Outros A grama

Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas!

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. 12 julho 2017
Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas!

A grama do vizinho anda mais bonita? Deixa isso pra lá! Manter uma bela grama com um corte rente e uma cor vívida depende de um bom cuidado e trato com o gramado. Para isso, é importante sempre estar atento às necessidades e também às práticas e técnicas mais adequadas para um corte rente e adequado da relva. De maneira econômica, sem necessidade de contratar um jardineiro ou qualquer outro profissional, iremos te explicar nesse artigo feito por umCOMO as melhores dicas de como cortar grama com roçadeira, além de outras dicas para aparação do gramado.

Também lhe pode interessar: Como cortar grama

Índice

  1. Como cortar grama com roçadeira elétrica
  2. Tipos de lâminas para roçadeira
  3. Como cortar grama com máquina de fio
  4. Como cortar grama com tesoura
  5. Como cortar grama com aparador

Como cortar grama com roçadeira elétrica

Primeiramente para um bom corte de grama e uma rente aparação da grama, deve-se ter em mente em algumas coisas. A primeira é o tamanho do espaço em que a roçadeira irá passar e qual é o grau de dificuldade que esse ambiente têm na hora de roçar. Uma grama mais grossa ou uma área que possui arbustos irá variar muitas coisas, como por exemplo a serra que será usada na roçadeira e também qual é o movimento que você utilizará para fazer o corte correto.

O primeiro passo para cortar grama com roçadeira é dar partida na máquina. Depois, faça movimentos semi circulares na área da grama, recomendando que se cumpra uma ordenação. Cortar a grama é como varrer a casa, e deve se cumprir um sentido e direção. É exatamente por isso que devemos estabelecer uma rota, repetindo esses movimentos circulares e nunca abaixando diretamente a roçadeira em direção ao chão, pois isso irá danificar o aparelho, ou seja, sempre deve-se manter a máquina rente à altura da relva.

Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas! - Como cortar grama com roçadeira elétrica

Tipos de lâminas para roçadeira

Existem alguns tipos de lâminas para roçadeira elétrica, cada uma com seu benefício e cada uma com sua especificidade no que se refere aos tipos de terreno. Vamos listá-las para elucidar estas diferenças:

  • Lâmina de fio redondo: a lâmina de fio é altamente recomendável para aqueles que desejam fazer um corte simples em seu gramado. O fio de nylon é capaz de cortar gramados simples, além de possuir altíssima durabilidade. Além disso, é ótimo para cantos e obstáculos. O seu uso não é recomendável para quem deseja cortar regiões com arbustos e plantas mais grossas que a grama.
  • Lâmina de fio quadrado: a lâmina de fio quadrado é mais robusta, duradoura e forte que a de fio redondo. No entanto, não é boa para cantos e detalhes, geralmente aconselhável para terrenos que não precisem tanto de estética mas sim de um tratamento superficial.
  • Lâmina de fio silencioso: a lâmina de fio silencioso é tão eficaz quanto a lâmina de fio redondo, mas graças a algumas ranhuras aplicadas, a vibração sonora tão incômoda acaba impedindo a propagação do som tão agressivo aos ouvidos de quem está fazendo o trabalho de roçagem.
  • Dupla lâmina: ótima opção para quem deseja fazer um trabalho simples em um ambiente sem grande complicações, de maneira rápida e eficaz, sem dificuldade.
  • Tripla lâmina: a lâmina tripla é mais adequada para ambientes com muitos declives, arbustos, pequenas plantas e pedaços de madeira no meio do gramado, também para gramados muito altos e que necessitam de alta potência na hora do corte.
  • Serra circular: a serra circular, geralmente com diâmetro de 15 a 25 centímetros é altamente recomendável para o corte de troncos e pequenas árvores, especialmente em áreas que necessitam de um trabalho mais bruto.

Como cortar grama com máquina de fio

O corte de grama com máquina de fio é semelhante ao corte de grama com roçadeira elétrica, afinal, a máquina de fio é uma roçadeira sem lâmina metálica, e sim com o fio em seu final. Recomendamos que o corte com fio seja feito em áreas adequadas e nos mesmos movimentos semi-circulares que foram citados acima.

Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas! - Como cortar grama com máquina de fio

Como cortar grama com tesoura

Cortar grama com tesoura é uma missão difícil. Dependendo da extensão da área a ser cortada, o esforço talvez não valha a pena. Caso seja um pequeno jardim, acreditamos que algum tempo será necessário, no entanto, caso se trate de uma área externa, não vale a pena o esforço. Se deseja mesmo assim cortar grama com tesoura, tenha em mãos uma tesoura de jardineiro e uma boa coluna que aguente ficar abaixado por horas e vá fazendo exatamente desta maneira: cortando a grama na altura em que deseja.

O artigo Como cortar grama irá, sem dúvida, te ajudar nessa tarefa.

Como cortar grama com aparador

Para cortar a grama com aparador, basta passar o cortador nas regiões em que o corte é necessário. Ele é mais simples, menos barulhento e menos potente que uma roçadeira, mas cumpre sua função em ambientes planos e de corte de baixa dificuldade. Leia também o artigo Como escolher um cortador de grama, recheado de dicas sobre esse assunto.

Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas! - Como cortar grama com aparador

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Cleiton fernandes
Faço serviços de jardinagem. Vcs pode me indicar um veneno que mate todo tipo de erva daninha e não mate a grama.obrigado
WLADIMIR SANTOS SANCHES
TENHO APROXIMADAMENTE 500 M2 DE GRAMA NA MINHA CASA. O MEU JARDINEIRO A CORTA COM ROÇADEIRA E FIO DE NYLON. QUANDO ELE CORTA A GRAMA FICA MUITO FEIA COM VARIOS PONTOS AMARELADOS E MUITO MAIS CURTOS. O QUE FAZER PARA CORTAR COM UMA ALTURA UNIFORME?
Zap
Fio de nylon só presta para acabamento nos cantos. Para grandes extensões é recomendado o uso de cortados com lâminas. Os cortadores com fios de nylon não cortam a folha e sim arrebentam-na. Melhor comprar um cortador elétrico ou a gasolina do tipo carrinho.
1 de 4
Como cortar grama com roçadeira - Todas as dicas!