Partilhar

Larvas aparecendo do nada, o que pode ser?

 
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 24 novembro 2020
Larvas aparecendo do nada, o que pode ser?

A larva é o estágio pré-embrionário de diversos animais, o que significa que, quando aparecem, podemos ter dúvidas de qual espécie se trata e, por consequência, o que foi que ocorreu para que surgissem em nossa casa. Dentre os animais que passam por estágio larval, podemos identificar a mosca doméstica (Musca domesticus)[1]e a mosca-de-banheiro (Psychoda)[2], duas espécies bastante comuns em residências e que, de forma geral, não costumam causar incômodo. As larvas precisam de ambientes propícios para seu crescimento, o que envolve umidade, temperatura e disponibilidade de alimento, o que acontece é que por vezes proporcionamos às larvas ambientes que favorecem seu crescimento, mas não conseguimos identificar sua origem.

Larvas aparecendo do nada, o que pode ser? Se você quer descobrir o que está fazendo com que larvas surjam na sua casa, leia esse artigo do umCOMO e descubra como fazer com que sumam e deixem de ser um incômodo.

Também lhe pode interessar: Como matar larvas de mosca

Canos sujos propiciam o aparecimento de larvas

Se você se deparou com larvas aparecendo do nada em seu banheiro, é sinal de que seu encanamento está sujo. As moscas do tipo Psychoda, que são comumente chamadas de mosca-de-banheiro recebem essa "apelido" e não é à toa, o que acontece é que esse inseto de alimento de materiais orgânicos que surgem no encanamento próximo ao ralo[2], como é o caso do mofo que surge em razão da umidade em excesso.

O surgimento de mofo nos encanamentos do banheiro é algo inevitável. Afinal, esse é um ambiente úmido e por isso é altamente propício para o surgimento desses microorganismos. Quando passamos por esse tipo de problema, observamos o surgimento de larvas pequenas e pretas nos locais mais úmidos do cômodo, como dentro do box. Para evitar o surgimento de moscas, é necessário apenas acabar com sua fonte de alimento, ou seja, você terá que higienizar os encanamentos e remover a sujeira.

Quando for higienizar os canos, aproveite e faça também uma limpeza geral no banheiro, pois existem outros locais passíveis de acumular mofo e que podem atrair as moscas que depositam larvas. Foque em regiões que entram mais em contato com a água como é o caso dos entornos do chuveiro.

Quer saber como fazer isso? Veja como acabar com mosquitinhos de banheiro. Nesse artigo, você terá acesso a diferentes técnicas para manter seu banheiro limpo e acabar de vez com esse incômodo.

Larvas aparecendo do nada, o que pode ser? - Canos sujos propiciam o aparecimento de larvas

Lixo acessível atrai moscas

Se você observou um larva branca na cozinha, uma certeza já se pode ter: você está, sem querer, deixando material orgânico disponível. Claro, moscas não são nem um pouco agradáveis, ainda mais quando acabam depositando larvas. Entretanto, a verdade é que isso é algo que também ocorre na natureza e que é até mesmo necessário, sendo essencial na produção de nutrientes para vegetais, o que explicaremos logo abaixo.

As moscas, ou melhor, as larvas das moscas, têm função decompositora de materiais orgânicos, ou seja, têm papel de transformar matéria orgânica em outros elementos que poderão ser absorvidos por plantas das mais diversas[3]. É em razão desse mesmo processo de decomposição que utilizamos esse tipo de material para fazer adubo orgânico. Entretanto, nesses casos são as bactérias encontradas no solo que cumprem a função de transformar um produto em outro.

Dentre os materiais orgânicos que atraem as moscas estão os restos de comida (tanto os vegetais quanto os animais) que deixamos no lixo, ou seja, se esquecemos um saco ou uma lata de lixo abertos, é muito provável que em pouco tempo nos deparemos com moscas rodando a cozinha e, se olharmos de perto, encontraremos larvas brancas.

Se você quer descobrir como matar ovo de mosca na comida visando se alimentar da parte que não foi contaminada, saiba que essa é péssima ideia pois, justamente por andarem em locais sujos, como o lixo, elas podem transmitir doenças[4]. Ainda que lavemos os alimentos, nada nos garante que conseguiremos nos livrar das bactérias trazidas pelo inseto e isso pode nos custar bastante caro para a saúde. Assim, que se você encontrar ovos de mosca na comida, descarte-a.

São diversos os tipos de tipos de larvas domésticas que podem depositar larvas na sua casa, por isso é até esperado que acabemos por, eventualmente, passar por essa situação. Para acabar com o problema, feche com atenção seu lixo, evitando que insetos tenham acesso. E tente tirá-los de casa sempre que necessário, trocando o saco e higienizando a lata.

Larvas aparecendo do nada, o que pode ser? - Lixo acessível atrai moscas

Outros restos orgânicos que exigem atenção

Agora você já tem algumas respostas para a pergunta: larvas aparecendo do nada, o que pode ser? Já que sabe que as larvas sempre surgem em locais onde há matéria orgânica, pois se alimentam desses restos. Os insetos sempre vão trás de locais com esse tipo de material disponível, para garantir que as larvas sobreviverão. Assim, conseguem encontrar tais fontes de alimento em situações que por vezes não percebemos como passíveis de causar infestação.

Acúmulos de fungo em pias de cozinha e restos alimentícios que caem em locais que nem percebemos pode fazer com que as larvas apareçam, por isso, preste bastante atenção! Afinal, para resolver um problema precisamos encontrar sua raiz. Se você vir, por exemplo, larvas saindo da parede ou larvas caindo do forro, significa que no local há matéria orgânica servindo de alimento para os bichos. Apenas removendo essa matéria e higienizando o local você conseguirá evitar que novas larvas venham a surgir.

Caso você já tenha olhado em tudo e ainda assim não encontrou a fonte de seu problema, é válido tirar móveis do lugar, mover tapetes e recipientes do local onde se encontram. Pode ter certeza que procurando com atenção e paciência você conseguirá encontrar o que procura e poderá solucionar o problema de larvas em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Larvas aparecendo do nada, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. SILVA, R. F. de; RIBEIRO FILHO, O. P.; NAVARRO, R. D.; TEIXEIRA, R. B.; FREITAS, S. G. de; PEREIRA, M. M.; VALENTE, E. E. L.; SANTOS, L. C. dos. Larva de mosca doméstica como alternativa na alimentação de lambari bocarra (Oligusarcus argenteus). Zootecnia Tropical, Vol. 27, Nº 3, p. 329-334, 2009. Disponível em: http://ve.scielo.org/pdf/zt/v27n3/art12.pdf. Acesso em: 10/11/2020.
  2. GRIFFITH, T; B; GILLETT-KAUFMAN, J. Drain Fly Psychoda spp. (Insecta: Diptera: Psychodidae). Universitiy of Florida, IFAS Extension. Disponível em: https://edis.ifas.ufl.edu/pdffiles/IN/IN122600.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2020.
  3. PAIVA, D. P. de. As moscas como indicadores biológicos da alteração ambiental. Embrapa Suínos e Aves – Concórdia. Disponível em: http://www.cnpsa.embrapa.br/pnma/pdf_doc/6-Dora-moscas.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2020
  4. "A vida pública e privada da mosca doméstica" A maior envenenadora de alimentos. Revista do Departamento de Águas e Esgotos, Vol. 34, Nº 718. Disponível em: http://revistadae.com.br/artigos/artigo_edicao_34_n_718.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Larvas aparecendo do nada, o que pode ser?
1 de 3
Larvas aparecendo do nada, o que pode ser?

Voltar ao topo da página