Germinar sementes de plantas

Como plantar jenipapo

 
Patricia Gebara
Por Patricia Gebara. 19 abril 2017
Como plantar jenipapo

Encontrado em todos os cantos do Brasil, o jenipapo é uma planta versátil que se adapta a diversos tipos de solo. Com propriedades valiosas, suas folhas e frutos podem ser usados de várias formas. O jenipapo tem nutrientes como ferro, cálcio, fibras e diversas vitaminas, ajudando na prisão de ventre, anemia e problemas respiratórios. Além disso, é consumido in natura, licor, chá e até seiva da árvore. Já deu para perceber que ter um jenipapeiro em casa deve ser ótimo, não é mesmo?

Se você está com vontade de plantar, deve seguir alguns passos e ter persistência. O umCOMO explica detalhadamente a você como plantar jenipapo.

Vai precisar de:

  • Sementes de jenipapo
  • Terra vermelha
  • Matéria orgânica
  • Areia
  • Adubo
  • Vasos para mudas
  • Ferramentas de jardinagem
Também lhe pode interessar: Como plantar chia

Passos a seguir:

1

Verifique o espaço.O jenipapeiro é uma planta que precisa de bastante espaço. Por isso, antes de pensar em plantar jenipapo, é melhor medir a área que você tem disponível. O ideal é cerca de 1 metro a 1,20 de largura e 25 a 30 cm do nível do solo. A planta pode atingir até 14 metros de altura rapidamente.

Dica: aprenda a medir o Ph do solo.

2

Época certa. A melhor época para plantar jenipapo é de outubro a dezembro, por conta da umidade. O ideal é irrigar 10 litros de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

3

Plante as sementes. As sementes podem ser guardadas por até 1 ano em um lugar escuro. Depois de plantadas, demoram de 30 a 60 dias para germinar. Para criar as mudas de jenipapo, você deve plantar cerca de 360 sementes — com 2 cm de distância — a cada metro quadrado.

Dica: Confira também como fazer licor de jenipapo.

4

Pegue as mudas. Depois de 25 a 30 dias, as sementes começarão a germinar. Após 4 meses, as mudas estarão com 12 cm. É neste momento que você deve passá-las para vasos de 18 X 30 cm sob ripado em canteiros com 1,2 m de largura. Depois de seis a doze meses, a planta estará com 20 cm e pronta para ser plantada definitivamente.

5

Misture terras. Use metade de uma medida de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e o restante de areia para plantar o jenipapo. Lembre-se: para a produção de frutos, a distância entre as mudas deve ser de 10 metros.

6

Adube. Faça, também, uma mistura de adubos para fortalecer a planta. Cerca de um mês antes do plantio, misture 20 litros de esterco de curral curtido com a terra. Coloque no fundo da cova. Na hora de plantar, coloque 200 gramas de sulfato de amônia e 250 gramas de superfosfato simples com 100 gramas de cloreto de potássio. Cubra tudo com terra e coloque a muda.

7

Aguarde o tempo de espera. Apesar de ser uma planta com crescimento rápido, o jenipapo demora de 5 a 8 anos para começar a frutificar. Os frutos caem entre fevereiro e julho. Para extração de madeira, o ideal é esperar os 10 anos de vida da jenipapeira.

Dica: Agora que está aprendendo como plantar jenipapo, veja também quais são os benefícios do jenipapo.

8

Cuide da planta. Depois de plantar jenipapo, é essencial ter alguns cuidados para promover o seu crescimento. Elimine os ramos doentes e secos com frequência para não impedir o crescimento da planta. Faça, anualmente, uma nova aplicação de adubo e prevenção contra cupins. Irrigue as plantas durante a época seca, já que elas preferem solos úmidos. Se você quer que ela frutifique, provoque ferimentos superficiais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar jenipapo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Prefira horas frescas de dias chuvosos e nublados para plantar o jenipapeiro.
  • Lembre-se: você precisa de um bom espaço para cultivar um jenipapeiro saudável.
  • Compre as sementes de jenipapo em lojas de jardinagem ou em grandes feiras, como o CEASA. Aproveite para pegar dicas com os vendedores.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como plantar jenipapo