Otros Cuidados do jardim

Como eliminar o mato definitivamente

Como eliminar o mato definitivamente

Ter um jardim em casa para cultivar e ter suas próprias plantações é um dos grandes desejos de diversas pessoas, mas ao mesmo tempo pode virar uma grande preocupação, por conta de toda a manutenção que isso requer. O aparecimento de ervas daninhas é uma ameaça constante, e se você planeja ter seu próprio jardim, provavelmente quer saber como acabar com elas de um jeito rápido e eficaz.

Há vários motivos para acabar com o mato: muitas vezes ele impede o bom desenvolvimento de outras espécies que você deseja cultivar, “roubam” a luz natural, a água e os nutrientes do solo que poderiam servir para o crescimento das outras plantas e, ainda, podem espalhar patógenos prejudiciais para a terra. Portanto, se você quer saber como eliminar o mato definitivamente e ervas daninhas sem precisar usar herbicidas e com truques caseiros que dispensam o uso de químicos, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como eliminar os caracóis do jardim ou horta

Índice

  1. Use uma tela de jardim
  2. Arranque as ervas daninhas pela raiz
  3. Deixe a grama crescer
  4. Cubra o terreno com adubo
  5. Enfraqueça as ervas daninhas com uso de jornal
  6. Ferva água
  7. Invista em um rebanho de cabras
  8. Despeje vinagre no solo
  9. Aplicar sal com água
  10. Use as ervas daninhas para consumo
  11. Plante espécies nativas

Use uma tela de jardim

Para evitar ervas daninhas em certa área do terreno ou jardim, use uma tela ou manta específica para jardinagem: primeiro, certifique-se de que a superfície esteja livre das ervas daninhas e, depois, proteja a região aplicando essa tela.

Por fim, cubra a tela ou manta com uma camada de palha ou adubo. Com essas barreiras, você vai conseguir impedir que as ervas daninhas apareçam no seu jardim.

Como eliminar o mato definitivamente - Use uma tela de jardim

Arranque as ervas daninhas pela raiz

O método manual para eliminar o mato definitivamente e as ervas daninhas do seu jardim é arrancando o matinho. Para isso, você precisará apenas usar luvas, para proteger as mãos, e em seguida começar a removê-las.

Porém, essa técnica não é tão simples quanto parece: você vai precisar tirar o mato desde sua raiz, e não cortando apenas o caule. Será preciso agarrar o mato com força e firmeza, para que não se despedacem e possam sair por completo.

No umCOMO aconselhamos que você faça isso com auxílio de uma chave de fenda ou de uma faca, e sempre depois de chover ou de regar as plantas, pois assim será mais fácil arrancar o mato. Seguindo essa dica e outros conselhos que vamos te dar ao longo desta página, saberá como eliminar as ervas daninhas do seu jardim de uma vez por todas.

Como eliminar o mato definitivamente - Arranque as ervas daninhas pela raiz

Deixe a grama crescer

Um gramado forte e saudável deve ter de 5 a 8 centímetros de comprimento. Se você deixá-lo mais comprido por mais tempo, ele será menos suscetível ao aparecimento de ervas daninhas.

Outra dica que vai te ajudar a proteger seu jardim é usar o cortador de grama antes de colocar as sementes no solo. Descubra mais truques nos artigos como cuidar da grama e como cortar a grama com roçadeira.

Como eliminar o mato definitivamente - Deixe a grama crescer

Cubra o terreno com adubo

O adubo é um elemento indispensável no seu jardim, quer você tenha ou não uma tela de jardinagem. Ele é, basicamente, uma proteção de material geralmente orgânico, que deve ser aplicada na superfície do terreno para garantir uma série de benefícios, como os seguintes:

  • Mantém o solo úmido e fresco;
  • Impede que a luz que as ervas daninhas usam para crescer chegue até elas;
  • Melhora a qualidade e a fertilidade do terreno;
  • Reduz o crescimento das ervas daninhas.

Para que a cobertura de adubo seja eficaz, coloque-a longe do gramado e a 4 cm de profundidade.

