Comprar materiais de construção

Como usar durepoxi

Como usar durepoxi

Durepoxi é um tipo de massa epóxi que funciona como adesivo bicomponente, tendo uma parte com função de resina e que irá grudar o que você precisar e a outra sendo um catalisador, ou seja, uma substância que ativará as propriedades da resina. É um material extremamente moldável, pelo que também é usado em artesanato. Pode ser trabalho debaixo de água, não cola tecidos e resiste até 80ºC. Depois de bem seco, torna-se à prova d'àgua. Neste post do umCOMO explicamos passo a passo como usar durepoxi, para que serve, tempo de secagem e outras dúvidas comuns.

Vai precisar de:
  • Cartel de durepoxi
  • Água (facultativo)
Também lhe pode interessar: Como tirar durepoxi das mãos

Índice

  1. Como usar Durepoxi
  2. Como amolecer Durepoxi depois de seco
  3. Para que serve Durepoxi
  4. Tempo de secagem do Durepoxi

Como usar Durepoxi

O primeiro passo para aprender a usar Durepoxi é entender como e para que o material funciona: esse é como um cimento químico, composto pela mistura de duas partes, uma massa branca que tem a função de dar dureza, enquanto que a massa cinza define a elasticidade da massa quanto se juntam.

  1. Para começar a usar o produto, primeiramente é necessário preparar a superfície onde o Durepoxi será aplicado, sendo necessário limpar e secar bem para evitar que a massa tenha problemas em se fixar no objeto. Caso seja necessário e possível, é recomendável também lixar a superfície.
  2. Assim que tudo estiver pronto, abra a embalagem de Durepoxi e retire o invólucro dos componentes, junte os pedaços de ambas as massas e amasse bem com as mãos, misturando até fazer uma bola.
  3. Você deverá amassar até a massa ficar de cor cinza claro e homogênea, garantindo ambas parte se misturaram completamente. Para ter certeza de que se duas partes estarão em quantidade igual, comece por cortar um pedaço de massa branca e um pedaço de massa cinza e comparar o tamanho antes da mistura.
  4. Depois de misturar bem, use um pedaço da massa de Durepoxi e aplique no local que pretende consertar, colar etc. Já que o Durepoxi é uma massa moldável, são diversas as situações nas quais ele poderá ser utilizado e salvar ou até mesmo criar novos objetos.
  5. Depois de aplicar a massa, pode umedecer bem as mãos se quiser moldar a massa. Ela vai ficar bem pegajosa com água e pode até esculpir a sua forma e criar objetos bem legais.
  6. Espere que a massa seque. Após três horas, pode voltar a usar o objecto danificado à vontade. Caso queira disfarçar a zona onde usou Durepoxi, use uma tinta para pintar a massa (que tem de estar previamente seca!)

Após o uso, remova os excessos e guarde o resto da massa branca e da massa cinza para usar quando necessário. Feche bem o invólucro e proteja-o do calor para não endurecer, além disso, jogue fora o resto da massa que já foi misturada, pois vai secar de qualquer forma e não é possível guardá-la.

  • Importante: Durepoxi é tóxico e não deve ser colocado na mão de crianças pequenas.

Como amolecer Durepoxi depois de seco

Em tese o Durepoxi é um produto que durará para sempre e que dispensará arrumações futuras, já que é bastante resistente e que não costuma sair caso não façamos esforços para tal. Apesar da grande durabilidade do Durepox, é possível removê-lo de forma intencional se soubermos bem o que estamos fazendo.

A melhor escolha na hora de remover Durepoxi é utilizando produtos químicos que destruam o material. Duas boas opções para amolecer a massa quimicamente é utilizando thinner ou acetona, de forma que você deverá deixar a o objeto de onde deseja remover a massa de molho por ao menos 1 hora e ir checando de tempos em tempos a evolução do processo.

Caso você consiga colocar o produto em temperaturas extremas, há a possibilidade de congelar ou de super-aquecer o Durepoxi visando que ele perca força e acabe saindo. Se você utilizar o frio, o Durepoxi poderá ser quebrado e, se usar o calor, acabará amolecendo e podendo ser removido, entretanto, o produto é bastante resistente às grandes temperaturas e pode aguentar desde -50ºC até 150ºC, o que torna difícil que consigamos quebrá-lo com temperatura.

Para que serve Durepoxi

A cola Durepoxi é um material que pode fixar, soldar, vedar e reparar muitos tipos de superfícies - sejam lisas, porosas ou irregulares. A verdade é que trata-se de uma massa bastante moldável e que pode ser utilizada para o que você quiser, não tendo uma função pré-estabelecida e podendo

Se você estiver precisando de algo que cumpra a seguinte função, saiba que Durepoxi veda água e poderá ser a solução na hora de acabar com vazamentos inesperados sem que seja necessário chamar um técnico em sua residência. Se você pretende colar objetos, Durepoxi cola cano de cobre, funciona com ferro, madeira, concreto, ladrilho, gesso, pedras, azulejos, metais, vidro.

Por último, vale dizer que Durepoxi cola plástico, entretanto, depende do tipo de plástico e ficam de fora os seguintes: polietileno, nylon, teflon ou polipropileno. Para outras maneira de grudar plástico sugerimos a leitura do artigo que explica como colar plástico de 4 maneiras diferentes.

