menu
Partilhar

Plantas que purificam o ar

 
Por Yasmin Fonseca. 29 julho 2021
Plantas que purificam o ar

Durante o processo de fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico (CO2) e devolvem oxigênio para o ambiente, fazendo uma limpeza no ar, ao mesmo tempo em que realizam esse processo para sintetizar carboidratos[1], ou seja, por meio da fotossíntese as plantas se alimentam e produzem um gás necessário para a sobrevivência de seres humanos e de outros animais que necessitam de oxigênio para sobreviver.

Ainda que nenhuma planta seja absolutamente resistente à poluição[2], existem algumas que são mais eficazes na absorção de gás carbônico, sendo, consequentemente, ótimas para a limpeza do ar do ambiente em que se encontram. Quer saber quais plantas são essas? Veja plantas que purificam o ar neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: 5 plantas de interior sem flor

Quais plantas mais purificam o ar?

As plantas que limpam o ar são aquelas que têm maior capacidade de absorver gases poluentes da atmosfera e, entre as mais eficazes na purificação, encontram-se aquelas com uma copa larga em relação a seu tamanho, afinal, a copa das plantas é a região do vegetal que mais recebe luz do sol e que, consequentemente, mais faz fotossíntese.

Pesquisas indicam que existe uma maior retenção de poluentes justamente nessas partes das plantas, com destaque àquelas de grande porte, como árvores[2]. Afinal, além de suas copas terem grande dimensão, essas costumam ser mais altas, atingindo locais com maior incidência solar, o que também faz com que realizem mais fotossíntese e, consequentemente, retenham mais gás carbônico.

Além do motivo citado, existem, de fato, espécies de plantas que são mais capazes de absorver substâncias prejudiciais do ar em razão de seu metabolismo acelerado e de sua alta resistência a tóxicos, o que as torna bastante vantajosas de se ter em casa, principalmente se você mora em uma cidade bastante poluída, como as próximas a zonas industriais ou aquelas que fazem parte de grandes metrópoles.

Abaixo iremos te mostrar algumas das plantas que purificam o ar, confirmadas pela NASA, segundo artigo da BBC News, que apresentam capacidade alta de fazer essa limpeza[3]. Além disso, falaremos um pouco sobre cada uma, visando que você saiba qual delas é a ideal para sua residência.

Lírio da paz (Spathiphyllum)

O lírio da paz é uma planta nativa da América do Sul, sendo facilmente cultivada no Brasil em razão do clima. Ornamental em razão de suas aparência delicada, essa planta tem função decorativa[4], além de sua capacidade de absorver substâncias tóxicas do ar, sendo ideal para quem busca uma junção do útil ao agradável.

Respirar um ar puro é importante, entretanto, também vale ressaltar que devemos prestar atenção em sua umidade, evitando que fiquemos com o canal respiratório ressacado, o que costuma acontecer em épocas de estiagem, ou seja, de falta de chuva. Para saber como resolver esse problema sem que seja necessário adquirir um aparelho caro capaz de repor a água no ar dos ambientes, veja como fazer um umidificador de ar caseiro.

Plantas que purificam o ar - Lírio da paz (Spathiphyllum)

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

Nativa da África do Sul, a Espada-de-São-Jorge é muito utilizada como uma das plantas que limpam o ar em ambientes externos e internos, tendo a vantagem de ser extremamente resistente, sobrevivendo em locais com baixa umidade.[5] Em razão de sua resistência, essa planta é ideal para quem não tem muito tempo ou disponibilidade para um cuidado minucioso de plantas ou para aqueles que procuram uma planta para ambientes interiores sem grande disponibilidade de umidade ou de luz.

Caso você tenha se interessado pela espécie e queira saiba um pouco mais sobre seu cultivo, veja como plantar Espada-de-São Jorge.

Plantas que purificam o ar - Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

Palmeira ráfia (Raphis excelsa)

A palmeira ráfia ou palmeira-dama é uma espécie de pequeno porte, com grande quantidade de galhos e produtora de pequenos frutos esbranquiçados.[6] Por não ter flores nem uma cor chamativa e, consequentemente, ser uma espécie discreta, essa é uma boa opção para ambientes muito carregados, trazendo leveza e equilíbrio estético, além de ser boa para adornar jardins tropicais, purificando o ar e trazendo mais natureza para o ambiente.

