Como fazer adubo natural
A terra ser fértil no jardim ou horta é essencial para poder cultivar e para que as plantas cresçam bem mais rápido e saudáveis, já que receberão melhores nutrientes. Assim, quanto mais orgânico for o adubo e menos componentes químicos ele tiver será melhor para fertilizar a terra que desejamos cultivar. Por isso, em umComo.com.br ensinamos como fazer adubo natural excelente reciclando alguns resíduos orgânicos que eliminamos em casa como folhas, restos de fruta, verdura, vegetais, café, cascas de ovo ou esterco. A seguir propomos este método caseiro e barato para elaborar seu adubo orgânico.
Passos a seguir:
Junte os resíduos orgânicos de seu lixo. Lembre que para fazer adubo natural, além dos resíduos (cascas, frutas, vegetais...) também podemos utilizar desperdícios do jardim como ervas, plantas ou folhas. Recomenda-se não incorporar restos de animais, bem como óleos, laticínios, plantas doentes ou substâncias químicas como pesticidas ou herbicidas.
Escolha um lugar no jardim e faça um buraco no solo. Este buraco deve ter 50cm tanto de profundidade como de diâmetro. Outro método muito comum é utilizar algum recipiente sem tampa com buracos na superfície.
Coloque os materiais orgânicos no buraco e tampe-os com terra. Cada dia pode ir acrescentando um pouco de terra.
Cubra a parte superior do buraco com tecidos, chapas ou uma malha metálica. Desta maneira você evitará que entre água da chuva e possa encharcar o recipiente.
Areje o monte de resíduos uma vez por semana. Você pode utilizar um ancinho e mexer os resíduos de fora para dentro. Com este método, evitará que os resíduos fiquem compactos.
Verifique que os materiais se vão decompondo adequadamente. Lembre-se que o adubo precisa de uma quantidade correta de umidade. Para comprovar que está se decompondo bem, confirme se o monte tem o aspecto de uma esponja úmida.
Se começar a preparar o adubo natural no verão, só demorará dois ou três meses para ficar pronto. Se o fizer no inverno terá seu adubo em cinco meses. Você saberá que o adubo está pronto quando não distinguir os resíduos originais. O adubo terá uma cor marrom escura e deve ter cheiro de terra úmida.
Passado este tempo, você já pode incorporar o adubo natural nas suas plantas, que crescerão mais saudáveis e com mais força.
Siga estes passos simples e aprenda como fazer adubo natural em casa e de maneira fácil.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer adubo natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.
Conselhos
- Evite o excesso de umidade. Isto pode fazer com que o monte de adubo cheire mal. Se a umidade for escassa os resíduos aquecem e não se decompõem adequadamente. É recomendável molhar o adubo se fizer muito calor ou se o clima estiver seco. Evite que fique encharcado, você só deve umedecê-lo um pouco.
- O adubo natural deve ter cheiro de terra. Caso contrário, areje-o mais frequentemente e incorpore mais resíduos orgânicos, como folhas secas.