Plantar grama em meia-sombra

Qual grama é ideal para a sombra

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual grama é ideal para a sombra
Imagem: pinterest.com

Falando em jardins ou canteiros esta é uma dúvida muito recorrente. Nem sempre é possível fazer um jardim num local com muito sol e sabemos que as gramas precisam dele pra se desenvolver. Por isso, neste artigo umComo responde a pergunta: Qual grama é ideal para a sombra?

Também lhe pode interessar: Como plantar grama

Índice

  1. É possível plantar gramados na sombra?
  2. Hera
  3. Liríope
  4. Grama-preta
  5. Grama-amendoim

É possível plantar gramados na sombra?

É verdade, se o teu jardim é totalmente ou meio sombreado saiba que você pode até plantar grama mas ela não vai durar muito tempo. Nestes casos o ideal é optar pelas forrações de meia-sombra, que podem ser muitas vezes mais belas do que a grama mas não toleram ser pisoteadas, por isso, pense bem antes de escolher entre uma das opções que mostraremos neste artigo.

Algumas das plantas muito utilizadas para meia-sombra são: Hera, Líriope, Grama-preta e Grama amendoim; lembrando que não se deve plantá-las em locais de passagem, confira as características de cada uma delas:

Hera

As heras são plantas de cultivo simples. Desenvolvem-se muito rapidamente e podem ser utilizadas como cerca-viva ou forração, tendo como vantagem a sua grande capacidade de melhorar o ambiente, fazendo parte das melhores plantas para despoluir o ar de casa.

A hera não necessita de muita água, mas o solo deve ser fértil e bem drenado, de preferência "mais soltinho" para que as suas raízes possam penetrá-lo com mais facilidade. Não tolera ser pisoteada.

Qual grama é ideal para a sombra - Hera

Liríope

O Liríope, por ser da mesma família que a dracena, a Asparagaceae, é uma planta muito resistente e também com grandes propriedades para despoluir o ar. Mas esta, não passa dos 30 centímetros de altura. Não deve ser pisoteada de forma alguma e tolera muito bem a sombra, assim como solos menos férteis e carência de água. Mas isso não é motivo para negligenciá-la.

O Liríope é a planta ideal para plantar nos cantos do seu canteiro ou para formar desenhos ou contornos no seu jardim, mas talvez não seja a ideal para forrá-los por inteiro. Na imagem, o Liríope é a mais escura e alta, como pode ver, é uma planta bonita e versátil quando se trata de decoração.

Qual grama é ideal para a sombra - Liríope
Imagem: thetutuguru.com.au

Grama-preta

Acredito que entre as "gramas" para se plantar na sombra esta seja a opção mais divertida e versátil. A grama-preta é muito utilizada em jardins e canteiros, principalmente pelo se fator decorativo. Ela se espalha rapidamente e pode ser plantada até mesmo para forrar escadas. É uma pena não poder colocar mais imagens do que é possível se fazer com essa planta em questões de decoração.

A pesar do nome, a grama-preta não é uma grama e também pode ser conhecida como grama-japonesa ou pelo-de-urso. Há variedades de grama-preta que podem ter uma coloração mais verde-amarela e algumas em miniatura. Entre as opções que aqui citamos ela é a que mais aguenta o pisoteio, embora não deva ser plantada em local de passagem. Ela pode resistir à eventuais pisões mas deixa de se desenvolver nas áreas onde as pessoas costumam passar. Para todos os efeitos, esta é uma das melhores opções entre as gramas para sombra.

Qual grama é ideal para a sombra - Grama-preta

Grama-amendoim

A grama-amendoim é outra excelente forração, não tão versátil ou resistente quanto a grama-preta mas ainda sim útil, principalmente pelo fato de dispensar as podas periódicas. Esta é muito utilizada em pastos, por ser uma pastagem nutritiva, porém com o contraponto de atrair lebres.

Ela deve ser regada com uma boa frequência mas sem deixar o solo encharcado. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Na primavera, é possível encontrar pequenas flores que brotam da grama-amendoim, frágeis e amarelas.

Veja também:

Qual grama é ideal para a sombra - Grama-amendoim
Imagem: gramagrama.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual grama é ideal para a sombra, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Suzana Meissner
Quero plantar uma grama no meu jardim ,porém ele é pequeno ,queria uma grama com flor pois é só 4mx4m e é um pequeno declive ,qual a grama a ser plantada? Desde já agradeço .
Jose Vinicius da Cruz
Muito bom descobri los, vocês estão de parabéns, gramei todo meu quintal em em julho de 2015 ( G . Esmeralda ) em vários lugares ( os mais sombrio ela secou completamente ), em abril de 2017 diz comprei (grama são Carlos) também não deu lá muito, quem me vendeu é fraco no ramo, esta semana fiz uma boa poda nos lugares sombrio, e no mês de dezembro último de 2017 , arranjei outro para dar manutenção este: Podou, jogou Ureia e muito Calcário, o que eu faço? Qual a melhor grama para ser repor a área perdida? Aqui na minha cidade o calor é muito forte. espero a sua orientação. MUITO OBRIGADO
Imagem: pinterest.com
Imagem: thetutuguru.com.au
Imagem: gramagrama.net
1 de 5
Qual grama é ideal para a sombra