Partilhar

Como plantar Lótus

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar Lótus
Imagem: contioutra.com

A Lótus, espécie de vegetal com nome científico Nymnphaea Lotus, também pode ser conhecida como Flor de Buda, Lótus Egípcio ou Lótus Sagrado. É uma espécie nativa do continente asiático, mais comum em países como o Japão, Índia e Filipinas.

A Lótus é uma planta pequena, atinge uma altura média de 50 centímetros, tendo como principal característica a raiz e o caule que crescem submersos enquanto as folhas e as flores flutuam. As suas folhas, que são grandes e aredondadas, com até 25 centímetros de diâmetro, tem capacidade de repelir micro-organismos e poeiras das suas superfícies, se "auto-limpando". Neste artigo, umComo explica como plantar Lótus.

Também lhe pode interessar: Como plantar Danúbio
Passos a seguir:
1

Você precisará, em primeiro lugar, comprar as sementes. Elas podem ser encontradas em abundância em sites de jardinagem, mas dificilmente serão encontradas em lojas físicas brasileiras. Ao entrar no site, deparar-te-á com uma imensidade de variedades, espécies e sementes híbridas, escolha a que mais te encantar. Os cuidados, no geral, são muito semelhantes.

Na imagem, vemos as vagens das sementes de lótus.

Como plantar Lótus - Passo 1
2

As sementes são leves e possuem uma casca opaca. Para que elas possam ser germinadas, utilize uma faca para abrir um pequeno furo na casca, com cuidado para não afetar o interior da semente. Isto serve para que elas possam ser germinadas com maior facilidade.

Como plantar Lótus - Passo 2
Imagem: estratificandoafrio.blogspot.com
3

Utilize água filtrada ou ferva a água da torneira antes de depositá-la num recipiente. A água deve ser aquecida - depois de arrefecida ao ser fervida, caso seja água da torneira - até que adquira uma temperatura morna, mas não muito quente, apenas pouca coisa acima da temperatura ambiente.

4

Deposite as sementes na água e deixe-as num local em que elas possam receber sol pleno. Estas sementes podem brotar depois de 2 ou 5 dias. Brotar, digamos: será possível ver o primeiro "verdinho" na semente após dois dias. Neste período, troque a água a cada dois dias para que ela não fique turva.

5

Após brotarem, a Lótus cresce numa velocidade invulgar, você notará que elas desenvolvem-se muito rápido. Somente quando chegam à idade adulta é que tornam-se mais rústicas, dispensando cuidados.

6

Espere até que atinjam os 10 centímetros de comprimento antes de plantar no local definitivo. Se você não possui nenhum local para plantá-la, um lago, uma fonte ou algo do tipo em casa, é preciso construir um artificial. É claro que o crescimento dela torna-se limitado desta forma, mas a Lótus florescerá da mesma forma. No entanto, quando plantada em baldes - mesmo que estes sejam grandes -, pelo fato da água estar parada, ela precisará ser trocada ao menos duas vezes por semana para não prejudicar a saúde da planta.

Como plantar Lótus - Passo 6
Imagem: pt.aliexpress.com
7

As flores de Lótus geralmente florescem no início da primavera, são solitárias e únicas e quando elas murcham - geralmente após dois dias do desabroche - deixam as suas sementes. O seu perfume é suave mas nem por isso deixa-se passar por despercebido. A planta não tolera climas muito frios ou geadas e deve estar exposta ao sol intenso.

Veja também, em nosso site:

Como plantar Lótus - Passo 7
Imagem: buddydon.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Lótus, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Lótus

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
GILMAR DE PAULA
Fiz o tanque de 2,00m x 2,00m x 0,40cm com uma parte central para a lama e uma parte do lado de fora para armazenar a água limpa para ser bombeada para a parte central quando necessário. Utilizei terra pura, 10% de esterco bovino, pequena parte de areia e algumas gramas de NPK 10.10.10. Foram aproximadamente 20 latas de 20 lts de terra. Pretendo colocar peixes na parte de fora (água limpa). As sementes eu adquiri na Terima Kasih em Araial da Ajuda Bahia. Pergunta: quanto tempo as sementes podem ser guardadas antes do plantio direto na lama?
A sua avaliação:
sindy
Desculpe minha ignorancia, mas é so colocar as sementes soltas na água ou precisa de alguma esponja ou terra?
Wagner
Vai uma resposta bem atrasada, mas vai uma resposta. Para germinar a semente basta coloca-la em um recipiente com água onde ela recebe luz direta, geralmente começa a germinar em 3 dias. no 10º dia começará a criar raízes, neste momento ela precisará de terra. Você pode pegar um vaso coloca 10cm de terra acima da terra 5cm de areia para não turvar a água e complete o vaso com água

Como plantar Lótus
Imagem: contioutra.com
Imagem: estratificandoafrio.blogspot.com
Imagem: pt.aliexpress.com
Imagem: buddydon.blogspot.com
1 de 5
Como plantar Lótus

Voltar ao topo da página