Se você é amante das plantas que limpam o ar, talvez seja do tipo "amante das plantas" que adora dar nomes a suas mudas, assim como se costuma fazer com bichinhos de estimação. Acertei? Se sim, veja também 60 nomes para plantas e escolha o que mais combina com a sua.

Plantas que purificam o ar - Palmeira ráfia (Raphis excelsa)

Jiboia (Epipremnum aureum)

A jiboia é uma planta de cultivo e reprodução extremamente fáceis[7], sendo ideal para quem não tem muitos conhecimentos de jardinagem e procura soluções simples e práticas para decoração interna ou de jardins fazendo uso de plantas.

Caso você seja fumante ou more com fumantes, saiba que, essa é uma das plantas que purificam o ar em ambientes fechados ideais, porque além de ser capaz de absorver substâncias tóxicas que acabam surgindo querendo ou não, essa planta tem alta capacidade de absorver especificamente os poluentes originários da fumaça do cigarro[8], fazendo uma limpeza que pode melhorar o ambiente de forma natural, sem que, para tal, seja necessário fazer esforços.

Plantas que purificam o ar - Jiboia (Epipremnum aureum)

Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

A árvore-da-borracha, também conhecida como seringueira, seringueira-de-jardim, borracheira, falsa-seringueira ou figueira-branca, é uma planta originária da Malásia, capaz de atingir até 60 metros, com copa ampla, o que, como previamente dito, aumenta sua captação de CO2. Muito capaz de se fixar no solo em razão de suas raízes, essa espécie tornou-se conhecida por produzir uma seiva leitosa denominada látex, a partir da qual se faz a borracha.[9]

Essa, ao contrário das plantas acima citadas, é pouco prática caso você esteja procurando uma espécie de plantas que purificam o ar em ambientes fechados, afinal, trata-se de uma árvore de grande porte, entretanto, é válido o conhecimento acerca da Ficus elastica, principalmente se pensamos em sua relevância na história do Brasil durante o Ciclo da Borracha.

Plantas que purificam o ar - Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas que purificam o ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. BARJA, P. R. Produção e difusão de oxigênio: processos biofísicos da fotossíntese investigados com a técnica fotoacústica. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://bit.ly/2VYSGvk. Acesso em: 19 jul. 2021.
  2. LIMA, W. P. As florestas e a poluição do ar. IPEF Série Técnica, Piracicaba, v. 1, n. 1, p. 1-41, 1980. Disponível em: https://bit.ly/3Bkdz45. Acesso em: 19 jul. 2021.
  3. 5 PLANTAS que a Nasa recomenda para purificar o ar da sua casa. BBC News, Londres, 29 nov. 2015. Disponível em: https://bbc.in/3rzZ3RC. Acesso em: 19 jul. 2021.
  4. MIGOTTO, B. C.; FERREIRA, A. B. M.; BUENO, C. J. Cylindrocladium spathiphylli de espatifilo (Spathiphyllum wallisii Rengel): detecção de enzimas extracelulares em isolados normais e alterados por temperatura. Summa Phytopathologica, Botucatu, v. 39, n. 2, p. 89-96, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-54052013000200002. Acesso em: 19 jul. 2021.
  5. NASCIMENTO, T. M.; GRAZIANO, T. T.; LOPES, C. S. Espécies e cultivares de Sanseviéria como plantas ornamentais. Ornamental Horticulture, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 111-119, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.14295/rbho.v9i2.174. Acesso em: 19 jul. 2021.
  6. BROSCHAT, T. K. Rhapis excelsa: Lady Palm. Gainesville: University of Florida, 2016.
  7. PEREIRA, E. C. F. F.; ATROCH, E. M. A. C.; ATROCH, A. L. Araceae ornamental: possibilidades de cultivo e produção de mudas em recipientes recicláveis. Biodiversidade, Cuiabá, v. 20, n. 2, p. 54-62, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3ryiM3N. Acesso em: 19 jul. 2021.
  8. TADA, Y.; MATSUZAKI, T.; TANAKA, Y. Isolation and characterization of formaldehyderesponsive genes from

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas que purificam o ar
1 de 6
Plantas que purificam o ar

Voltar ao topo da página