Partilhar
Partilhar em:

Como plantar chia

Passo a passo
Avaliação: 5 (82 votos)
6 comentários
136 vezes partilhado
 
Como plantar chia
Fonte: cocinillas.es

Que tal uma breve introdução sobre a chia para te deixar com vontade de querer plantar a sua semente. Chia vem de uma palavra mais que designa força. Super-alimento antiquíssimo como é, a chia era usada como fonte de energia desde as primeiras civilizações humanas, sendo que uma colher dessas sementes pode sustentar uma pessoa por um dia inteiro. Isto porque elas contém mais ômega 3 que a linhaça, mais fibras que a aveia, três vezes mais anti-oxidantes que as uvas-do-monte, duas vezes mais potássio que as bananas e cinco vezes mais cálcio que o leite. Chega? Não. Também contém três vezes mais ferro que o espinafre.

Bom, com tudo isso espero ter te instigado, leitor, ao plantio desta super semente e agora vamos à parte que interessa. Neste artigo, umComo te ensina como plantar chia.

Também lhe pode interessar: Como plantar alecrim
1

Primeiramente, adquira as sementes. Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de jardinaria ou ervas e sementes medicinais, etc. Pela sua popularidade, esta etapa não vai ser nada difícil.

Fonte: huffingtonpost.com
2

Prepare um vaso ou solo, depende de onde você pretende plantar, antes mesmo das sementes germinarem. Você pode utilizar adubo e húmus comuns e orgânicos e para uma germinação mais uniforme utilize ácido giberélico GA3 que também pode ser encontrado em lojas de jardins e afins.

As plantas podem ser plantadas em vasos médios pois alcançam uma altura máxima de um metro.

Fonte: primaljoy.co.uk
3

Elas precisam de muito sol para a germinação e ela pode ser feita no vaso ou com um algodão molhado, igual como fazíamos com os feijões. Para plantar no vaso deixe a terra pouco úmida e deposite as sementes sobre o solo, sem enterrar pois elas precisam de sol. Para o algodão o processo é o mesmo, deixe os úmidos e as sementes sobre os mesmos. Nesta fase você pode utilizar o GA3.

4

Você pode molhar a cada dois dias e as sementes de chia levam em geral de 10 a 14 dias e depois de uma semana já é possível ver os brotos.

5

As sementes de chia crescem como feijões, carregando a suas sementes dentro de vagens. É importante saber que o transplante para o local definitivo pode ocorrer após os 15 dias desde que ela foi colocada sobre o pano úmido ou terra e este local deve ter grande incidência de luz solar.

6

A chia não necessita de solo muito rico e pode ser regada de vez em quando. Ela prefere terras meio secas à muito úmidas e o solo deve ser bem drenado, deve se evitar muito tempo de sombra.

7

Você pode colher as sementes quando os frutos já estiverem abertos, não se preocupe em ter machos os fêmeas pois as suas flores são assexuadas.

Nesta altura a planta vai parar de crescer e deve ser cortada a parte onde estavam os seus frutos para que possam crescer novamente e dar novas sementes.

Fonte: purechia.co
8

Confira outros artigos em nosso site sobre:

Se gostou ou não gostou, tem dúvidas ou sugestões não deixe de classificar e comentar, nos dê a sua opinião!

9

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como plantar chia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Relacionados
Comentários (6)

Escrever comentário sobre Como plantar chia

Muito útil
6 comentários
SERGIO LYRA DOS SANTOS LYRA
Sua avaliação:
GOSTEI MUITO, DE COMO PLANTAR CHIA. QUANTO TEMPO LEVA DA SEMEADURA A COLHEITA?
Editor umComo.com.br
Oi Sergio! Pode demorar entre 100 e 180 dias para a colheita. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
maria oni patrocínio
Sua avaliação:
eu plantei umas sementinhas de chia , por curiosidade (ver se nascia ) aliás nasceu muito bm , deu as sementes , porém ñ sei como extrair as sementes . tem uma dica ? m passe . obrigada !
Editor umComo.com.br
Oi Maria! No final do verão você deve procurar por sementes prontas a ser colhidas. Nesta altura as flores de chia devem ter amarelado e secado. Depois deve forrar uma bandeja rasa com tela metálica para peneirar as sementes. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Brenda
A semente é aquela que consumimos mesmo? Que vende em surper mercados?
Rose
Quanto tempo leva do plantio até a colheita? Pode plantar a chia que compra na loja de produto natural?
lillicca
Plantei chia em uma jardineira e estou ansiosa pra ver se vai dar semente pois as mudas estão com mais de um metro! Adorei as dicas!
Nicolas Santos
Obrigado, Lica, continue ligada nas nossas dicas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar!
julio benicio maciel
fiquei um tempao procurando a època de plantar a chia e nao encontrei mas no mais ta bom
Nicolas Santos
Plante-a no final do inverno.

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como plantar chia
Fonte: cocinillas.es
Fonte: huffingtonpost.com
Fonte: primaljoy.co.uk
Fonte: purechia.co
1 de 4
Como plantar chia