Tempo de secagem do Durepoxi

O tempo de secagem Durepoxi completo é de 24h, sendo que após esse período a massa terá atingido sua capacidade máxima de resistência e certamente não causará problemas como se soltar. Ainda que esse seja o tempo total necessário para que a massa esteja completamente seca, já é possível mexer sem grandes abusos nos objetos onde você colocou a massa antes e de acordo com o período parcial de secagem de cada material.

O tempo parcial de secagem parcial varia de acordo com cada produto, sendo de 5 a 7 minutos com a seringa, de 10 a 15 minutos com a bisnaga e aproximadamente 2 horas com a massa. Se você quer saber como secar Durepoxi rápido, utilize um secador de cabelos ou deixe um aquecedor de ambientes ligado próximo ao objeto onde você colocou o Durepox.

Importante: ainda que pareça algo lógico, não adicione mais catalisador endurecedor em sua massa visando que seque mais rápido. Como dito antes, a quantidade certa para a mistura é de 1 para 1, sendo assim, mais catalisador não irá adiantar o processo e ainda poderá atrapalhar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar durepoxi, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Antes de aplicar a massa, limpe bem a superfície para melhores resultados.
  • Este produto está disponível em cartelas de 50g, 100g, e 250g.
  • Umedeça a ponta dos dedos e das ferramentas para que não fiquem pegajosos.
  • Para dar mais plasticidade à massa, misture duas partes de plastilina para uma parte de massa branca e uma parte de massa cinza. A textura torna-se plástica.
  • Para fazer durepoxi render, use uma parte de plastilina para uma parte de massa branca e uma parte de massa cinza.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
48 comentários
A sua avaliação:
Abraham Barra S
É prático
A sua avaliação:
ronaldo santos da silva
como secar mais rapido
A sua avaliação:
Marcos Maia
Posso remenda fissura em caixa dagua tipo plastico e Polietano

A sua avaliação:
Renato
Este produto Durepoxi, cola o azulejo em madeira?
Luis
Para colar piso em madeira acho Araldite a cola mais adequada.
A sua avaliação:
eduardo
muito boa esa dica parabens ajuda muito nas escolhas
A sua avaliação:
vitor ovando soto
Gostaria de saber se a massa durepoxi depois de moldada na ponta do eixo da maquina de lavar roupa que vai encaixar no agitador da maquina vai aguentar agitar 10kg por pelo menos 2 hs
A sua avaliação:
flavio queiroga
este produto cola vazamrnto na picina - azulejo
Luis
Sim. Muito indicado para este fim.
A sua avaliação:
flavio queiroga
Na minha casa tem uma piscina, mas ela esta tendo um vasamento, a massa de durepox resolveria o problema.
Nelson Bertoncello
Preciso dar mais plasticidade ao Durepoxi mas não sei o que é Plastilina e nen onde encontra-la. Misturada com a plastilina o Dorepoxi tem a mesma resistência? Antecipadamente agradeço à resposta. Abraço Nelson
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Nelson. Plastilina é uma massa de modelar. Você pode encontrá-la em lojas de artigos para artes. Espero que encontre!
Vanessa
Posso consertar um furo na minha panela de pressão, e usa lá.normalmente ?
O durapox não irá fazer mal a saúde?
Marcelo
O durepoxi contém amianto que é tóxico e não deve entrar em contato com alimentos.
Israel
O durepoxi não deve entrar em contato com alimentos por conter resina epóxi (é toxica). Ele não contém amianto como o Marcelo que fez o comentário anterior falou.
João Raimundo Chigarisso
Posso usar Durepoxi para colar garrafas pet, tubos plasticos (fitas gotejadoras)?
EDIVALDO
Quero fazer um molde interno de estriado na cabeça do parafuso tipo alem... Como faço para o durepox não ficar grudado no aço ?
Marcelo
Voce pode passar óleo na cabeça do parafuso que o durepoxi não ficará grudado e o molde ficará perfeito.
Eduardo
Posso usar para reparar as massas de vidros de janelas antigas que já estão secas ?
Marcelo
Poder pode, mas economicamente não compensa , pois a massa de vidro que voce compra em qualquer vidraçaria é muito mais barata que o durepoxi.
A sua avaliação:
JUAN JOSE GOMEZ ARENAS
Obrigado pela dica
Gui
Funcionará se bem aplicado, Durepox depois de seco se torna resistente a Água.
ale
Bom dia , gostaria de saber se eu consigo vedar o buraco onde encaixa a mangueira do chuveiro ( chuveirinho) com o durepoxi para que eu use o chuveiro sem a mangueira, ou seja, vedar a saida de água no chuveiro onde a mangueira se encaixa. grato - ale - BH.
Gui
Colocar o Durepoxi no encaixe do chuveirinho resolveria seu problema, se bem feito, já que a massa se torna resistente a água após secar.
ale
ok Gui muito obrigado pela resposta !
Antonio Marcos
Nem precisa de Durepox...pode usar chicletes...mastigue bem e depois coloque no furo...deixe secar pelo menos umas quatro horas...
marcelo
bom dia , mas no proprio site da loctite durepoxi suporta ate + 150 Cº , colei um tubo de agua direto da rua com pressao , e ja esta mais de 10 anos intacto ,
A sua avaliação:
JRPGIMENEZ
Ótimas dicas sobre o uso da massa Durepoxi.
Editor umComo.com.br
Oi JRPGimenez! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
Cavalcante Antônio
Posso usar o durepoxi para consertar o meu fone de ouvido?
Thereza Christina Soares dos Santos
Se eu quiser que o durepoxi seque rápido, posso usar o calor do secador de cabelo ou o ventilador?
Como usar durepoxi