Partilhar

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical

Os jardins verticais são uma ideia arriscada ao mesmo tempo que magnífica, seja para o pátio, o terraço ou a varanda de casa. Mas para cada tipo de jardim, aconselha-se um tipo específico de plantas, já que algumas podem se desenvolver melhor em um vaso e outras requerem um terreno mais amplo para crescer. O mesmo acontece com os jardins verticais, que são aptos para um certo tipo de cultivos, como os gerânios ou o pé-de-leão. Neste artigo de umComo vamos lhe mostrar quais são as melhores plantas para um jardim vertical.

Também lhe pode interessar: Quais são as melhores plantas para um jardim

Gerânios

Comuns na região do Mediterrâneo, a beleza dos gerânios descreve-se em suas folhas longas e circulares, e contam com cinco pétalas que variam de cor, já que podem ser brancos, rosas, azuis ou púrpuras. No que diz respeito ao tipo de solo para plantá-los, é indiferente porque se adaptam bem a qualquer um deles, com a condição de que não esteja enxercado. No seguinte artigo você pode ver alguns conselhos sobre Como cuidar de gerânios.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Gerânios

Delphinium

Estas flores são muito populares pois dispõem de um amplo leque de tons para escolher. Por exemplo, tem de cor rosa, azul, roxo e branco. No que diz respeito à época de cultivo, é recomendável fazê-lo no verão, sempre que se trate de um clima fresco e não tenha muito vento.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Delphinium

Pé-de-leão

O pé-de-leão, também conhecido como alquemila, é uma opção apropriada para os jardins verticais. Ainda que sem pétalas, trata-se de uma planta resistente à água de folhas de cor verde, as quais estão cobertas de uns pelos que lhes dão uma grande suavidade.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Pé-de-leão

Aquiléia

Outra planta adequada para os jardins verticais é a aquiléia, com as suas encaracoladas e peludas folhas que têm um agradável aroma, razões pelas quais, além de "vestirem" o seu jardim, também podem perfumar para, assim, converter-se em uma delícia para o olfato de qualquer indivíduo que convidar para ir na sua casa.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Aquiléia

Rosa-rubra

A rosa-rubra destaca-se pelas suas cores enfáticas e sua deliciosa fragrância. No entanto, a sua floração só dura de três a quatro semanas no início do verão, mas plantando-a em seu jardim vertical conseguirá dar a esse espaço um aspecto muito alegre e bonito.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Rosa-rubra

Centáureas

Quanto às centáureas, são plantas de estilo ornamental capazes de decorar um jardim vertical ou horizontal contribuindo com altas doses de vitalidade e cor, tudo isso devido à sua ampla gama de tonalidades, entre as quais se destaca um atrativo azul, cor que as deixaram mundialmente conhecidas.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Centáureas

Malva-rosa

Além das plantas mencionadas, as malva-rosas são uma opção a considerar para um jardim destas características. Elas crescem na Europa e na Ásia, são de fácil cultivo, as suas raízes têm sido utilizadas na medicina tibetana e seus caules têm uma dupla funcionalidade, podendo ser utilizadas também como lenha.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Malva-rosa

Lavanda

Por último, para um jardim vertical também propomos a lavanda, uma planta que se utilizou sobretudo na elaboração de óleos essenciais, e que devido ao seu característico cheiro e a suave tonalidade lilás de suas pequenas folhas, encherão a zona exterior de sua casa não apenas de paz, mas também de uma incrível beleza. Nos seguintes artigos pode ver Como plantar lavanda e Como cuidar da lavanda.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Lavanda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores plantas para um jardim vertical, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Quais são as melhores plantas para um jardim vertical

1 de 9

Voltar ao topo da página