Partilhar

Como cuidar das samambaias

Como cuidar das samambaias

As samambaias são uma das plantas mais antigas do planeta e atualmente servem como decoração em muitas casas. Existe uma grande variedade de samambaias e podem proceder de diferentes lugares, ainda que sempre de regiões cálidas e úmidas ao mesmo tempo. Os cuidados das samambaias não são muitos nem demasiado específicos, mas se queremos que nossas plantas cresçam sadias e fortes, deveremos prestar-lhes a atenção necessária. Neste artigo de umComo, explicamos com detalhe como cuidar das samambaias.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das avencas
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, cabe destacar que as samambaias procedem, na maioria, de regiões com clima temperado e úmido, por isso será necessário mantê-las em um meio com umidade elevada.

2

Assim, deve-se regar frequente para manter o substrato ou a terra úmida, mas evitando sempre que a água fique estancada e as raízes das samambaias possam então apodrecer.

3

Também, durante o verão será necessário borrifar as folhas das nossas samambaias com um spray ou vaporizador, para mantê-las frescas e úmidas, bem como usar um substrato poroso.

4

Por outro lado, também será importante colocar as samambaias em um lugar apropriado para que recebam luz, mas de forma indireta. Não deveremos colocá-las onde o sol incida diretamente e, além disso, será bom colocá-las em um lugar ventilado, ainda que sem corrente.

5

Não será necessário podar as samambaias, somente deveremos retirar do solo aqueles galhos que estejam amarelos ou quebrados.

6

Quanto aos fertilizantes, poderemos colocar nas nossas samambaias fertilizante líquido para plantas verdes dissolvido na água de rega a cada 15 dias durante a época de crescimento.

7

À medida que as samambaias forem crescendo, será conveniente transplantá-las a um xaxim ou vaso maior para que se desenvolvam corretamente. A melhor época para fazer isso é em primavera e você pode ver aqui como transplantar plantas de interior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das samambaias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar das samambaias

21 comentários
A sua avaliação:
nicassia
Gostaria de saber se pode colocar Pau podem nas sanabanhas .
marilena de souza lemos
bom dia ,gostaria de dicas para minha samanbáia ficar vicosa e bonita sempre com as fôlhas verdinhas,pois estou percebendo algumas amareladas e murchas por favor me ajudem .
angela maria rodrigues paz
gostaria de saber como posso deixar sempre verde as folha da samambaia sempre ela morrem
agora tenho outra mas queria que ela ficassem sempre bonita pode me orientar a cuidar
A sua avaliação:
Claudia Lúcia
Minhas samambaias estão com folhas enormes prejudicando a passagem. Posso cortar um pouco as folhas? Como fazer? Obrigada
A sua avaliação:
Neide
minhas samambaias estão ficando com algumas folhas queimadas secas
A sua avaliação:
MARIA APARECIDA SOARES SANTANA
QUERIA SABER PORQUE AS FOLHAS ESTAÕ AMARELADAS/....
A sua avaliação:
sonia santos
ano samanbaias estou desejosa de uma muda de samambaia iris é o meu grande desejo.
Bruna
Esses "fios" marrons queaparecem na samambaia, o que são? A minha está tomada por eles e agora começou a murchar. Cortei, mas parece não ter melhorado. O que devo fazer?
Cristiane Ferreira de Silva
Minha samambaia Sempre fica amarela que devo fazer para manter ela bonita
andrea
gostaria que vcs me mandassem ilustrado o passo a passo do plantio da samambaia
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Andrea, pode conferir nesse link como cultivar samambaias: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cultivar-samambaias-10658.html

Como cuidar das samambaias
Como cuidar das samambaias

Voltar ao topo da página