Cuidados das plantas

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge é um dos nomes mais comuns da Sanseviéria, uma planta de origem africana muito usada no Brasil para decorar jardins interiores e ecológicos. Ela tem aspecto de uma suculenta, as folhas têm uma coloração verde escura com bordas amarelas e são diretamente ligadas à raiz. Por ser umas espécie resistente, é muito fácil manter uma espada-de-são-jorge, mas, algumas precauções são essenciais para manter sua planta viva e bonita. O umCOMO te ensina como cuidar de uma espada-de-são-jorge.

Também lhe pode interessar: Plantas que afastam cobras

Passos a seguir:

1

Se você já tem sua espada-de-são-jorge devidamente plantada, você deve considerar que para que ela cresça bem, é ideal que esteja em um vaso com algum sistema de drenagem. Pedras, pedaços de caco de telha ou argila expandida são suficientes para evitar o excesso de água que resultaria no apodrecimento das raízes.

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge - Passo 1
2

Outra preocupação que você deve ter ao cuidar de uma espada-de-são-jorge é o tipo de vaso em que acomoda ela. Os vasos de cerâmica são muito indicados pois, além de bonitos, suportam bem o peso que a espada-de-são-jorge pode atingir, visto que as suas folhas podem chegar a 90 cm de altura.

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge - Passo 2
3

Com o vaso adequado, é hora de pensar em um bom local para alojar sua espada-de-são-jorge. Esse tipo de planta suporta temperaturas entre 13ºC e 24ºC, portanto, pode ficar tanto dentro de casa, quanto no jardim. Mas, é importante pensar em um local que receba iluminação natural por pelo menos 5 horas diárias. Sendo que o sol mais quente deve ser evitado, do mesmo modo que o inverno rigoroso.

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge - Passo 3
4

Regar na medida certa também está entre as atenções para cuidar de uma espada-de-são-jorge. O ideal é que ela seja regada uma vez por semana e duas vezes no verão, ou em locais de clima muito quente e seco. O excesso de água pode apodrecer a planta.

Vale sentir a superfície da terra, se estiver seca ou se as folhas estiverem se inclinando, é sinal que o vaso está seco e precisa ser aguado.

5

Apesar da sanseviéria não necessitar fertilizante, você pode aplicar alimentos para cactos com uma frequência mensal para cuidar de uma espada-de-são-jorge. Dessa forma a planta deve crescer mais forte e resistente.

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge - Passo 5
6

Folhas caindo indicam que é a hora de podar a sua planta. Para fazer isso, corte as folhas que estão danificadas, elimine um pouco a terra para nivelar o seu suporte e se necessário, replante-a em um vaso maior. O indicado é que a espada-de-são-jorge seja replantada uma vez por ano devido ao seu crescimento.

7

As folhas da espada-de-são-jorge podem acumular poeira. Para limpá-las, utilize um pano úmido e nada mais. Seja delicado.

8

Se você escolheu cuidar de uma espada-de-são-jorge dentro de casa ou do apartamento, escolha locais próximos às janelas ou sacadas.

9

Se você tem uma folha de espada-de-são-jorge na água e quiser replantar na terra, basta transferi-la para um vaso preparado com drenagem, terra, areia e um pouco de composto orgânico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma espada-de-são-jorge, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • A espada-de-são jorge pode ser tóxica para cães, gatos e criança. Se tiver animais domésticos e crianças em casa, pense bem onde vai colocar a planta
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
José Carlos
Olá boa tarde!
Tenho uma espada de são Jorge plantada no com terra, cresceu bastante, mas está abrindo e pendendo pro lado, como posso corrigir este problema?
Grato!
A sua avaliação:
Maria Célia Florêncio da Silva
como acabar com lagarta preta no pé de sidreira?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria Célia, nosso artigo sobre Como acabar com lagarta nas plantas pode te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-acabar-com-lagartas-nas-plantas-26441.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
LUCIANA BIANCHI LOURENÇO
boa tarde a minha espada de São Jorge ,não esta em pé como tdas ficam,ela esta caida, o que fazer??
A sua avaliação:
Jaime Francisco
Esta planta para lém de ser bastante linda parece possui outras utilidades das quais gostaria de conhecer.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi, Jaime, Sim, a espada-de-são-jorge também é conhecida como uma das plantas que purifica o ar dos ambientes. Neste post falamos sobre ela: https://casa.umcomo.com.br/artigo/plantas-para-despoluir-o-ar-de-casa-20362.html
A sua avaliação:
Gelta lisboa da silva
Gostei muito das informação principalmente sobre saúde e plantas
Bruna
Folhas murchas e caindo? É excesso ou falta de água, porém esta nascendo brotos.
Sandra
Eu tenho uma espada de São Jorge, muito grande eu posso cortar pelo meio das folhas?
marisa gomes
Tenho uma plantinha e mudei para um vaso de barro, quando está sl bonito eu coloco a na varanda ou fica e cima de um móvel no meu escritório, mas de noite vai para o meu quarto. Dizem que dá sorte, ela é muito bonita e já tem um filhote a nascer. Nao sei se é patetice mas gosto de falar com as plantas. Infelizmente tenho outra planta a morrer. Tenho dois cedros grandes e um está a ficar com os gallhos amarelos.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Marisa. Obrigada pelo seu comentário! Eu também converso com as plantas e acho que faz super bem, rs. No caso do seu cedro morrendo, pode ser pelo frio que vem chegando. Sugiro as dicas do artigo sobre como cuidar das plantas no inverno: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-das-plantas-no-inverno-4953.html
Geraldo Ailton Borborema
Estou começando plantar várias plantas adoro .queria orientação para o adubo orgânico
Editor umComo.com.br
Oi Geraldo! Confira como fazer adubo natural nesse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-adubo-natural-8061.html
wroneire
goto de cultivar gantos tipos tem?

A sua avaliação:
LEDA VENTURA
Tenho 03 jarro com espada-de-são-jorge. Gosto muito da plantinha.
1 de 5
Como cuidar de uma espada-de-são-jorge