Outros As plantas

Plantas para varanda

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 julho 2023
Plantas para varanda

As plantas e as flores são uma excelente opção para dar um toque de cor refrescante a qualquer varanda ou área externa. Na hora de escolhê-las, é importante levar em consideração alguns aspectos como o espaço disponível e suas características, principalmente no que diz respeito à orientação e às horas de ficarem expostas ao sol.

Com a chegada do verão, certamente você quer que aqueles espaços ao ar livre que você gosta em sua casa fiquem mais bonitos do que nunca, por isso no umCOMO montamos a lista das plantas para varanda para que você possa escolher as que mais te agradam.

Também lhe pode interessar: Como escolher as plantas para a minha varanda

Índice

  1. Citronela
  2. Petúnia
  3. Bambu
  4. Gerânio
  5. Buganvília
  6. Hibisco
  7. Agapanto
  8. Hortênsia
  9. Cravo
  10. Gérbera
Ver mais >>

Citronela

A citronela é uma planta versátil para qualquer cantinho ao ar livre porque pode ser plantada no jardim mas também em um vaso, estando incluída entre as plantas para varanda mais resistentes. Ela suporta perfeitamente o sol e requer regas moderadas. Suas folhas em forma de fita enfeitam discretamente, sendo também um excelente repelente natural de mosquitos.

Descubra Como cuidar de citronela.

Plantas para varanda - Citronela

Petúnia

Se você quer uma planta que dê flores abundantes, mesmo que a jardinagem não seja sua praia, a petúnia é uma aposta segura. O tamanho dela é perfeito para pequenas varandas e as suas cores vivas enchem de alegria qualquer espaço externo. Combine-as como quiser: rosa ou vermelha com branca, amarela, roxa... e assim que chegar a primavera, elas começarão a ficar esplêndidas, mantendo-se assim durante todo o verão.

Plantas para varanda - Petúnia

Bambu

Os diferentes tipos de bambu tornaram-se, nos últimos anos, uma das opções de plantas favoritas para decorar varandas, especialmente por ser um magnífico elemento de ocultação ou separação (com o espaço do vizinho).

O bambu cresce rápido e é pouco exigente em seus cuidados. A rega frequente, que se resolve colocando-o em um vaso com água, e o sol é quase tudo o que precisa. Se você escolher esta opção para a sua varanda, é importante optar por uma das variedades de bambu menores, como um dos tipos de bambu fargesia.

Descubra Como fazer um jardim japonês

Plantas para varanda - Bambu

Gerânio

É uma das melhores plantas para varandas e um dos reis do verão em qualquer área externa alegre. Os gerânios são perfeitos para espaços muito ensolarados, pois são capazes de brotar flores até duas vezes durante o verão. Em vaso crescem perfeitamente, embora devam ter um substrato bem drenado para evitar que suas raízes fiquem encharcadas.

Plantas para varanda - Gerânio

Buganvília

A buganvília é uma planta trepadeira reconhecida por suas belas flores de cores intensas entre rosa - roxo dependendo das diferentes espécies. É uma planta de área externa que necessita de luz solar direta e pode ser plantada no jardim, diretamente em um canteiro, mas também em um vaso, por exemplo em um vaso suspenso para que a buganvília caia como uma esplêndida cascata de flores. Outra opção é plantá-la perto de uma treliça e deixá-la subir para que exiba suas cores por toda a varanda.

Plantas para varanda - Buganvília

Hibisco

Também está entre as plantas mais resistentes que você pode colocar na varanda porque adora sol e temperaturas amenas. Colocar um hibisco em qualquer cantinho da varanda ou área externa é garantia de que aquele ponto concentrará todos os olhares, pois suas grandes flores se encarregarão de atraí-los. Regas moderadas, boa drenagem e um pouco de espaço, porque cresce bastante rápido, é o que este arbusto precisa para dar as suas belas flores vermelhas, rosas e até amarelas.

Plantas para varanda - Hibisco

Agapanto

O agapanto, também conhecido como lírio africano, é uma planta incrível que pede muito pouco e, em troca, com suas magníficas flores ornamentais, é capaz de encher de vida qualquer varanda. É uma planta perene, que pode levar dois ou três anos para dar sua primeira flor, mas, uma vez que dê flores, florescerá a cada primavera atingindo seu ponto mais bonito no verão. Suporta perfeitamente o sol e o calor exigindo uma rega moderada.

Plantas para varanda - Agapanto

Hortênsia

As belas flores de hortênsia fazem dela uma das plantas favoritas para decorar a varanda, embora seja importante saber que onde ela se desenvolverá melhor é em ambientes de meia-sombra, pois requer muita luz, mas não sol direto por muito tempo.

As hortênsias crescem relativamente rápido e devem ser plantadas em vasos grandes, com espaço suficiente para suas flores grandes, que precisam de um substrato rico em nutrientes para ficarem bonitas. Apará-las pelo menos a cada 15 dias é o caminho para conseguir um bom resultado.

Neste outro artigo do umCOMO, te contamos quais são as plantas resistentes ao sol e ao frio.

Plantas para varanda - Hortênsia

Cravo

Os cravos, nas suas inúmeras variedades, não podem faltar na lista de plantas ideais para a varanda porque, acima de tudo, precisam de duas condições básicas para ficarem magníficos: ar fresco e muito sol. No fundo do vaso é importante colocar uma primeira camada de cascalho abundante para evitar que regas excessivas acabem apodrecendo as raízes desta planta de verão.

Plantas para varanda - Cravo

Gérbera

Rosas, roxas, laranjas, amarelas... tão alegres quanto bonitas e fáceis de cuidar, as gérberas, das quais existem inúmeras variedades, são plantas ornamentais que ficam bem em qualquer varanda ou área externa. Podem estar a pleno sol ou meia-sombra, adaptando sempre a rega de acordo com as circunstâncias, embora, em todo o caso, a rega deva ser frequente para que o solo onde se encontra a planta retenha um pouco de umidade.

Plantas para varanda - Gérbera

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas para varanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Plantas para varanda