Partilhar

Como cuidar das samambaias

Como cuidar das samambaias

O nome samambaia é uma designação popular a um grupo de plantas que não produzem flores nem frutos[1], sendo uma das categorias de plantas mais antigas do planeta e que atualmente serve como decoração em muitas casas. Existe uma grande variedade de samambaias que podem proceder de diferentes lugares, já que é possível encontrar espécies desde em desertos até em florestas tropicais, sendo mais comum que estejam presentes em ambientes úmidos por serem espécies que necessitam de bastante água[1].

Os cuidados das samambaias não são muitos nem demasiado específicos, mas se queremos que nossas plantas cresçam sadias e fortes, deveremos prestar-lhes a atenção necessária. Para que você não tenha dúvidas em relação a como cuidar das samambaias,neste artigo do umCOMO iremos explicar com detalhes todos os cuidados necessários com a planta.

Também lhe pode interessar: Como fazer adubo caseiro para samambaia

Como cuidar de uma samambaia

Em primeiro lugar, cabe destacar que as samambaias procedem, na maioria, de regiões com clima temperado e úmido[1], por isso será necessário mantê-las em um meio com umidade elevada.

Água

Assim, deve-se regar frequente para manter o substrato ou a terra úmida, mas evitando sempre que a água fique estancada e as raízes das samambaias possam então apodrecer.

Também, durante o verão será necessário borrifar as folhas das nossas samambaias com um spray ou vaporizador, para mantê-las frescas e úmidas, bem como usar um substrato poroso.

A humidade será um dos pontos principais no cultivo de samambaias, sendo assim, é necessário manter os níveis de humidade sempre altos para que a planta tenha um aspecto saudável[2]. O truque para nunca falhar em relação à água será prestar atenção no clima, afinal, tempos mais frios e secos exigirão maior cuidado, enquanto será possível se preocupar menos com a questão durante épocas de grande quantidade de chuva.

Em caso de falta de água, você poderá reparar que as folhas da samambaia irão perdendo sua cor e o crescimento da planta irá diminuir[3], sendo esse uma informação importante se você quer saber como ressuscitar samambaia.

Luz

Ainda que gostem de sol, é importante colocar as samambaias em um lugar apropriado para que recebam luz, mas de forma indireta, afinal, a luz do sol, quando muito forte e direta, poderá ressecar a planta[4]. Para concluir a ideia, lembre-se de que não deveremos colocá-las onde o sol incida diretamente e, além disso, será bom colocá-las em um lugar ventilado, ainda que sem corrente.

Como cuidar de samambaia dentro de apartamento

Se você quer saber como cuidar de samambaia dentro de apartamento, anote que, para garantir que sua planta irá receber luz suficiente durante todo o ano, uma boa ideia é mover o vaso de acordo com a necessidade. Assim, você deverá colocar a planta em local mais exposto em épocas de baixa claridade e retorná-la para a sombra durante o verão.

Solo e adubo

Na hora de preparar a terra, evite solos muitos porosos e cheio de cascalhos ou pedras pois essa composição fará com que ocorra grande vazão de água, podendo deixar sua samambaia desidratada. Quanto aos fertilizantes, poderemos colocar nas nossas samambaias fertilizante líquido para plantas verdes dissolvido na água de rega a cada 15 dias durante a época de crescimento.

Para não errar na hora de adubar o solo e mantê-lo fértil, veja também como fazer adubo caseiro para samambaia.

Vaso

Um ponto importante a se focar na hora de aprender como cuidar de samambaias é em relação ao tamanho do vaso, que deverá deixar alguma sobra de espaço para que as raízes possam crescer.[2]

À medida que as samambaias forem crescendo, será conveniente transplantá-las a um xaxim ou vaso maior para que se desenvolvam corretamente. A melhor época para fazer isso é em primavera e você pode ver aqui como transplantar plantas de interior.

A última informação necessária sobre como cuidar de samambaias em vaso será acerca do material do recipiente. Por ser uma espécie que se adequa a ambientes úmidos, evite vasos feitos de materiais porosos como a argila, afinal, esses materiais não são muito capazes de reter líquidos e poderão fazer com que sua samambaia resseque facilmente.

