Partilhar

Como fazer adubo natural

Como fazer adubo natural
Imagem: guiadejardineria.com

A terra ser fértil no jardim ou horta é essencial para poder cultivar e para que as plantas cresçam bem mais rápido e saudáveis, já que receberão melhores nutrientes. Assim, quanto mais orgânico for o adubo e menos componentes químicos ele tiver será melhor para fertilizar a terra que desejamos cultivar. Por isso, em umComo.com.br ensinamos como fazer adubo natural excelente reciclando alguns resíduos orgânicos que eliminamos em casa como folhas, restos de fruta, verdura, vegetais, café, cascas de ovo ou esterco. A seguir propomos este método caseiro e barato para elaborar seu adubo orgânico.

Também lhe pode interessar: Como fazer biofertilizantes
Passos a seguir:
1

Junte os resíduos orgânicos de seu lixo. Lembre que para fazer adubo natural, além dos resíduos (cascas, frutas, vegetais...) também podemos utilizar desperdícios do jardim como ervas, plantas ou folhas. Recomenda-se não incorporar restos de animais, bem como óleos, laticínios, plantas doentes ou substâncias químicas como pesticidas ou herbicidas.

Como fazer adubo natural - Passo 1
Imagem: grupoecoindustria.com
2

Escolha um lugar no jardim e faça um buraco no solo. Este buraco deve ter 50cm tanto de profundidade como de diâmetro. Outro método muito comum é utilizar algum recipiente sem tampa com buracos na superfície.

3

Coloque os materiais orgânicos no buraco e tampe-os com terra. Cada dia pode ir acrescentando um pouco de terra.

4

Cubra a parte superior do buraco com tecidos, chapas ou uma malha metálica. Desta maneira você evitará que entre água da chuva e possa encharcar o recipiente.

5

Areje o monte de resíduos uma vez por semana. Você pode utilizar um ancinho e mexer os resíduos de fora para dentro. Com este método, evitará que os resíduos fiquem compactos.

Como fazer adubo natural - Passo 5
Imagem: guiadejardineria.com
6

Verifique que os materiais se vão decompondo adequadamente. Lembre-se que o adubo precisa de uma quantidade correta de umidade. Para comprovar que está se decompondo bem, confirme se o monte tem o aspecto de uma esponja úmida.

7

Se começar a preparar o adubo natural no verão, só demorará dois ou três meses para ficar pronto. Se o fizer no inverno terá seu adubo em cinco meses. Você saberá que o adubo está pronto quando não distinguir os resíduos originais. O adubo terá uma cor marrom escura e deve ter cheiro de terra úmida.

8

Passado este tempo, você já pode incorporar o adubo natural nas suas plantas, que crescerão mais saudáveis e com mais força.

9

Siga estes passos simples e aprenda como fazer adubo natural em casa e de maneira fácil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer adubo natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Evite o excesso de umidade. Isto pode fazer com que o monte de adubo cheire mal. Se a umidade for escassa os resíduos aquecem e não se decompõem adequadamente. É recomendável molhar o adubo se fizer muito calor ou se o clima estiver seco. Evite que fique encharcado, você só deve umedecê-lo um pouco.
  • O adubo natural deve ter cheiro de terra. Caso contrário, areje-o mais frequentemente e incorpore mais resíduos orgânicos, como folhas secas.

Escrever comentário sobre Como fazer adubo natural

26 comentários
Valéria Cristina do nascimento santos
Queria saber como faço pra fazer adubo natural
A sua avaliação:
vitor
Preciso colocar terra quando fizer o adubo ou so basta os materiais orgânicos
Editor umComo.com.br
Oi, Vitor. Sim, o ideal é ir colocando um pouco de subtrato (terra) diariamente.
A sua avaliação:
Luiz Carlos de Giacomo
Eu tenho triturado os alimentos em um liquidificador e colocado diretamente nas plantas. O material triturado penetra nas raizes e aparentemente tem dado resultados. Qual é e eficacia deste processo?
Regina Maria Pereira
Li todos o conteúdo de como fazer o adubo natural e achei muito interessante. Como tenho pouco tempo, existem alguma empresa que venda este adubo já pronto?
A sua avaliação:
carlos soares gomes
Agradeço, as informações passadas.
eudácio cardoso siqueira
Sou proprietário de um sitio no Paraná, tenho o costume de utilizar tudo que é sobra. Além disso faço uso de casca de ovo triturada, torta de mamona, farinha de osso, humos de minhoca. Queria que me fornecesse uma receita correta de cada ingrediente para preparar 20 kilos com esses ingredientes. para colocar na minha horta. Assim não vou ter dúvida na dosagem. Meu endereço: Eudacio Cardoso Siqueira - Rua xxxxxxxx - CEP..xxxxxxx - Abatiá - Paraná Fico muito contente, aguardo
A sua avaliação:
Ademair MONSON
Estou usando o chorume mas ainda nao vi o resultado,será q estou aplicando certo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ademair! Como é que você está aplicando?
A sua avaliação:
danielle
gostei
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Danielle! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
CELIA COSTA
MUITO BOM ARTIGO, VOU EXPERIEMNTAR
A sua avaliação:
bia aguiar
vc mim ajudou muito obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bia! Que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer adubo natural
Imagem: guiadejardineria.com
Imagem: grupoecoindustria.com
Imagem: guiadejardineria.com
1 de 3
Como fazer adubo natural

Voltar ao topo da página