Partilhar

Quais são as pragas mais comuns nas plantas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 maio 2018

As plantas do nosso jardim ou horta podem ser afetadas por uma série de insetos que prejudicam seu crescimento e podem acabar com elas. É bastante necessário controlar sempre o estado de saúde das nossas plantas, assim como tomar medidas para a prevenção de ataques desses pequenos (porém letais) bichinhos. Para que você tenha uma ideia dos que podem atacar sua horta ou jardim e qual é a forma de acabar com eles, em umComo.com.br explicamos quais são as pragas mais comuns nas plantas.

Também lhe pode interessar: Quais são as pragas de cactus mais comuns

Pulgão ou afídeo

Estes insetos cravam seu bico sugador e chupam a sávia das plantas, deformando suas folhas. Existem pulgões de diferentes cores: verdes, amarelos, marrons e pretos. Para se livrar do pulgão, você só precisa esborrifar água com sabão para que eles se desprendam das folhas e caiam na terra. Se a praga de pulgão for muito abundante, você pode esborrifar um produto específico, não químico, à venda em floriculturas e lojas de jardinagem.

Veja mais: Remédios caseiros contra o pulgão

Mosca branca

As folhas atacadas pela mosca branca perdem cor, ficam esbranquiçadas e cheias de uma substância pegajosa, e podem até cair. Isso acontece porque, assim como o pulgão, estes insetos cravam o bico nas folhas e chupam a sávia. Uma forma de repelir esses insetos é plantar arbustos de alecrim ao redor das plantas que você queira proteger. Se suas plantas já foram atacadas, você deverá realizar um tratamento químico para eliminá-los, e deverá sempre pulverizar bem o verso das folhas, que é onde eles ficam.

Formigas

Além do dano e do desconforto que as formigas geram nas nossas plantas, estes insetos favorecem a multiplicação dos pulgões. Isso acontece porque elas transportam, protegem e limpam as florações em troca do melaço que eles excretam. Para evitar que as formigas ataquem suas plantas, plante espécies repelentes como lavanda, menta, tomilho, absinto, calêndula, etc. E para exterminar as pragas, você deverá localizar o formigueiro e aplicar produtos antiformigas que você encontrará à venda.

Leia também: Como eliminar as lacraias - Bem simples!

Lagartas

Esta larva é fruto dos ovos que as borboletas depositam em nossas plantas, e pode ser muito daninha pois atacam diretamente as folhas ou raízes. A melhor forma de eliminá-las é arrancar com a mão todas as lagartas que você encontrar, retirando-as uma por uma. Também pode usar um inseticida de ingestão, indicado para estes insetos que morrem quando ingerem o veneno. Você pode encontrá-lo para o substrato ou terra, assim como para as folhas, para combater as lagartas voadoras.

Dica: Acesse também esse artigo que ensina como tirar percevejos das plantas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as pragas mais comuns nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Controle com frequência a proliferação de insetos nas plantas de sua horta ou jardim.

Escrever comentário sobre Quais são as pragas mais comuns nas plantas

1 comentário
rosemary
Gostei muito pois estou montando um jardim agora e sempre que precisar vou usar este site muito obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosemary, que bom saber isso! Se precisar de alguma ajuda não hesite em deixar a sua dúvida nos comentário. Continue acompanhando a nossa página :)

Voltar ao topo da página