As plantas e a temperatura

Plantas para clima frio

Plantas para clima frio

Alguma vez você já se perguntou quais plantas podem suportar temperaturas extremamente baixas? Você se encontra em uma área fria e não sabe quais plantas pode ter em seu jardim? Em umComo, fornecemos uma lista de arbustos e plantas para climas frios que toleram bem essas condições: os cactos, as mandiocas ou os amores-perfeitos são algumas das mais habituais, sobre as quais indicamos alguns dos cuidados básicos que precisam para se manterem saudáveis.

Também lhe pode interessar: Plantas para clima mediterrâneo

Índice

  1. Cactos
  2. Mandiocas
  3. Amores-perfeitos
  4. Nandina
  5. Mahonia
  6. Cornus
  7. Euonymus
  8. Outras plantas

Cactos

Muitas variedades de Cactos ou nopal suportam bem o frio, chegando a resistir a temperaturas inferiores a zero graus. Em relação ao cacto, a primeira coisa que você deve saber é que toleram bem a falta de água, mas em excesso pode fazer com que a planta murche. Quanto à irrigação, só deve ser feita se o terreno estiver muito seco e através da irrigação do solo e nunca sobre o cacto. No seguinte artigo, ensinamos como cuidar de um cacto corretamente.

Plantas para clima frio - Cactos

Mandiocas

Se o clima for extremamente frio, as mandiocas são uma opção ideal porque toleram temperaturas até aos -17ºC, ainda que para plantá-las seja necessário um terreno amplo porque medem cerca de 90 cm. Além disso, produzem flores brancas no verão. Suas irrigações devem ser realizadas com moderação e precisam de receber muita luz do sol.

Plantas para clima frio - Mandiocas

Amores-perfeitos

Por outro lado, os amores-perfeitos são ideais tanto para climas frios como para os quentes, Entretanto, por sobreviverem perfeitamente às geadas leves e ao orvalho são uma boa opção para enfrentar as temperaturas baixas. No entanto, a única condição presente é que precisam ser regados regularmente para que o seu terreno esteja sempre úmido, mas não encharcado, bem como devem receber muita luz solar.

Plantas para clima frio - Amores-perfeitos

Nandina

Este arbusto, também conhecido como bambu sagrado, precisa de irrigação a cada três dias na época estival e a cada dez no inverno. Também não chega a congelar, tolera o calor do verão e resiste perfeitamente às mudanças radicais de temperatura. Além disso, as suas folhas verdes voltam a ficar laranjas e vermelhas no outono, enquanto que no inverno produz frutos vermelhos.

Plantas para clima frio - Nandina

Mahonia

Este é mais um arbusto capaz de se adaptar a qualquer tipo de solo e clima, mas que no inverno também produz flores de cor amarela que, ao frutificar, produzem cachos de uva. Além disso, a mahonia suporta as geadas e, em áreas extremamente frias, as suas folhas ficam roxas. No entanto, o tipo aquifolium varia a sua cor de verde limão a avermelhado no inverno, o que oferece um aspecto muito bonito para qualquer jardim.

Plantas para clima frio - Mahonia

Cornus

O cornus é um arbusto que pode chegar a ter cinco ou seis metros de altura e é resistente às baixas temperaturas e adequado para todos os tipos de solos. Além disso, caracteriza-se pelo forte colorido de seus troncos, dependendo da variedade. Por exemplo, os da sanguínea são vermelhos, enquanto os da alva, brancos. Por outro lado, este arbusto não requer muitos cuidados e cresce bem tanto no sol como na sombra.

Plantas para clima frio - Cornus

Euonymus

Da mesma forma, propomos outro arbusto originário do Japão que pode ser cultivado em vasos e é resistente às baixas temperaturas características do inverno. Trata-se do euonymus, um arbusto perenifólio que para se conservar em ótimas condições deve ficar em áreas externas recebendo sol abundante.

Plantas para clima frio - Euonymus

Outras plantas

Por último, no que diz respeito a outras plantas que podem ser encontradas em climas frios o veludo musgo que cresce no solo ou nas rochas, é próprio do ártico e tem uma altura máxima de 10 cm. Por outro lado, os liquens são uma variedade de algas resistentes ao frio que podem viver com pouca luminosidade e água.

No seguinte artigo, fornecemos algumas dicas úteis sobre como cuidar das plantas no inverno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas para clima frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
rosemar
muito bom
Everton Machado Tintori
moro num lugar com solo fertil porem a cima de 500 metros de altitude 520 para ser mais presiso , o que sugerem para produzir e alcançar uma boa renda para minha familia?
A sua avaliação:
gabrielle
amei o site muito bom para pesquisas
Editor umComo.com.br
Oi Gabrielli! Que bom que você gostou do portal. Continue acompanhando nossos artigos :)
1 de 8
Plantas para clima frio