Como podar samambaia

As samambaias não são do tipo a exigir podas, de forma que a ausência da prática não causará problemas com o crescimento ou formato da espécie. Apesar de não ser necessário moldar as samambaias, deveremos retirar do solo aqueles galhos que estejam amarelos ou quebrados e também remover regiões da planta que possam ter sido atacadas por pragas, de forma a evitar que o problema se expanda e acabe por atingir novas partes de sua planta.

Agora que você já sabe que não tem como podar samambaia, para mais informações acerca do cultivo dessas espécies, veja como cultivar samambaia.

Tipos de samambaia e seus cuidados

Como visto, a samambaia não é uma espécie, mas um conjunto de diversas plantas de aparência similar e que são utilizadas com a mesmo função decorativa em ambientes internos e externos. Veja abaixo alguns dos tipos de samambaia mais conhecidos:

  • Samambaia de metro;
  • Samambaia chorona;
  • Samambaia americana;
  • Samambaia havaiana
  • Samambaia renda portuguesa;
  • Samambaia de java;
  • Samambaia prata.

Os cuidados gerais das samambaias são os explicados acima, entretanto, as espécies podem exigir alguns tratamentos específicos principalmente em relação ao contato com luz do sol, já que espécies de locais de clima mais ameno irão receber menos claridade. Para saber exatamente os cuidados necessários para cada espécie, será necessário ir atrás de informações específicas, ainda que os cuidados gerais de como cuidar de uma samambaia sirvam e possam ser de grande utilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das samambaias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. ZUQUIM, G.; COSTA, F. R. C.; PRADO, J.; TUOMISTO, H. Guia de samambaias e licófitas da REBIO Uatumã - Amazônia Central. Áttema Design Editorial, Manaus, 2008. Disponível em: https://ppbio.inpa.gov.br/sites/default/files/GuiaSamambaiasUatumaFINAL.pdf. Acesso em: 31/07/2020.
  2. THOMAS P. A.; GARBES, M. P. Growning ferns. University of Georgia, 2015. Disponível em: https://secure.caes.uga.edu/extension/publications/files/pdf/B%20737_4.PDF. Acesso em: 31/07/2020.
  3. SCHALL, B.; HUO, H.; CHEN, J. Cultural Guidelines for Commercial Production of Boston Fern (Nephrolepsis exaltata ‘Bostoniensis’). Environmental Horticulture Department, University of Florida, 2018. Disponível em: https://edis.ifas.ufl.edu/pdffiles/EP/EP55000.pdf. Acesso em 31/07/2020.
  4. Growing Indoor Ferns. College of agriculture health and natural resources, University of Connecticut. Disponível em: http://www.ladybug.uconn.edu/FactSheets/ferns_3_2511155032.pdf. Acesso em: 31/07/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
21 comentários
A sua avaliação:
nicassia
Gostaria de saber se pode colocar Pau podem nas sanabanhas .
marilena de souza lemos
bom dia ,gostaria de dicas para minha samanbáia ficar vicosa e bonita sempre com as fôlhas verdinhas,pois estou percebendo algumas amareladas e murchas por favor me ajudem .
angela maria rodrigues paz
gostaria de saber como posso deixar sempre verde as folha da samambaia sempre ela morrem
agora tenho outra mas queria que ela ficassem sempre bonita pode me orientar a cuidar
A sua avaliação:
Claudia Lúcia
Minhas samambaias estão com folhas enormes prejudicando a passagem. Posso cortar um pouco as folhas? Como fazer? Obrigada
A sua avaliação:
Neide
minhas samambaias estão ficando com algumas folhas queimadas secas
A sua avaliação:
MARIA APARECIDA SOARES SANTANA
QUERIA SABER PORQUE AS FOLHAS ESTAÕ AMARELADAS/....
A sua avaliação:
sonia santos
ano samanbaias estou desejosa de uma muda de samambaia iris é o meu grande desejo.
Bruna
Esses "fios" marrons queaparecem na samambaia, o que são? A minha está tomada por eles e agora começou a murchar. Cortei, mas parece não ter melhorado. O que devo fazer?
Cristiane Ferreira de Silva
Minha samambaia Sempre fica amarela que devo fazer para manter ela bonita
andrea
gostaria que vcs me mandassem ilustrado o passo a passo do plantio da samambaia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andrea, pode conferir nesse link como cultivar samambaias: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cultivar-samambaias-10658.html

Como cuidar das samambaias
Como cuidar das samambaias

Voltar ao topo da página