Como consertar rachaduras
Muitas vezes, as paredes da nossa casa racham por causa da umidade, por movimentos de terra ou simplesmente pelo envelhecimento ou qualquer outro motivo. É conveniente consertar estes defeitos antes que eles sejam maiores e possam significar um problema para a estrutura da casa. Além disso, se decidirmos pintar as paredes e tetos da nossa casa também será necessário fazer desaparecer antes qualquer rachadura que tenha se produzido. Se quiser conhecer os passos a seguir para realizar o processo, não perca este artigo da umComo.com.br sobre como consertar rachaduras.
Passos a seguir:
Se quisermos consertar rachaduras pequenas (menos de 3 mm de largo) o conserto é rápido e simples: aplicaremos um pouco de gesso ou massa corrida sobre a rachadura, cobrindo ela totalmente.
Devemos deixar o gesso secar e, a seguir, lixar para que a superfície fique totalmente lisa.
Por último, podemos pintar a superfície consertada da cor anterior da parede ou teto, para igualar ao resto.
Para rachaduras maiores que 3 mm, o primeiro que devemos fazer é ampliar a rachadura com a ajuda de um cinzel ou espátula para que o produto penetre profundamente ao ser aplicado, evitando assim possíveis desprendimentos posteriores.
O seguinte passo é limpar a área afetada com uma escova ou com o aspirador de pó para retirar todos os restos que possam ter caído da rachadura.
A seguir, umedeça a rachadura para conseguir que a massa grude melhor.
Prepare a massa corrida ou gesso e com a ajuda de uma espátula aplique o produto no sentido longitudinal em relação à rachadura. Depois de encher bem, aplique mais massa transversalmente.
A partir daqui o processo será o mesmo que com as rachaduras pequenas: deixar secar, lixar e pintar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar rachaduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.
Conselhos
- Este conserto costuma gerar bastante pó, por isso recomendamos fazê-lo em um ambiente bem ventilado.