Partilhar

Como plantar a partir de sementes

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar a partir de sementes
Imagem: webradio.webesperanca.com.br

As plantas decoram e energizam os mais diferentes cômodos da casa, além de combinarem com escritórios e demais ambientes. Veja como plantar a partir de sementes com as dicas do umComo.com.br e inicie o seu jardim com as espécies que mais aprecia.

Também lhe pode interessar: Como posso extrair as sementes das plantas

Plantando com sementes

É possível saber como plantar a partir de sementes tanto diretamente na terra quanto em vasos ou outros recipientes, entre eles, tubetes e bandejas para semear várias unidades ou pequenos sacos próprios para mudas. Em casa, podem-se ainda reutilizar embalagens, como caixas de leite, potes e garrafas pet para fazer mudas.

No entanto, se a ideia é plantar a partir de sementes em um vaso e não transportar a muda futuramente para a terra, mas sim, deixá-la no recipiente, é importante saber qual o tamanho que a planta pode chegar para escolher um local com as dimensões adequadas. No caso de sementes de arbustos e árvores é importante usar vasos maiores, mesmo que sejam transportadas posteriormente, pois em locais espaçosos se desenvolverão melhor.

Por outro lado, as sementes de plantas herbáceas, como as hortaliças, temperos e flores se acomodam melhor em embalagens pequenas. Além disso, vale dizer que embora existam regras gerais, que se aplicam à maioria das sementes na hora de plantá-las, cada espécie pode contar com singularidades. Na embalagem da semente é possível obter essas informações, inclusive, a melhor época para plantá-la.

Como plantar a partir de sementes - Plantando com sementes
Imagem: news.sarbc.ru

Dicas para plantar sementes

O recipiente onde a espécie será semeada deve ter furos em sua base, sendo necessário fazê-los no caso de embalagens reutilizadas. Isso é essencial para uma adequada drenagem da água, além disso, o que ajuda também a escoar o excesso de água das regas é o cascalho. A argila expandida também pode ser usada, junto com terra, para encher o vaso e ajudar na drenagem.

Porém, mesmo o substrato perfeito vai depender de cada espécie. No caso dos cactos, por exemplo, é importante acrescentar um pouco de areia, pois é um tipo de planta que se adapta melhor a substratos arenosos. Além disso, o recipiente que vai receber a semente pode contar ainda com um pouco de composto orgânico, que pode substituir o uso de fertilizantes.

Outra dica para plantar a partir de sementes é esterilizar o solo, o que pode ser feito deixando o conteúdo que será colocado no vaso secando ao sol, sendo importante também revirar o conteúdo de quando em quando. Já se o solo estiver ácido ele pode ser neutralizado com calcário. Não é necessário encher o recipiente, podendo ficar o conteúdo até 10 centímetros abaixo da borda.

Já na hora de colocar a semente na terra devem ser cavadas pequenas covas com tamanhos que dependem da espécie, com um significativo espaçamento entre elas. Em geral, é indicado que o buraco tenha até três vezes o seu tamanho. Se a semente for muito pequena pode ser levemente coberta. Aconselha-se que cada cova receba até cinco sementes e que a água das regadas seja sem cloro, o que pode ser feito fervendo-a ou deixando-a sob o sol forte algumas horas.

Como plantar a partir de sementes - Dicas para plantar sementes
Imagem: jardimdasideias.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar a partir de sementes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar a partir de sementes

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Adilson
Como adquiri sementes de frutas exótica

Como plantar a partir de sementes
Imagem: webradio.webesperanca.com.br
Imagem: news.sarbc.ru
Imagem: jardimdasideias.com.br
1 de 3
Como plantar a partir de sementes

Voltar ao topo da página