Outros As flores

Como plantar dálias

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 15 dezembro 2017
Como plantar dálias

As dálias são flores que apesar de terem uma tradição e origem mexicana, se adaptaram muito bem aos jardins brasileiros. Elas são muito queridas pela sua variedade de formas e cores e são fáceis de serem cuidadas. O processo de germinação das dálias é feito com bulbos e é relativamente simples mas pede alguns cuidados especiais. Para deixar seu jardim mais bonito, siga as instruções do umCOMO e aprenda como plantar dálias.

Vai precisar de:
  • Bulbos de dália
  • Terra fértil
Também lhe pode interessar: Como plantar jacintos
Passos a seguir:
1

Para plantar dálias é importante saber que existem muitas variedades da flor que vão de 30 cm a 2,5 m de altura. Faça um planejamento da aparência do jardim que você deseja cultivar e então, na hora de comprar o bulbo, informe-se sobre o porte que essa flor pode atingir (pequeno, médio ou grande). Você pode encontrar os tubérculos de dália online ou em lojas de jardinagem.

Como plantar dálias - Passo 1
2

Agora que você já definiu e adquiriu sua semente de dália, é hora de escolher o local de cultivo. Você pode plantá-las em um novo jardim ou incorporá-las a um canteiro já existente. O importante é que esteja em um local iluminado, já que as dálias gostam e precisam de sol, onde o vento não seja muito forte.

Como plantar dálias - Passo 2
3

O solo do jardim precisa ter uma terra fértil e drenada. Se o seu jardim não tem um solo muito drenado, adicione areia ou musgo, em casos de solo argiloso, assim será mais fácil plantar dálias e cultivá-las.

Como plantar dálias - Passo 3
4

Use uma pá para fazer buracos. Se você adquiriu espécies de porte mais alto, os buracos devem ser um pouco mais profundos. No geral, a profundidade do buraco é de um palmo grande. Os buracos ao redor devem ter pelo menos 60 cm de distância. Isso evitará que as flores se bloqueiem ou roubem os nutrientes uma da outra.

Como plantar dálias - Passo 4
5

Acomode o bulbo, que lembra uma batata, com o broto verde para cima e cubra com terra fértil sem amassar. Se você quiser, pode misturar um pouco de substrato para mudas, isso pode ajudar no crescimento das plantas e fornecer uma dose extra de nutrientes. Antes de passar para o próximo buraco, regue esse local.

Como plantar dálias - Passo 5
6

Agora você deve esperar a dália começar a brotar e cuidar dela. Recomenda-se regar uma ou duas vezes por semana, se o clima é muito seco e quente. Periodicamente você pode utilizar fertilizantes para que elas desabrochem mais fortes. Na hora de aguar, evite molhar as flores e folhas e preocupe-se em manter a terra sempre úmida.

Sugestão: Leia também o artigo como cultivar lisianto.

Como plantar dálias - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar dálias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Para plantar dálias prefira períodos do ano menos frios, o início da primavera é a época do ano ideal

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Irene tania santos
Amo dálias amarelas brancas vermelhas gostaria de plantar pra ter experiência é que na minha infância onde eu morava tinha muitas acho que elas gostam mais do frio.


Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Irene. Concordo com você! Este artigo sobre como cuidar das dálias pode te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-das-dalias-14166.html
cecilia rodrigues
as dálias também podem-se plantar em vaso mas o melhor e mesmo nos jardins ficam muito bonitas no jardins
milvia Barbosa
As dálias podem ser plantadas em vasos?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Milvia,

sim, elas podem ser plantadas em vasos ou jardineiras. O importante é que o vaso seja grande, com pelo menos 30 cm de profundidade. Portanto, na hora de comprar o bulbo, verifique o quanto a planta cresce e use um vaso com tamanho proporcional.
Maria de Jesus Lima de Oliveira
Achei o artigo muito interessante. Gostaria de saber se quanto as molhadas eu devo seguir a dica de voces passaram de aguar uma duas ou vezes por semana, uma vez que o sol é super intenso. Chegando ate 40 graus.Obrigada.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Obrigada pelo seu comentário, Maria.
Se o sol é muito forte, talvez o ideal seja aguar duas vezes por semana.

Nós temos um artigo completo só sobre como cuidar das Dálias. Você pode conferir aqui: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-das-dalias-14166.html
1 de 7
Como plantar dálias