Partilhar

Como plantar cebolinha

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar cebolinha
Imagem: armazemdasespeciarias.com.br

A cebolinha é uma erva originária da Europa, mas muito comum não só em pratos mas em hortas das casas brasileiras de todas as regiões. Este é talvez um dos temperos mais utilizados na cozinha brasileira, junto com a salsinha e mais alguns outros.

A cebolinha ou allium fistulosum é uma planta de fácil cultivo, se adaptando à quase todos os tipos de climas das regiões brasileiras. Neste artigo, umComo ensina como plantar cebolinha.

Também lhe pode interessar: Como plantar cebolinha francesa
Passos a seguir:
1

A temperatura ideal para o cultivo de cebolinha deve estar dentro da média de 13ºC e 24ºC. Mesmo que ainda existam alguns tipos de cultivares que aturem temperatura pouco acima e pouco abaixo desta média, a maioria delas perde parte da capacidade de desenvolvimento se o clima desvia deste padrão.

2

A cebolinha precisa de alta e direta incidência de luz solar pelo mínimo de três horas diárias, mas não toleras climas muito quentes ou secos, abafados.

3

A cebolinha é uma hortaliça rústica e se desenvolve bem em quase qualquer solo, em termos de nível de acidez, tolerando mais o calcário do que o ácido. No entanto o solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matérias orgânicas. Deve-se evitar, acima de tudo, solos encharcados ou sujeitos a encharcamentos.

4

Regue suas cebolinhas com frequência para que o solo seja mantido úmido. Mas como dissemos, o excesso de umidade é fatal para as cebolinhas, desta forma, a boa fluidez é essencial. A planta, quando adulta, é relativamente resistente a períodos de seca, desde que estes não se estendam por demasiado tempo.

5

A cebolinha pode ser cultivada a partir de sementes ou mesmo por divisão de touceiras. Métodos de reprodução obviamente não funcionam com esta pequena planta. Você pode optar, na hora do plantio das sementes, entre a sementeira ou diretamente no local definitivo.

6

Nas regiões mais quentes é difícil ver a cebolinha florescer e produzir sementes. Se for este o caso, você pode optar pelo método de divisão de touceiras, quando a planta já é adulta e crescida, separe alguns ramos e plante-os separados da planta que os originou, mas na mesma profundidade em que ele encontrava-se anteriormente. Alguns cultivares de cebolinha não aguentam estas mudanças por se propagar vegetativamente com menor frequência, mas tanto a cebolinha verde como a cebolinha francesa, as mais comuns, podem ser reproduzidas desta forma.

Como plantar cebolinha - Passo 6
Imagem: cpt.com.br
7

Lembre-se de retirar as plantas invasoras e "matinhos" que inevitavelmente crescem no entorno das outras plantas. Estas ervinhas, por mais que sejam pequenas, não trazem nenhum benefício, muito pelo contrário, roubam alguns dos nutrientes necessários para o bom crescimento da cebolinha.

8

Na questão da colheita, se o seu objetivo é colher somente a parte branca do caule, chamada pseudocaule, amontoe terra ao redor da planta conforme ela for crescendo, isto aumenta o pseudocaule. Veja também:

Como plantar cebolinha - Passo 8
Imagem: jornalagricola.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar cebolinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar cebolinha

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Nelson Godas
Estou iniciando uma atividade de plantar plantas hortaliças em vaso na minha casa, estou iniciando com Salsa e Cebolinha, prezaria saber quantas sementes devo plantar em cada cova, grato
A sua avaliação:
Clenilson Gurgel de Amorin
Qual a profundidade que devo deitar as sementes da cebolinha, para que eu tenha uma boa germinação e boa fixação durante crescimento das plantinhas?
A sua avaliação:
yolanda moraes
Gostei muito das dicas como plantar as plantas as ervas de cheiros. sou apaixonada pelas plantas. amei. abraço
Editor umComo.com.br
Oi Yolanda! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Nila lucia da silva gomes
Eu posso utilizar a raiz do caule da cebolinha pra plantar eu vaso no meu jardim?
Wilson
Faltou citar o tempo de crescimento e cultivo !

Como plantar cebolinha
Imagem: armazemdasespeciarias.com.br
Imagem: cpt.com.br
Imagem: jornalagricola.wordpress.com
1 de 3
Como plantar cebolinha

Voltar ao topo da página