a sua flor não se queima no sol. A planta se desenvolve bem durante todo o período do ano mas geralmente é no verão e primavera em que ela fica mais bonita, deve se tomar cuidado com o inverno e períodos mais frios, essa planta não está acostumada com temperaturas baixas.

Como cuidar de rosas-do-deserto - Passo 1
Imagem: serradocipo.info
2

Na mistura do solo você pode colocar adubo orgânico normalmente, mas é importante que haja areia ou terra arenosa na composição, isso ajuda na vazão da água evitando que o vaso ou o solo acumule água. O vaso nunca deve ficar encharcado, suas raízes podem apodrecer facilmente em situações de excesso de água.

O Adubo NPK é muito importante neste caso, caso você queira que a sua Rosa do deserto fique mais bonita, pode ser do tipo 5-5-5 e este adubo pode ser encontrado facilmente em lojas de jardineiras. Este adubo é importante para que a sua Rosa do deserto apresente muitas flores.

3

Mesmo sendo uma planta muito resistente à falta de água se você quer que ela cresça e se desenvolva de uma forma saudável recomendo que não a deixe sentir falta de água por muito tempo. Ela se desenvolve bem com pouca água mas não na completa escassez.

De qualquer forma, a planta nunca deve estar encharcada, ela aguenta bem a falta de água então, saiba quando é a hora de regar novamente colocando o seu dedo na terra e sentindo se está ou não está úmido.

Em casos de invernos rigorosos ou períodos muito frios, mova a sua Rosa do deserto para algum lugar que não tenha tanta incidência de correntes de ar frio, mas sempre deixando ela ter contato com o sol.

Veja também: Como fazer estaquia de rosas-do-deserto e Como fazer rosas-do-deserto florirem

Como cuidar de rosas-do-deserto - Passo 3
Imagem: ocultivoavida.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de rosas-do-deserto, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de rosas-do-deserto

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
Rosilene paes lemes
Quantas vez devo agua a minha flor do deserto 1vez por semana ou mais
val
o que fazer quando o caule da rosa do deserto fica mole ou mucho????

maria
Minha rosa do deserto nascem as folhas e amarelam e murcham. Apanhou muita chuva, murchou todas as folhas, mudei de lugar, cuido em deixar o vaso no sol e retirar da chuva. Está em vaso bastante fundo, coloquei pedra no fundo, tecido próprio e terra que me recomendaram na floricultura... Assim mesmo, as folhas estão amarelando... Obrigada.
geni
oi eu não achei a receita do liquido para plantar estaquia, qdo eu cortar o fundo do copo a terra não vai cair?
Ignez Dias
Tenho dois vasos com rosa do deserto, mas não consigo faze-la florir, nem aumentar as folhas e galhos. Qual é a orientação que voces poderão me passar?
Editor umComo.com.br
Josefa Stuchi
Adoro Rosas do Deserto ,tenho varias ,, mas de uns tempo pra elas estao feias nao vai pra frente e qdo sai flor já sai doente enferujada tem umas que nem chega abrir,o que devo fazer? tem algum produto pra usar e que fazer para elas ficar bonitas e florir sempre?? Obs- Fiz todo processo certo pra plantar e elas estao no sol. Obrigado..
claudia regina
como faço para deixar a planta rosa do deserto como bonsai?
gloria maria raulino silveira
Dicas muito boa
Editor umComo.com.br
Oi Gloria! Que bom saber isso! Obrigado pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Iolanda Cristina dos Santos Lopes Farias
As folhas da minha rosa do deserto estão ficando feias , algumas folhas ficam manchadas no meio , outras aparecem manchas amarelada nas pontas, o que fazer?
A sua avaliação:
Nélia Nunes
Ganhei uma muda com uns 45 cm, só leva sol apenas pela manhã. Gostaria de saber se poço criar ela dentro de casa .
Editor umComo.com.br
Oi Nélia! O ideal seria tê-la fora de casa, pois as rosas-do-deserto precisam de incidência solar o dia todo. Caso consiga garantir isso dentro de casa, não tem problema. Obrigado pelo seu comentário!
A sua avaliação:
ELIETE COSTA
Ganhei uma rosa do deserto e o vendenor disse que teria que cortar a haste par ela desenvolver a raiz e florir. O que faço com a parte superior que tem 3 flores.

Como cuidar de rosas-do-deserto
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: serradocipo.info
Imagem: ocultivoavida.blogspot.com
1 de 3
Como cuidar de rosas-do-deserto

Voltar ao topo da página