Como cuidar das dálias
A dália, uma das plantas mais bonitas do mercado, considerada a flor nacional do México e sendo atualmente uma das flores mais vendidas, principalmente no norte de Europa. A sua plantação de cultivo apresenta alguma dificuldade, de forma que é preciso conhecer muito bem as características das dálias, com o objetivo de fazer esta bela planta crescer saudável e perfeita. Se estiver pensando em cultivá-la ou já tiver alguma em seu jardim, preste atenção. Em umComo.com.br, explicamos como cuidar das dálias. Siga estes conselhos e sua planta ficará linda.
Passos a seguir:
Irrigação. As dálias são um tipo de planta que precisa ser regada uma vez por semana ou, inclusive, uma vez a cada duas semanas. Não devemos molhar suas folhas nem flores, e sim manter a terra úmida. Na época de floração das dálias, no início do verão, é conveniente molhá-las com mais abundância. Tenha cuidado para não encharcá-las, pois podem apodrecer.
Crescer fortes. Se desejar que suas dálias cresçam saudáveis e fortes, corte as mais velhas no início do talo. Deste modo, favorecerá o crescimento e desenvolvimento das flores mais jovens.
Cortar a flor. Se estiver pensando em colher suas dálias para fazer um ramo ou colocá-las em um jarro, tome nota. O ideal é cortá-las na primeira hora da manhã ou à noite. Para que as dálias se mantenham fortes, coloque-as na água e procure um local fresco, se possível sem correntes de ar. Troque a água a cada dois dias, e suas dálias conservarão o frescor. Faça um corte na diagonal para que a área de absorção de água da flor seja maior.
Plantar dálias. Se ainda não tiver cultivado a sua planta, acrescente ao terreno ou vaso uma boa quantidade de fertilizante orgânico. Tente fazê-lo cerca de duas semanas antes de plantar as dálias. Por outro lado, coloque uma vara ao lado do bulbo, assim poderá atar o talo quando crescer e evitará que a dália se rompa à medida que vá crescendo.
Clima. A época ideal para cultivar dálias é no início da primavera. São plantas que requerem um clima mais quente, pois são originárias do México. Sua floração começa a partir do início do verão.
Localização. Para que a dália cresça forte, é necessário que a coloque em uma área com bastante luz. Lembre-se de que é melhor que os raios não incidam diretamente, bem como não é conveniente que esteja em uma área com muitas correntes, pois isto pode prejudicar seu crescimento.
Pragas. Proteja as dálias de pragas com inseticidas ou pesticidas orgânicos. Em geral, estas flores costumam sofrer a invasão de lesmas e caracóis. Consulte em sua floricultura ou viveiro de confiança os produtos adequados para eliminá-los. Pulverize as plantas com os inseticidas a cada duas semanas, aproximadamente. Dessa forma, manterá as dálias saudáveis.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das dálias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Conselhos
- Retire as folhas quando começarem a secar. Dessa forma, as flores crescerão com mais força.