Partilhar

Plantas resistentes ao sol e ao frio

 
Por Ketlyn Araujo. 28 maio 2020
Plantas resistentes ao sol e ao frio

Se você é um entusiasta das plantas e decidiu fazer um jardim em casa, provavelmente está se perguntando quais são as melhores e mais resistentes espécies para cultivar em áreas externas, sempre levando em conta o espaço ao qual você dispõe e as características climáticas da sua residência.

Para escolher plantas que se adaptem sem maiores dificuldades às condições do seu jardim, aqui no umCOMO te mostramos 15 plantas resistentes ao sol, que além de serem ideias para o cultivo ornamental também são capazes de sobreviver em basicamente qualquer clima. Veja a seguir algumas delas e conheça suas características!

Também lhe pode interessar: Plantas para clima frio

Azevinho: cuidados e características

Dentre as plantas resistentes ao sol e ao frio, o azevinho é um arbusto bem popular e de tamanho médio, comumente visto nas casas durante o Natal no Hemisfério Norte. A principal característica dessa planta são suas folhas ovaladas e “rasgadas”, de um verde vivo impossível de passar despercebido. Além disso, seus frutos, quando maduros, adquirem um tom vermelho intenso, bastante visível durante o inverno europeu.

Por crescer e se desenvolver em regiões de clima montanhoso, resiste às geadas e ao frio. É recomendável que você evite que o Azevinho receba muita luz solar de maneira direta, e que tenha sempre uma boa quantidade de água, mantendo o solo úmido.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Azevinho: cuidados e características

Oleandro: cuidados e características

Além de ter bastante durabilidade, o Oleandro é uma planta externa resistente ao frio e ao calor, e muito popular em hortas e jardins pelas cores e por seu rápido crescimento. Embora ele seja extremamente tóxico para o consumo humano, quando cultivada de maneira ornamental não apresenta riscos para o ambiente doméstico.

Essa espécie é ideal para uso decorativo, e requer apenas podas frequentes dos galhos e folhas secas, regas moderadas e solos bem drenados para que sobreviva.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Oleandro: cuidados e características

Buganvília: cuidados e características

Se você gosta de plantas resistentes ao sol trepadeiras, não deixe de considerar ter uma Buganvília no seu jardim. Resistentes ao frio e ao calor, podem chegar a até 10 metros de altura, se apoiando em muros, paredes e em outras plantas próximas. por conta dos espinhos de seus galhos.

O arbusto consegue permanecer mais verde e vistoso durante os meses chuvosos, e por isso é importante regá-lo cerca de três vezes ao dia no verão. Por outro lado, embora seja uma planta resistente, a Bougainvillea cresce muito melhor quando cultivada em um local ensolarado.

Se quer mais informações sobre como cuidar de uma bouganvillea, dê uma olhada neste outro artigo de umCOMO.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Buganvília: cuidados e características

Ciclame: cuidados e características

O Ciclame, apesar de estar entre as plantas resistentes ao sol, é considerada sensível ao calor permanente, mas requer locais com boas quantidades de luz para sua conservação. Por isso, o ideal é cultivá-la em áreas frescas e ventiladas, onde não recebam nem luz solar direta e nem sombra de maneira contínua.

No inverno, caso não esteja exposto a fortes geadas, o Ciclame floresce e apresenta flores em tons de cor-de-rosa, bem como um pequeno fruto em forma de cápsula. Para que cresça, requer irrigação moderada e um solo rico em sais minerais, além de úmido e bem drenado.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Ciclame: cuidados e características

Ameixa: cuidados e características

Outra boa opção de planta para se ter ao ar livre, além de ser resistente ao calor e ao frio é a ameixa, árvore frutífera cujo fruto é famoso pelo agradável sabor. Em climas tropicais e temperados, a árvore cresce entre 5 e 10 metros de altura, sendo que o final do verão é a época na qual seus frutos ficam maduros.

A árvore resiste ao frio do inverno sem grandes problemas, embora seja sensível às geadas abaixo de zero. Se você mora em uma zona temperada, certifique-se de fornecer muita água e podá-las quando necessário.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Ameixa: cuidados e características

Cravo: cuidados e características

Esta planta herbácea, que lota pomares e jardins com sua beleza durante praticamente o ano inteiro, é bem conhecida por suas flores charmosas, de cores vivas e fragrância característica.

O cravo é uma das plantas resistentes ao sol que necessita de luz solar em abundância, além de ser recomendado plantá-lo em áreas amplas e ventiladas. Dessa forma, precisam apenas de uma rega constante (em dias alternados) e solos livres de alagamento. Se você quer aprender como cuidar de cravos com mais detalhes, clique nesse link.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Cravo: cuidados e características

Eugênia: cuidados e características

A Eugênia é uma planta abundante em regiões da América do Sul e do continente africano que, apesar de ser nativa de climas tropicais e quentes, também é resistente ao frio.

Este pequeno arbusto atinge uma altura média de 3 a 5 metros e é muito fácil de cuidar, pois só precisa ser regado a cada 1 ou 2 dias no verão, mas menos ainda durante o resto do ano. Certifique-se de podar o arbusto ao final do inverno e de investir em um bom fertilizante para a planta, que você pode usar quinzenalmente a fim de deixá-la mais bonita.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Eugênia: cuidados e características

Fotínia: cuidados e características

Mesmo originária da Ásia, a Fotínia pode sobreviver tranquilamente em climas tropicais e é outra boa opção de planta de jardim resistente ao calor e ao frio.

