Partilhar
Partilhar em:

Como pintar móveis de formica

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (449 votos)
23 comentários
96 vezes partilhado
 
Como pintar móveis de formica
Fonte: dhapali.com

O laminado melamínico, mais conhecido como formica, é um tipo de material muito popular no revestimento de móveis, quer sejam eles bancadas de cozinha ou criados mudos em quartos. Por esta razão você provavelmente terá em sua casa um móvel em formica que, não gostando da cor, poderá pintar. Sim, é possível, e neste artigo umComo.com.br ensinamos-lhe como pintar móveis de formica. Continue lendo e consiga reformar com sucesso seu móvel!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como laquear móveis
Passos a seguir:
1

Comece por limpar bem o móvel de formica, de forma a remover todas as impurezas e gordura que poderão arruinar a pintura. Para isso utilize um pano de limpeza macio umedecido em álcool ou em água com vinagre, ou use fosfato trissódico para remover o acabamento brilhante da formica.

Fonte: jmobilemarcenaria.com.br
2

A formica tem um acabamento liso, pelo que se poderá revelar resistente à pintura. Você pode lixar o móvel, de forma a torná-lo poroso para que a tinta penetre melhor, ou saltar esta etapa, dado que existem no mercado tintas que resultam bem sem lixar previamente.

Fonte: criacoesemfamilia.com
3

Em seguida chega o momento de escolher a tinta. Você pode se informar junto de um funcionário da loja acerca de qual a melhor para pintar fórmica, mas neste artigo deixamos algumas sugestões: tinta epóxi, tinta acrílica PVA, tinta esmalte base de óleo, tinta spray e tinta de melamina.

Fonte: revista.zap.com.br
4

Prepare o rolo para pintar (este deverá ser um de espuma ou de lã baixa) e aplique uma camada de primário formulado para superfícies lisas no seu móvel de tinta. Este produto eliminará defeitos que o móvel tenha, disfarçará a cor existente e fará com que a tinta adira melhor.

Fonte: villapano.blogspot.pt
5

Passe o rolo de espuma por água, de forma a remover o primário, e use-o para aplicar a tinta no móvel, conferindo previamente se é necessário diluí-la em água. Pinte somente em duas direções (de cima para baixo e de baixo para cima), até completar a primeira camada.

Fonte: oconnorspainting.wordpress.com
6

Deixe secar devidamente, de acordo com o indicado na embalagem da tinta e, em seguida, aplique uma segunda camada. Use um pincel de pintura para cobrir falhas de tinta ou alcançar áreas que não conseguiu pintar com o rolo.

Fonte: temdicas.com
7

Espere novamente que a tinta seque e, pronto! Seu móvel de formica foi pintado com sucesso e você conseguiu um resultado ao seu gosto!

Fonte: jornalistagravida.blogspot.pt

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como pintar móveis de formica, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Consulte as instruções presentes na tinta que irá utilizar.
  • No caso de existirem falhas na madeira, resolva-as aplicando massa.
Comentários (23)

Escrever comentário sobre Como pintar móveis de formica

23 comentários
A sua avaliação:
silvio olivieri
gostei, de como pintar em formica, o elmalte sintético a base de agua também daria certo, agradecido
Catia
O primer pode ser o mesmo que uso para metal, plástico e vidro?
CHRISTINE ELAINE DIANE TAVES
Gostaria de saber qual é o produto que se usa como primário, que foi indicado acima para usar na fórmica antes da tinta. Seria o que chamamos usualmente de primer?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Christine! Sim, primário é o mesmo que primer ;)
maria
Valeu Obrigada pela ajuda
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Maria! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando ;)
maria
gostaria de saber camada de primário? vejo que muitos tem duvidas e vc nao respondeu. parabenizo tb pelos seus brilhantes trabalho.Obrigao aguardo
Edenisia Lopes Melo
Tenho uma mesa de formica preta na cozinha, quero pintar ela e as cadeiras de amarelo, preciso depois de lixar passar primer?
Tekka Guimarães
Olá, preciso saber se posso usar essas tintas acima para pintar folha de fórmica branca fosca?
Arany
Que Bacana!... gostei , agora vou criar coragem e reformar.Grata pela informação, abraços.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Arany! Depois conte como ficou. Valeu pelo comentário!
Denise
Oi Sara. Obrigada pela dica de como pintar sobre formica.
Estou planejando fazer alguns desenhos usando acetato vazado, em um armário do banheiro, que é formica não brilhante. Como li que é preciso mais de uma demão, como sugere que eu faça? Me preocupo se o molde pode de alguma forma, quando secar a primeira demão, ficar com as bordas coladas na tinta epoxi e quando for retirar, após a segunda demão, que estrague a pintura. Tem alguma sugestão?
Agradeço a atenção antecipadamente.
joyce
Porque vc ensinou o passo a passo de pintura em movel com fórmica e nos itens seis e sete mostra resultados em moveis de madeira sem revestimento? E outra dica. Em fórmica brilhante, só epox pinta e depois de vc lixar bastante.

Como pintar móveis de formica
Fonte: dhapali.com
Fonte: jmobilemarcenaria.com.br
Fonte: criacoesemfamilia.com
Fonte: revista.zap.com.br
Fonte: villapano.blogspot.pt
Fonte: oconnorspainting.wordpress.com
Fonte: temdicas.com
Fonte: jornalistagravida.blogspot.pt
1 de 8
Como pintar móveis de formica