Fertilizante orgânico para plantas

Como fazer fertilizante de urtigas

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer fertilizante de urtigas

Apesar das suas picadas serem bastante desagradáveis, as urtigas são plantas cheias de segredos! Elas não só são consideradas plantas medicinais como podem ainda servir para fertilizar seu jardim, estimulando o crescimento de outras plantas e protegendo-as contra doenças e parasitas. Muitas pessoas dedicadas à jardinagem já descobriram isso e usam as urtigas como aliado. Coloque também você esse truque em prática descobrindo neste artigo

Também lhe pode interessar: Como fazer fertilizante caseiro

Passos a seguir:

1

As urtigas são naturalmente ricas em azoto, silício, ferro, potássio, magnésio e micronutrientes, qualidades que beneficiam em muito as plantas. Por esta razão o fertilizante, também chamado de chorume, é administrado via foliar ou na rega das plantas.

2

Além de ser fácil e produzir e muito econômico, já que as urtigas se encontram um pouco por toda a parte, trata-se de um produto orgânico que não polui o solo com químicos, sendo ideal também para a agricultura biológica.

 

Como fazer fertilizante de urtigas - Passo 2
3

Para preparar este fertilizante comece com a recolha de urtigas, cerca de 1kg, dando preferência às maiores e que não tenham florido ainda (são mais ricas em nutrientes). Durante esse trabalho proteja-se vestindo uma camisola de mangas compridas e calçando luvas de látex.

 

Como fazer fertilizante de urtigas - Passo 3
4

Descarte os pés e raízes das urtigas e coloque-as em um recipiente, preferencialmente de madeira mas nunca de metal, com capacidade para 10 litros de água. Adicione 10 litros de água da chuva, de nascente ou poço (não deverá ter cloro).

 

Como fazer fertilizante de urtigas - Passo 4
5

Durante o dia coloque o recipiente destampado ao sol e, à noite, tampe-o e guarde-o no exterior. Esta prática irá acelerar o processo de fermentação, mas você poderá somente guardar o recipiente em um lugar à sombra.

6

Mexa a mistura a cada 2 dias, de forma a libertar o gás da fermentação (é normal que o odor seja muito forte e desagradável). Enquanto borbulhar significa que ainda não está pronto, pelo que será necessário deixar macerar entre 1 a 2 semanas.

 

Como fazer fertilizante de urtigas - Passo 6
7

Você saberá que o fertilizante está pronto quando já não borbulhar, quando apresentar uma espuma esbranquiçada e as urtigas tiverem adquirido uma tonalidade amarelada. Coe as urtigas (pode usá-las na compostagem) e guarde a mistura tampada em local escuro.

 

Como fazer fertilizante de urtigas - Passo 7
8

A aplicação do fertilizante de urtigas é feita de seguinte forma: dilua 1L do líquido em 10L de água sem cloro para usar como estimulante foliar (com recurso a pulverizador); dilua 2L do líquido em 10L de água sem cloro para usar na rega. É necessário respeitar estas medidas pois o fertilizante encontra-se muito concentrado e pode destruir as plantas mais sensíveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fertilizante de urtigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos

  • Evite colher as urtigas que se encontram à borda das estradas pois essas absorvem o chumbo liberado pelos tubos de escape.
  • Guarde o fertilizante em um local onde o odor dele não incomode.
  • Aumente a quantidade de fertilizante na proporção de 1 kg de urtigas para 10L de água.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Rui António Alves
Gustaria de receber mais informações sobre furtalizantes e crescimento de plantas e árvores de fruta na horta seja ortigões ou outras ervas um muito obrigado
A sua avaliação:
Marne de A. G. Calazans
Amei as informações
João Manuel Mendes
Vou seguir a V/ receita, uma vez que já falaram do fertilizante de urtigas, para de seguida verificar os resultados.
Sara Silva
Oi João! Espero que dê certo. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 6
Como fazer fertilizante de urtigas