A grama no verão

Como cuidar da grama no verão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da grama no verão
Imagem: blog.20minutos.es

Com a chegada do verão, do calor e seca, o jardim requer muitos mais cuidados. Durante a época do verão as plantas têm a necessidade de se nutrir regularmente, assim como de ser podadas. Para evitar que seu jardim pareça apagado e abandonado durante os meses de mais calor, em umComo.com.br explicamos a você como cuidar da grama no verão. Seguindo estes conselhos simples conseguirá que seu jardim, plantas e grama estejam perfeitos para enfrentar os meses de verão.

Imagem: blog.20minutos.es

Vai precisar de:
  • Evite podar a grama quando estiver úmida ou molhada.
  • Afie as lâminas da máquina de podar. Se, além disso, tiver observado que sua grama está com fungos, limpe as lâminas para evitar posteriores infecções.
  • Se a grama tiver sofrido algum contágio, é recomendável podar em duas vezes. Lembre-se que quanto menor for sua altura, mais sensível será a grama.
Também lhe pode interessar: Qual grama é ideal para a sombra
Passos a seguir:
1

O mais importante para manter uma grama ideal no verão é o corte. Deve comprovar que tipo de corte sua grama precisa, dependendo da sua altura.

Como cuidar da grama no verão - Passo 1
Imagem: bellaidea.es
2

Geralmente, a altura normal da grama deve ser de 5 centímetros. Caso a grama seja mais fina, deve deixá-la com 1 ou 2 centímetros. Se for a grama de um campo de golfe o corte pode chegar a ser milimétrico.

3

Faça a poda uma vez por semana. Durante o verão é importante cortar a grama com regularidade. Se além disso tiver uma grama muito decorativa e quer mantê-la totalmente estética, o ideal é podar a cada 3 dias.

4

Manter a grama na mesma altura. É importante não variar a altura da grama. Para que tolere bem a época do verão, o ideal é mantê-la um pouco alta e não muito baixa. Deste modo, absorverá melhor a água e as raízes serão mais profundas e fortes.

5

Depois de podar, adube a grama. Use o fertilizante que se ajuste melhor ao seu tipo de grama. Se quiser, também pode fazer seu próprio adubo natural.

Imagem: fincasatrisa.es

Como cuidar da grama no verão - Passo 5
Imagem: fincasatrisa.es
6

Irrigação abundante. Nos meses de calor pode acontecer que a grama seque mais rápido.

Como cuidar da grama no verão - Passo 6
Imagem: publispain.com
7

Durante o verão devemos ter um cuidado especial com o aparecimento de fungos e outras infecções vegetais. Se observar que aparecem, use fungicidas especiais para tratar sua grama.

Como cuidar da grama no verão - Passo 7
Imagem: jardineriaon.com
8

Se alguma área ficou sem grama durante o inverno, pode ser o momento ideal para plantar grama. Quanto mais adubo e irrigação você der para suas plantas, mais crescerão.

9

Aproveite para arejar o solo. Remexa a terra para que se oxigene e para que as plantas semeadas cresçam melhor.

Como cuidar da grama no verão - Passo 9
Imagem: blogs.20minutos.es
10

Propomos alguns tipos de gramas: a Ray - grass inglesa (Festuca arundinacea) é um tipo de grama de crescimento rápido. Caso queira que sua grama cresça mais devagar para ter que cortar com menos frequência, o tipo Zoysia japonica pode ser ideal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da grama no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blog.20minutos.es
Imagem: bellaidea.es
Imagem: fincasatrisa.es
Imagem: publispain.com
Imagem: jardineriaon.com
Imagem: blogs.20minutos.es
1 de 6
Como cuidar da grama no verão