Pragas nas hortas

Quais são as pragas mais comuns nas plantas

Quais são as pragas mais comuns nas plantas

As plantas do nosso jardim ou horta podem ser afetadas por uma série de insetos que prejudicam seu crescimento e podem acabar com elas. É bastante necessário controlar sempre o estado de saúde das nossas plantas, assim como tomar medidas para a prevenção de ataques desses pequenos (porém letais) bichinhos. Para que você tenha uma ideia dos que podem atacar sua horta ou jardim e qual é a forma de acabar com eles, em umComo.com.br explicamos quais são as pragas mais comuns nas plantas.

Também lhe pode interessar: Quais são as pragas de cactus mais comuns

Índice

  1. Pulgão ou afídeo
  2. Mosca branca
  3. Formigas
  4. Lagartas

Pulgão ou afídeo

Estes insetos cravam seu bico sugador e chupam a sávia das plantas, deformando suas folhas. Existem pulgões de diferentes cores: verdes, amarelos, marrons e pretos. Para se livrar do pulgão, você só precisa esborrifar água com sabão para que eles se desprendam das folhas e caiam na terra. Se a praga de pulgão for muito abundante, você pode esborrifar um produto específico, não químico, à venda em floriculturas e lojas de jardinagem.

Veja mais: Remédios caseiros contra o pulgão

Mosca branca

As folhas atacadas pela mosca branca perdem cor, ficam esbranquiçadas e cheias de uma substância pegajosa, e podem até cair. Isso acontece porque, assim como o pulgão, estes insetos cravam o bico nas folhas e chupam a sávia. Uma forma de repelir esses insetos é plantar arbustos de alecrim ao redor das plantas que você queira proteger. Se suas plantas já foram atacadas, você deverá realizar um tratamento químico para eliminá-los, e deverá sempre pulverizar bem o verso das folhas, que é onde eles ficam.

Formigas

Além do dano e do desconforto que as formigas geram nas nossas plantas, estes insetos favorecem a multiplicação dos pulgões. Isso acontece porque elas transportam, protegem e limpam as florações em troca do melaço que eles excretam. Para evitar que as formigas ataquem suas plantas, plante espécies repelentes como lavanda, menta, tomilho, absinto, calêndula, etc. E para exterminar as pragas, você deverá localizar o formigueiro e aplicar produtos antiformigas que você encontrará à venda.

Leia também: Como eliminar as lacraias - Bem simples!

Lagartas

Esta larva é fruto dos ovos que as borboletas depositam em nossas plantas, e pode ser muito daninha pois atacam diretamente as folhas ou raízes. A melhor forma de eliminá-las é arrancar com a mão todas as lagartas que você encontrar, retirando-as uma por uma. Também pode usar um inseticida de ingestão, indicado para estes insetos que morrem quando ingerem o veneno. Você pode encontrá-lo para o substrato ou terra, assim como para as folhas, para combater as lagartas voadoras.

Dica: Acesse também esse artigo que ensina como tirar percevejos das plantas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as pragas mais comuns nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Controle com frequência a proliferação de insetos nas plantas de sua horta ou jardim.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Alfonso Celso
Li o comentário, bastante esclarecedor. Só que tenho uma dúvida e gostaria que vocês me ajudassem . Eu comprei uma muda enxertada para plantio em vaso, no Ceagesp de Sorocaba. Quando comprei a muda estava bonita, mas notei que havia algumas folhas cortadas. Questionei o vendedor, que disse que logo viriam folhas novas, e que não haveria problema com a minha muda. Plantei conforme orientação, vaso grande argila, manta , terra de boa qualidade , rega diária, região de sol quase pleno, etc. Comecei perceber que no dia seguinte encontrava folhas caídas no chão. Comecei pesquisar na internet, e muito se fala em pulgões e cochonilhas. Fiquei dias observando se conseguia distinguir qual era a praga em questão. Depois de muitos dias observando acabei encontrando algo parecido com cochonilhas. Removi as tres encontradas e com um cotonete embebido em álcool passei no local onde removi as cochonilhas. Achei que havia solucionado o problema. Continuavam cair as folhas e as folhas não estavam com um aspecto sadio. Fui para a pulverização com água morna com sabão, também não vi resultados. Ultimamente estou usando calda de fumo como preconizado. Continuo não contente , pois as folhas novas já nascem mirradas e doentes. Nesses últimos dias venho percebendo uns insetos pequenos menores que uma drosophila, tanto na terra do vaso, as vezes caminhando pelo tronco e por algumas folhas. E percebi também esses mesmos insetos na minha muda enxertada de manga. Só que na mangueira, não tenho presenciado folhas cortadas, mas sim algumas manchadas com um tom acastanhado. Parece que eu escrevi um romance, mas tinha que explicar meu descontentamento, e precisando de ajuda. Se puderem me mandar a resposta por e-mail tudo bem. Obrigado por ora

rosemary
Gostei muito pois estou montando um jardim agora e sempre que precisar vou usar este site muito obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosemary, que bom saber isso! Se precisar de alguma ajuda não hesite em deixar a sua dúvida nos comentário. Continue acompanhando a nossa página :)
Quais são as pragas mais comuns nas plantas