Adubo para plantas

Como preparar substratos para mudas

Como preparar substratos para mudas
Imagem: taxi-pesok.ru

Ao começar uma horta alguns materiais são sempre importantes. Hoje no mercado temos uma disponibilidade de sementes e mudas que possuem uma qualidade e resistência que antigamente não se encontrava tão facilmente. Porém, uma boa muda exige um bom substrato. Desde as que você compra ou quando você mesmo prepara as mudas.

No umComo temos uma alta disponibilidade de artigos sobre como plantar determinadas plantas, assim como alguns métodos de reprodução. Neste, para complementar, ensinaremos como preparar substratos para mudas para que a sua terra possa receber novas plantas em diferentes épocas do ano.

Também lhe pode interessar: Como fazer biofertilizantes
Passos a seguir:
1

Na confecção de uma horta é normal nos pegarmos pensando em como fazer uma sementeira, em qual local plantar as novas mudas e a frequência com que devemos regar. Sem excluir, é claro, a expectativa do desenvolvimento das nossas plantas.

Porém, o substrato é uma parte importante do plantio e não deve ser deixado de lado, ainda mais por não ser tão difícil de se fazer.

2

Vamos deixar aqui algumas características que o substrato ideal deve ter, de acordo com um substrato genérico, não específico mas adequado para quase todos os tipos de plantas.

  • Possibilidade de armazenamento
  • Boa drenagem
  • PH neutro - este pode ser adequado de acordo com as necessidades de cada planta
  • Baixa densidade, para que as novas raízes possam penetrar mais facilmente na terra
  • "Arejamento"
  • Baixo custo
3

Obter um material com tudo isso não é simples, para isso, deixaremos uma receita. É claro que você pode abandonar tudo e ir até a loja de jardins mais próxima e comprar um substrato preparado. Mas a graça está na própria confecção - caso você tenha tempo - então vamos lá:

  • O esterco não deve exceder os 50% da composição do substrato
  • Cama de aviários em 30% e cama de perus em 15%

(Estes são geralmente componentes comuns de substratos que encontramos nas lojas)

Tendo isto em mente, agora vamos ao passo a passo para a preparação do substrato.

4

Peneire o composto, ainda sem adicionar esterco, com uma peneira de furos grossos. A tarefa é eliminar galhos e folhas secas.

5

O composto precisa ter ao menos 10% de carbono ou nitrogênio, isto ajuda a incentivar o brotamento. Este mesmo substrato pode vir a ser utilizado em qualquer período do desenvolvimento da planta. Você consegue esta medida com um pouco de húmus de minhoca, facilmente encontrado nas lojas para jardins, não deve ultrapassar os 40% da composição.

6

Adicione um pouco de farinha de osso. Para cada 2 Kg de mistura, adiciona 15g de pó de osso.

Uma boa alternativa para o pó de osso é a casca do ovo, possui a mesma finalidade e pode ser utilizado dos ovos que consumimos em casa, eliminando o custo do pó de osso que teria que ser comprado numa loja para jardim.

7

O substrato, nesta etapa, pode ser "produzido" com métodos de compostagem. Para não ser repetitivo, deixarei aqui o link de outro artigo do nosso site que explica melhor como a compostagem funciona, e como fazê-la com materiais que possuímos em casa.

Como fazer compostagem em casa

8

A utilidade do substrato numa horta é indiscutível. Pode ser utilizado já nas mudas, numa quantidade menor, mas também é muito eficaz no fortalecimento do desenvolvimento das plantas mesmo em idade adulta.

Eles também são ideais para se obter uma boa multiplicação das plantas, através dos métodos de multiplicação. Saiba mais em nossos artigos sobre estaquia, alporquia e mergulhia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar substratos para mudas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Rui Amorim Reis
Gosto muito de rosas, entretanto tenho notado que minhas plantas tem apresentado rosas com aspecto opaco e com pequenos tamanhos em relação aquelas que comprei em floriculturas. Onde estou errando?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi, Rui. No nosso post sobre como cuidar de um jardim de rosas temos dicas que podem ser úteis: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-um-jardim-de-rosas-15283.html 😊
A sua avaliação:
suelimattos0562@gmail.com
como preparar a terra para plantar samambaias
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Sueli. Neste post explicamos como fazer adubo caseiro para samambaia: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-adubo-caseiro-para-samambaia-29270.html Espero que te ajude! 😊
A sua avaliação:
Benedito da Cruz Grilo
Gostaria de saber como fazer substrato para mudas e, como fazer compostagens caseiras?? Obrigado .
Lorena
Gostaria de saber qual a melhor época para fazer mudas e replantar Rosa do Deserto
Rubens Eduardo Costa
Juniperus tolerm podas radicais de raízes.
roseny
Adorei as dicas formidable uma pergunta minha Rosado deserto esta caindo as folhas que ficam pretas nas pontas o que fazer
Roseli Lima Guedes ribeiro
A flor gosta qual sol de manhã
Imagem: taxi-pesok.ru
Como preparar substratos para mudas