Partilhar

Como cuidar das avencas

Por Ana Kylza. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar das avencas
Fonte: imaginacaoativa.wordpress.com

Possuem folhagem delicada, com subdivisões das folhas que pendem de caules finos, eretos, rijos e de cor marrom-escuro. Você pode até não reconhecer pela descrição, mas certamente não viu algumas avencas por aí, pois elas são as plantas mais populares do mundo. Acredita-se que elas são capazes de espantar mau-olhado: ela absorve as energias negativas e murcham, avisando que há alguém invejoso no ambiente. E é bastante utilizada na medicina para resolver problemas no couro cabeludo e para curar tosses. Em umComo, aprenda como cuidar das avencas - da mesma família das samambaias, dando um toque de delicadeza ao seu jardim ou à sua casa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das dálias
Passos a seguir:
1

Para crescer bonita e saudável, a planta precisa de três coisas: umidade, calor e luminosidade indireta. No entanto, atente para algumas regrinhas:

  • Não encharque o solo, utilize um vaso que permita uma boa drenagem e um adubo que retenha um pouco de umidade. Uma ótima opção são os vasos de barro (e não os de plástico) que ajudam a reter melhor a umidade.
  • Se a planta ficar somente à sombra, corre-se o risco da propagação de pragas e/ou doenças, além da perda gradual de sua coloração esverdeada intensa e do atrofiamento de suas folhas. Dessa forma, é fundamental que tenhas o hábito de ir girando o vaso de planta para que todas as partes dela recebam a luminosidade adequada e para que ela se mantenha sadia.
  • As avencas não podem ser cultivadas em locais propícios a vento direto e excessivo, pois são muito frágeis e delicadas.
2

Para o combate das pragas é recomendável deixar de lado os inseticidas e apostar na “calda de fumo” - que é uma espécie de inseticida natural, que auxilia no combate às pragas sem causar danos às plantas. Para prepará-la, você vai precisar de: 10 cm de fumo de rolo, 50g de sabão de coco ou sabão neutro e 1 litro d’água. Pique o sabão e o fumo em pequenos pedaços e misture bem com a água. A mistura precisa curtir por cerca de 24 horas. Daí, é só coar e pulverizar nas plantas. Se preferir, pode não optar pelo uso do sabão na receita. Pois, a nicotina presente no fumo é o principal ingrediente que funcionará como um agente defensivo natural.

Como cuidar das avencas - Passo 2
Fonte: delas.ig.com.br
3

Evite o acúmulo de folhas secas e velhas. Para isso, tenha por hábito podar as plantas e facilite o surgimento de novos brotos.

4

As avencas soltam alguns esporos (pontinhos que se desenvolvem no verso de suas folhas), conforme vai se desenvolvendo. E os esporos vão se soltando das plantas, quando amadurecem, o que dará origem a novas brotações, desde que encontre um lugar propício que cumpra todas as suas “exigências”. Mas, você pode auxiliar no processo de liberação dos esporos e aumentar o seu cultivo. Para isso, raspe os esporos suavemente com uma gilete ou com uma faca. Deixe uma folha de papel ou um pedaço de tecido embaixo para aparar os esporos que forem caindo. Daí, basta distribuir os esporos em um outro vasilhame com adubo, cobri-los com um plástico ou papel filme transparente, mantendo-os à sombra e aguarde o surgimento dos brotos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das avencas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar das avencas

43 comentários
FATIMA LOUREIRO DA L.S.E SILVA
GOSTARIA DE SABER SE MINHA QUE MURCHOU PODE SER SALVA?/ AGRADEÇO AS ORIENTAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS DAS PLANTAS. AGUARDO SUA RESPOSTAS.
ilza
Muito bom , tenho vários vasos com avencas no meu trabalho e em caso e com este artigo tive a certeza que estou cuidando da maneira correta.
Eni
sobre a avenca; o poder sobre o mal olhado é verdadeiro,pois tinhamos um plantado em um xaxim estava lindo enorme com uns 40 centimetros de diametro entrou uma pessoa em casa senti um arrepio ,no outro dia o xaxim só estava com as hastes como se houvesse sido queimado.
Rosani
Muito bom e gostei muito das informações como plantar e cuidar das avencas dicas ótimas
Editor umComo.com.br
Obrigada pelo comentário, Rosani. Continue acompanhando os artigos do umCOMO. :)
Fátima Menau
Adoro avencas e samambaias. Tinha uma samambaia, que na folha abria em um leque, mas morreu. Já é a segunda que morre, e eu fico muito triste. Obrigada pelas dicas das avencas. Abraços
Fátima Menau
Por favor, agradeço uma resposta. Qual o adubo indicado para a avenca, pois já perdi duas avencas, que estavam lindissimas com adubo de plantas normais. O meu muito obrigada.
Ieda
Tenho várias avenças mas não sabia como cuidar agora com as dicas que vinha vou melhorar elas obrigada
Eubea Petrone
Minha Avenca tem mais de 60 anos ou mais. Enorme, a minha cachorra detonou-a. Espero salvá-la com as indicações acima.
Cleusa CantuariaSantiago
Há tempos eu procurava receita e forma de uso do fumo como inseticida para as plantas. Preciso também de Calda Bordalesa. Obrigada
A sua avaliação:
Laura
Amei as dicas de cultivo de avencas. Parabéns.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Laura! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as sugestões do umCOMO :)

Como cuidar das avencas
Fonte: imaginacaoativa.wordpress.com
Fonte: delas.ig.com.br
1 de 2
Como cuidar das avencas

Voltar ao topo da página