Como eliminar o mato definitivamente - Cubra o terreno com adubo

Enfraqueça as ervas daninhas com uso de jornal

Para remover as ervas daninhas de grandes áreas onde estão sozinhas, cubra-as com jornal. Dessa forma, os raios solares não serão capazes de atingi-las, e elas enfraquecerão até morrer, sem realmente se reproduzirem.

Além disso, o jornal vai te ajudar a fertilizar a terra e enriquecê-la para os próximos cultivos.

Ferva água

Você também pode optar por fazer um herbicida natural para remover as ervas daninhas. Um exemplo prático e simples é ferver água e adicionar uma colher de sal. Após mexer bem a solução, despeje-a no solo e o efeito será imediato.

Este herbicida caseiro funciona especialmente em ervas daninhas jovens e, com a adição de sal, será ainda mais eficaz.

Invista em um rebanho de cabras

A princípio essa pode parecer uma ideia maluca ou extrema, mas se você colocá-la em prática verá seu efeito. Alugar um rebanho de cabras para que elas comam as ervas daninhas da terra e possam limpá-la completamente é um recurso pouco comum, mas muito eficaz.

E é que esses animais alcançam lugares e ângulos que você não alcançaria sozinho. Além disso, seus cascos são capazes de arar o solo enquanto elas caminham na superfície.

Como eliminar o mato definitivamente - Invista em um rebanho de cabras

Despeje vinagre no solo

O vinagre é outro produto a considerar se você quiser saber como eliminar ervas daninhas. Mesmo assim, nem todos os vinagres são úteis para essa tarefa: use um que contenha 20% de ácido acético.

Se você optar por esse ingrediente, lembre-se de que ele tem um poder destrutivo contra qualquer tipo de erva. Use-o com cuidado porque, além disso, o vinagre é capaz de reduzir drasticamente o pH do solo, dificultando as colheitas posteriores na mesma área.

Aplicar sal com água

Misturar água com sal também vai te ajudar a eliminar as ervas daninhas do jardim. O grande problema desse método é que ele deixa a área onde você o aplica estéril por muito tempo, então vale analisar com atenção se você tem mesmo interesse nesta opção.

Outra desvantagem desse remédio caseiro é que ele pode causar erosões nas superfícies de concreto.

Use as ervas daninhas para consumo

Pode parecer loucura, mas não: algumas ervas daninhas possuem nutrientes muito interessantes para a saúde do corpo, e são comestíveis. Elas também contêm propriedades e podem trazer benefícios para o organismo.

Existem livros e estudos indicando quais ervas daninhas são realmente saudáveis, mas também existem espécies venenosas. Se você não for capaz de fazer essa distinção entre elas, evite o consumo.

Como eliminar o mato definitivamente - Use as ervas daninhas para consumo

Plante espécies nativas

O problema com as ervas daninhas é que geralmente elas são nativas do solo, e têm muita resistência no terreno em que crescem. Por este motivo, é aconselhável cultivar outras espécies nativas que sejam fortes e se adaptem à essa mesma superfície.

Dessa forma, as novas plantas lutarão contra as ervas daninhas por recursos do solo, como água, substratos e sol, e vão neutralizar o crescimento do mato indesejado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o mato definitivamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
André
Parabéns pela página e dicas, mas por favor, água com sal no solo não. Nem considerem essa hipótese. Ter medo de usar um simples herbicida mas ter coragem de usar sal no solo é uma coisa insana. Uma molécula moderna como o Glifosato do Round-Up deixará resíduos por horas, e o sal no solo deixará por anos. Sem falar que o sal ficará persistindo e interferindo na microbiota do solo.
Adrianni
Neste caso, o que vc recomendaria|?
snypes
se é tudo isso, entao os matos aqui em casa sao SUPER matos, porque já apliquei por 3 vezes agua com sal em menos de 1 mes, e ainda assim os matos nao morreram, pelo jeito vou ter que capinar mesmo..... ou talvez por morar no matogrosso, esses matos sao super poderosos kkkkkk talvez daí vem o nome do estado
A sua avaliação:
helio buarque de gusmao
a explicação de cada artigo são bastante interessantes e de grande ajuda dos leigos sobre o assunto
1 de 7
Como eliminar o mato definitivamente