Plantas de jardim

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical

Os jardins verticais são uma ideia arriscada ao mesmo tempo que magnífica, seja para o pátio, o terraço ou a varanda de casa. Mas para cada tipo de jardim, aconselha-se um tipo específico de plantas, já que algumas podem se desenvolver melhor em um vaso e outras requerem um terreno mais amplo para crescer. O mesmo acontece com os jardins verticais, que são aptos para um certo tipo de cultivos, como os gerânios ou o pé-de-leão. Neste artigo de umComo vamos lhe mostrar quais são as melhores plantas para um jardim vertical.

Também lhe pode interessar: Quais são as melhores plantas para um jardim

Índice

  1. Gerânios
  2. Delphinium
  3. Pé-de-leão
  4. Aquiléia
  5. Rosa-rubra
  6. Centáureas
  7. Malva-rosa
  8. Lavanda

Gerânios

Comuns na região do Mediterrâneo, a beleza dos gerânios descreve-se em suas folhas longas e circulares, e contam com cinco pétalas que variam de cor, já que podem ser brancos, rosas, azuis ou púrpuras. No que diz respeito ao tipo de solo para plantá-los, é indiferente porque se adaptam bem a qualquer um deles, com a condição de que não esteja enxercado. No seguinte artigo você pode ver alguns conselhos sobre Como cuidar de gerânios.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Gerânios

Delphinium

Estas flores são muito populares pois dispõem de um amplo leque de tons para escolher. Por exemplo, tem de cor rosa, azul, roxo e branco. No que diz respeito à época de cultivo, é recomendável fazê-lo no verão, sempre que se trate de um clima fresco e não tenha muito vento.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Delphinium

Pé-de-leão

O pé-de-leão, também conhecido como alquemila, é uma opção apropriada para os jardins verticais. Ainda que sem pétalas, trata-se de uma planta resistente à água de folhas de cor verde, as quais estão cobertas de uns pelos que lhes dão uma grande suavidade.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Pé-de-leão

Aquiléia

Outra planta adequada para os jardins verticais é a aquiléia, com as suas encaracoladas e peludas folhas que têm um agradável aroma, razões pelas quais, além de "vestirem" o seu jardim, também podem perfumar para, assim, converter-se em uma delícia para o olfato de qualquer indivíduo que convidar para ir na sua casa.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Aquiléia

Rosa-rubra

A rosa-rubra destaca-se pelas suas cores enfáticas e sua deliciosa fragrância. No entanto, a sua floração só dura de três a quatro semanas no início do verão, mas plantando-a em seu jardim vertical conseguirá dar a esse espaço um aspecto muito alegre e bonito.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Rosa-rubra

Centáureas

Quanto às centáureas, são plantas de estilo ornamental capazes de decorar um jardim vertical ou horizontal contribuindo com altas doses de vitalidade e cor, tudo isso devido à sua ampla gama de tonalidades, entre as quais se destaca um atrativo azul, cor que as deixaram mundialmente conhecidas.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Centáureas

Malva-rosa

Além das plantas mencionadas, as malva-rosas são uma opção a considerar para um jardim destas características. Elas crescem na Europa e na Ásia, são de fácil cultivo, as suas raízes têm sido utilizadas na medicina tibetana e seus caules têm uma dupla funcionalidade, podendo ser utilizadas também como lenha.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Malva-rosa

Lavanda

Por último, para um jardim vertical também propomos a lavanda, uma planta que se utilizou sobretudo na elaboração de óleos essenciais, e que devido ao seu característico cheiro e a suave tonalidade lilás de suas pequenas folhas, encherão a zona exterior de sua casa não apenas de paz, mas também de uma incrível beleza. Nos seguintes artigos pode ver Como plantar lavanda e Como cuidar da lavanda.

Quais são as melhores plantas para um jardim vertical - Lavanda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores plantas para um jardim vertical, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jorge dellás Olivas
Senhores e Senhoras eu nem sei como cheguei ao UMCOMO, tipo como quem não quer nada... e acabei gostando, dos temas abordados nos diversos conteúdos. Que bom. Quando lançarem os vídeos - que sejam curtos e bem explicadinhos, como os conteúdos. parabéns.

Jorge.
1 de 9
Quais são as melhores plantas para um jardim vertical