A planta deve crescer em meio à luz solar, além de necessitar de uma rega moderada (duas vezes por semana) e solo bem drenado. No entanto, a Fotínia não resiste ao calor extremo, pois é muito sensível a temperaturas acima dos 30°C. Em ambientes de calor, deve ser conservada em local fresco, exposta apenas ao sol da manhã.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Fotínia: cuidados e características

Hibisco: cuidados e características

O Hibisco, é uma planta herbácea cujas flores crescem solitárias, com cinco pétalas e estames que aparecem em formato de coluna.

Essa é uma das plantas resistentes ao sol que deve ser regada em abundância durante o verão mas, durante o inverno, quase não precisa de água. O Hibisco é bastante fácil de cuidar, pois você só precisa garantir que ela não fique encharcada e que tenha boa drenagem. Como se isso não bastasse, o Hibisco é também considerado uma planta medicinal, pois possui propriedades digestivas, antioxidantes e estimulantes.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Hibisco: cuidados e características

Jasmim: cuidados e características

Tipo de arbusto pequeno e de flores decíduas, o Jasmim é uma das plantas resistentes ao sol e ao frio, além de ser muito popular como escolha de planta ornamental, graças às bonitas flores brancas. É bastante valorizado como ingrediente nos cosméticos, por conta da fragrância e de suas propriedades relaxantes e estimulantes.

A planta cresce melhor em climas quentes e é sensível às geadas extremas, embora muitas espécies estejam bem adaptadas ao clima de inverno. Para o cultivo, ela precisa estar em locais nos quais receba luz solar direta, mas protegida dos ventos fortes. Durante o verão, é necessário regá-los todos os dias, cuidando para que o solo e o vaso não fiquem alagados.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Jasmim: cuidados e características

Lavanda: cuidados e características

A lavanda, planta conhecida por suas propriedades aromatizantes, cresce em cachos verticais que requerem poda contínua para evitar que ela fique deformada.

A lavanda pode ser plantada tanto em climas secos quanto temperados durante o ano todo, desde que os locais tenham boa luminosidade e ela fique protegida contra geadas. Se você também se apaixonou pela cor violeta dessa planta, não deixe de visitar o artigo como cuidar da lavanda.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Lavanda: cuidados e características

Lírio azul: cuidados e características

Também conhecido como lírio comum, essa é outra alternativa quando o assunto são plantas resistentes ao sol e ao frio, já que ela pode crescer sem dificuldades tanto em áreas quentes localizadas a nível do mar quanto em locais mais frios, em altitudes de até 2.500 metros acima do nível do mar.

Originária da Península Ibérica, o Lírio conta com propriedades medicinais, pois suas raízes possuem uma substância com efeito laxativo para o sistema digestivo. Além disso, sua fragrância ajuda a espantar pragas voadoras em pomares, hortas e jardins.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Lírio azul: cuidados e características

Margarida: cuidados e características

Planta herbácea e perene que floresce nos jardins durante quase o ano todo, a Margarida é famosa não só pela beleza, mas também por possuir propriedades medicinais. As folhas e flores dessa planta, principalmente quando usadas em forma de chá, têm efeito diurético, expectorante e cicatrizante.

Para que suas margaridas cresçam bonitas e saudáveis, lembre-se de regá-las a cada 2 ou 3 dias durante o verão, e a cada 15 dias no inverno. As margaridas se adaptam a qualquer tipo de clima, e para que elas se mantenham vivas você só precisará investir em um fertilizante para adubá-las durante a época de floração. Te explicamos como cuidar das margridas passo a passo neste outro artigo do umCOMO.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Margarida: cuidados e características

Palmeira-moinho-de-vento: cuidados e características

A Palmeira-moinho-de-vento é uma planta de exterior altamente resistente ao calor e ao frio, além de ideal para o cultivo ornamental. Por conta do tronco, ela resiste às fortes geadas do inverno, e por isso pode ser plantada em praticamente qualquer área de clima temperado ou montanhoso.

Ela necessita de luz solar direta para crescer, além de precisar ser plantada em grandes espaços ao ar livre – por isso, ela não é adequada para o plantio em ambientes fechados. De origem mediterrânea, ela produz pequenos frutos azulados, parecidos com as ervilhas, porém não comestíveis.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Palmeira-moinho-de-vento: cuidados e características

Roseira: cuidados e características

Todo jardim deveria contar com uma boa roseira, planta de exterior capaz de embelezar e perfumar pomares, hortas, parques e residências ao longo do ano todo, além de também ser resistente ao calor e ao frio. É bastante comum que a roseira use outras plantas vizinhas como apoio para crescer, o que faz com que elas possam atingir uma altura de mais de 20 metros caso não sejam podadas com frequência.

A roseira só para de florescer quando exposta às baixas temperaturas e geadas do inverno. Nessa fase, é essencial podá-la até que suas hastes fiquem completamente nuas. As roseiras costumam ficar mais floridas e bonitas na primavera, enquanto no verão requerem rega constante. Ao longo do ano, não importando a estação, roseiras precisam de luz solar abundante para que atinjam seu máximo esplendor.

Acesse o link para descobrir o passo a passo sobre como cuidar de uma roseira.

Plantas resistentes ao sol e ao frio - Roseira: cuidados e características

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas resistentes ao sol e ao frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Plantas resistentes ao sol e ao frio

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas resistentes ao sol e ao frio
1 de 16
Plantas resistentes ao sol e ao frio

Voltar ao topo da página