Germinar sementes de plantas

Como plantar chia

Como plantar chia
Imagem: cocinillas.es

Que tal uma breve introdução sobre a chia para te deixar com vontade de querer plantar a sua semente. Chia vem de uma palavra mais que designa força. Super-alimento antiquíssimo como é, a chia era usada como fonte de energia desde as primeiras civilizações humanas, sendo que uma colher dessas sementes pode sustentar uma pessoa por um dia inteiro. Isto porque elas contém mais ômega 3 que a linhaça, mais fibras que a aveia, três vezes mais anti-oxidantes que as uvas-do-monte, duas vezes mais potássio que as bananas e cinco vezes mais cálcio que o leite. Chega? Não. Também contém três vezes mais ferro que o espinafre.

Bom, com tudo isso espero ter te instigado, leitor, ao plantio desta super semente e agora vamos à parte que interessa. Neste artigo, umComo te ensina como plantar chia.

Também lhe pode interessar: Como plantar jenipapo

Passos a seguir:

1

Primeiramente, adquira as sementes. Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de jardinaria ou ervas e sementes medicinais, etc. Pela sua popularidade, esta etapa não vai ser nada difícil.

Como plantar chia - Passo 1
Imagem: huffingtonpost.com
2

Prepare um vaso ou solo, depende de onde você pretende plantar, antes mesmo das sementes germinarem. Você pode utilizar adubo e húmus comuns e orgânicos e para uma germinação mais uniforme utilize ácido giberélico GA3 que também pode ser encontrado em lojas de jardins e afins.

As plantas podem ser plantadas em vasos médios pois alcançam uma altura máxima de um metro.

Como plantar chia - Passo 2
Imagem: primaljoy.co.uk
3

Elas precisam de muito sol para a germinação e ela pode ser feita no vaso ou com um algodão molhado, igual como fazíamos com os feijões. Para plantar no vaso deixe a terra pouco úmida e deposite as sementes sobre o solo, sem enterrar pois elas precisam de sol. Para o algodão o processo é o mesmo, deixe os úmidos e as sementes sobre os mesmos. Nesta fase você pode utilizar o GA3.

4

Você pode molhar a cada dois dias e as sementes de chia levam em geral de 10 a 14 dias e depois de uma semana já é possível ver os brotos.

5

As sementes de chia crescem como feijões, carregando a suas sementes dentro de vagens. É importante saber que o transplante para o local definitivo pode ocorrer após os 15 dias desde que ela foi colocada sobre o pano úmido ou terra e este local deve ter grande incidência de luz solar.

6

A chia não necessita de solo muito rico e pode ser regada de vez em quando. Ela prefere terras meio secas à muito úmidas e o solo deve ser bem drenado, deve se evitar muito tempo de sombra.

7

Você pode colher as sementes quando os frutos já estiverem abertos, não se preocupe em ter machos os fêmeas pois as suas flores são assexuadas.

Nesta altura a planta vai parar de crescer e deve ser cortada a parte onde estavam os seus frutos para que possam crescer novamente e dar novas sementes.

Como plantar chia - Passo 7
Imagem: purechia.co
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem dúvidas ou sugestões não deixe de classificar e comentar, nos dê a sua opinião!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar chia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Elígia
Adorei o artigo. Vou plantar 👏👏👏👏👏👏🌹
A sua avaliação:
José Ricardo
Bom dia.
Obrigado, sem muitas palavras, dizem e ajudam muito.
OBRIGADO.
A sua avaliação:
MARIA ALTACI SALMITO
Gostei. Como fazer simples.
A sua avaliação:
Gustavo
Maravilha! Muito obrigado, adorei. Vou plantar e divulgar. Grandes abraços.
A sua avaliação:
Manuel Rodrigues da Silva
Gostava de saber se, Portugal tem clima onde se poderã cultivar a planta chia.
Francisco
Tem sim, na realidade a chia é uma Salvia (Salvia hispanica), logo é nativa da zona mediterrânea, estando completamente adaptada ao nosso clima
Ana Clara Rodrigues
É uma semente grande, e dá uma árvore bem grande, com bastante sombra. A semente que tenho aqui, veio de uma fruta, tipo uma uva. Disseram que o nome é lichia .
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana Clara, nesse caso você precisa das informações desse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-lichia-27053.html
Elias
Ana Clara , atenção ! Chia é uma planta tipo hortaliça . Lichia é outra coisa é o que você comentou . Um abraço .
Zilma Cleide Lira
Muito bom . Quantos pés são necessários para colher 100g
Dariana
Depois que a chia brotar ai code interrar deixando so o broto pra fora
A sua avaliação:
Neuza gambi
Eu estou amando esse site.quero comprar sementes e mudas como posso fazer para comprar?
A sua avaliação:
Gabriela
Gostei muito da dica de como plantar sementes de chia...adorei
Editor umComo.com.br
Oi Gabriela! Que bom que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando :)
Maria
coloquei umas sementes num vaso onde já havia umas flores pensando que não nascia aconteçeu que está tudo já nasçido o que faço agora ? deixo ficar ?
Eduardo
Estou plantando em vasos de 30 cm de profundidade, com solo rico e regulamente regado. Depois de aproximadente 40 dias as folhas secam, queimando as folhas de fora para dentro.Sabe dizer o que está acontecendo.
Editor umComo.com.br
Oi Eduardo! Você não está regando demais? Pois a chia prefere terras meio secas e o solo deve ser bem drenado, para além disso ela precisa de muito sol.
A sua avaliação:
SERGIO LYRA DOS SANTOS LYRA
GOSTEI MUITO, DE COMO PLANTAR CHIA. QUANTO TEMPO LEVA DA SEMEADURA A COLHEITA?
Editor umComo.com.br
Oi Sergio! Pode demorar entre 100 e 180 dias para a colheita. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
maria oni patrocínio
eu plantei umas sementinhas de chia , por curiosidade (ver se nascia ) aliás nasceu muito bm , deu as sementes , porém ñ sei como extrair as sementes . tem uma dica ? m passe . obrigada !
Editor umComo.com.br
Oi Maria! No final do verão você deve procurar por sementes prontas a ser colhidas. Nesta altura as flores de chia devem ter amarelado e secado. Depois deve forrar uma bandeja rasa com tela metálica para peneirar as sementes. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Brenda
A semente é aquela que consumimos mesmo? Que vende em surper mercados?
Rose
Quanto tempo leva do plantio até a colheita? Pode plantar a chia que compra na loja de produto natural?
lillicca
Plantei chia em uma jardineira e estou ansiosa pra ver se vai dar semente pois as mudas estão com mais de um metro! Adorei as dicas!
Nicolas Santos
Obrigado, Lica, continue ligada nas nossas dicas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!
julio benicio maciel
fiquei um tempao procurando a època de plantar a chia e nao encontrei mas no mais ta bom
Nicolas Santos
Plante-a no final do inverno.
Imagem: cocinillas.es
Imagem: huffingtonpost.com
Imagem: primaljoy.co.uk
Imagem: purechia.co
1 de 4
Como plantar chia