Partilhar

Como fazer fertilizante caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer fertilizante caseiro

Existem muitas opções para preparar um fertilizante orgânico, um ingrediente essencial para adubar, nutrir e cuidar das plantas tanto de interior como de exterior, mas às vezes, a rotina e a facilidade de comprar em um supermercado leva-nos a cair na compra de fertilizantes químicos que podem acabar danificando o seu jardim. Se quer que suas plantas estejam saudáveis e bem nutridas, o melhor é afastar-se dos compostos químicos que podem acabar danificando e minguando seu cultivo. Em umComo.com.br apostamos nas opções ecológicas e os remédios naturais, por isso, no seguinte artigo vamos revelar a você como fazer fertilizante caseiro. Descubra um remédio natural que saciará e alimentará corretamente as suas plantas para que cresçam saudáveis e fortes.

Também lhe pode interessar: Como fazer fertilizante de urtigas

Fertilizante caseiro com estrume

Se gosta do mundo da jardinagem ou o cultivo saberá com certeza que o esterco é um dos melhores fertilizantes naturais que existem. Pode encontrar estrume preparado para utilizar, mas se possui animais como galinhas, coelhos ou cabras, ou até animais de companhia, pode utilizar seus excrementos para enriquecer o solo das suas plantas, graças ao seu alto conteúdo em nitrogênio.

Além disso, não deve adicionar diretamente o excremento sobre a base da planta, mas sim composta-lo antes de utilizar. Em umComo contamos para você como fazer adubo natural.

Fertilizante caseiro com farinha

Um dos fertilizantes caseiros mais eficientes é o que podemos preparar com farinha. Para conseguir este fertilizante orgânico precisará de: farinha de sementes, cal agrícola comum e cal dolomítica. Todos estes ingredientes poderão ser conseguidos em lojas de jardinagem ou viveiros especializados.

Preparação:

  • Misture todos os ingredientes para conseguir o fertilizante caseiro: 4 partes de farinha, 1/2 de cal agrícola e 1/2 de cal dolomítica.
  • Para conseguir um maior efeito do fertilizante orgânico pode adicionar 1 parte de farinha de osso ou uma parte de farinha de alga.

Utilize este fertilizante uma vez por ano depois de semear. Deverá colocar o fertilizante e trabalhar a terra para que o produto atue adequadamente. Depois, umedeça o solo com a irrigação. Verá como este fertilizante orgânico funciona bem.

Como fazer fertilizante caseiro - Fertilizante caseiro com farinha

Fertilizante caseiro com café

Gosta de café? Pois a partir de agora, além de desfrutar do seu delicioso sabor, poderá aproveitar as suas borras para adubar as plantas. O café é um bom fertilizante natural que ajudará você a oxigenar o solo do seu jardim graças à quantidade de nitrogênio que contém.

Para preparar o fertilizante de café só deverá ir guardando os resíduos e colocar em uma sacola de plástico. O importante é que o café esteja seco antes de o adicionar ao composto da terra, já que a umidade poderia apodrecê-lo. Mexa a terra antes de vertê-lo para que fique bem misturado. Este fertilizante orgânico à base de café ajudará você a manter o seu jardim bonito e saudável. Interessa-lhe?

Como fazer fertilizante caseiro - Fertilizante caseiro com café

Fertilizante caseiro com cascas

Todo aquele produto orgânico pode nos ajudar a preparar um bom fertilizante caseiro. As cascas de ovo, por exemplo, são um elemento de grande ajuda para o cuidado do nosso jardim, dado que, além de ser um excelente fertilizante, podem ajudar-nos a repelir as pragas.

Preparação:

  • Triture as cascas de ovo.
  • Faça buracos na base das plantas e coloque dentro as cascas trituradas.
  • Outra opção: seque-as e converta-as em pó, depois espalhe sobre a base da planta.

Pronto! Graças à sua composição rica em minerais (contém uns 93% de cálcio), as cascas de ovo ajudarão a preparar o solo para o bom crescimento das suas plantas.

Outra excelente ideia é utilizar as cascas das bananas, uma vez que o seu alto conteúdo em potássio - nutriente também necessário para o bom crescimento das plantas - ajudará a enriquecer o solo de forma natural. Enterre as cascas debaixo do composto de areia e assim conseguirá um fertilizante orgânico perfeito para as suas plantas, que aos poucos florescerão bem mais.

Como fazer fertilizante caseiro - Fertilizante caseiro com cascas

Fertilizante caseiro com grama

Reutilizar a própria grama do nosso jardim para conseguir um bom fertilizante orgânico é uma ótima opção. A grama é muito rica em nitrogênio, por isso, com o passar do tempo, acaba-se por converter em um bom fertilizante natural. Para preparar o fertilizante à base de grama precisará de fazer algum corte da grama ou, inclusive, usar essas ervas daninhas que tanto atrapalham no seu jardim. Todas valem já que absorvem os nutrientes da terra que depois servirão para alimentar as nossas plantas.

Preparação:

  • Coloque os recortes de erva daninha ou grama em um balde.
  • Depois adicione água e deixe repousar uns dois dias aproximadamente.
  • Passado o tempo necessário, coe a água do balde e faça um chá de erva com esta mistura (uma xícara de erva líquida com 10 xícaras de água).

Pronto! Aplicando o chá de erva sobre a base das suas plantas conseguirá mantê-las saudáveis e afastadas dos produtos químicos que podem danificá-las. Experimente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fertilizante caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário sobre Como fazer fertilizante caseiro

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
maria das Gracas
Só em ser um fertilizante natural é maravilhoso
A sua avaliação:
Edna Adriana
Gostei demais dessas dicas,vou fazer para minhas plantas. Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
Celestino Nfuca Pemba
Gstei
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Celestino! Muito obrigada pelo comentário!

Como fazer fertilizante caseiro
1 de 4
Como fazer fertilizante caseiro

Voltar ao topo da página