Cuidados das plantas

Como usar vinagre nas plantas

Como usar vinagre nas plantas

Proteger suas plantações do mau tempo, de insetos e de outras ameaças à saúde é essencial não apenas para jardineiros (as) e trabalhadores agrícolas, mas também para qualquer pessoa que deseja ter plantas saudáveis e bem cuidadas. Boa parte dos alimentos que consumimos, inclusive, é produzida no campo, e é por isso que devemos proteger plantações que fazem parte das colheitas, mas sem nos esquecermos de que plantas ornamentais ou domésticas também merecem atenção especial, e de que devemos encontrar soluções para os perigos que costumam ameaçar essas espécies. Um dos produtos mais adequados nesse sentido é o vinagre, que serve para proteger as plantações contra os insetos e demais ameaças. Você vai ver que, mediante uso adequado, o vinagre pode se tornar seu melhor aliado para manter as plantas em bom estado. Se você quer descobrir como usar vinagre nas plantas, recomendamos que siga lendo este guia que preparamos aqui no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como evitar ferrugem nas plantas

Índice

  1. Vinagre nas plantas
  2. Como usar vinagre nas planta como inseticida
  3. Vinagre para fungo nas plantas
  4. Como usar o vinagre como herbicida no jardim

Vinagre nas plantas

É normal que você se questione sobre para que serve o vinagre nas plantas, principalmente se você desconhece as propriedades e benefícios desse produto. No umCOMO te explicamos todos eles a seguir:

Propriedades do vinagre para as plantas

Tanto o vinagre de vinho quanto o branco e o de maçã têm diversas propriedades que o transformam em um ótimo remédio caseiro para proteger as plantas:

  • Antibacteriano e antisséptico: o vinagre é um produto desinfetante, e à sua grande eficácia podemos incluir também o baixo custo de aquisição, pois é bastante acessível para todos os consumidores. Ele acaba com as bactérias e com os microorganismos que são nocivos para a saúde das plantas, como os fungos, e é bastante usado no tratamento de infecções e dos próprios fungos. A efetividade do vinagre é bem alta, tanto nas superfícies como de plantas, quanto no piso de casa e no corpo humano.
  • Regulador de pH do solo: graças à sua acidez, o vinagre ajuda a regular o pH do solo, assim como da nossa pele e do nosso sistema digestivo quando o consumimos. O vinagre também ajuda a tirar o excesso de cal dá água usada para regar a terra e que fica acumulada no solo.
  • Repelente: o cheiro forte do vinagre age como repelente natural para muitos animais, especialmente os insetos.

Benefícios do vinagre para as plantas

Usar vinagre no jardim traz os seguintes benefícios para as plantas:

  • Desinfetante: serve para limpar perfeitamente canteiros e vasos antes que você volte a plantar nesses recipientes. O vinagre tem importância especial nos canteiros, pois suas sementes apresentam uma maior fragilidade contra os fungos.
  • Neutralizador de cal: o uso do vinagre na água para regar a terra serve para neutralizar o calcário na água, que pode causar clorose nas folhas das plantas.
  • Age como herbicida, fungicida e inseticida: diante das ameaças de ervas daninhas, fungos e insetos, o vinagre é o melhor aliado natural. O vinagre contra fungo nas plantas também pode repelir muitos insetos e, assim, prevenir pragas e outros danos às plantas.
  • Enriquece o solo: o vinagre, quando usado em pequenas doses e em plantas que toleram bem o solo mais ácido, como morangos, limoeiros, mirtilos e rosas, contribuem para um aumento nas quantidades de ferro presente na terra.

Como usar vinagre nas planta como inseticida

Combinar água com vinagre para combater pulgões e outras pragas de insetos costuma ser bastante eficaz. Você pode usar a mistura de várias maneiras:

  • Elaborar armadilhas ou repelentes caseiros com água e vinagre ajuda a espantar insetos, como a mosca das frutas. Ao preparar um repelente para mosca das frutas com vinagre, ele age como aliado no cultivo de frutas e em jardins com presença de árvores frutíferas, bem como espantando esses a outros pequenos insetos da despensa e da cozinha. Você pode diluir o vinagre com água e pulverizar a terra das plantas, além de pedras colocadas em volta delas. Outra alternativa é colocar tigelas com água e um pouco de vinagre em volta das plantas ou de seus vasos, ou então na cozinha caso você tenha problema com esses insetos dentro de casa. Aqui te damos mais dicas sobre como eliminar as moscas das frutas.
  • Se você não sabe como usar o vinagre como inseticida ou repelente para pulgões e formigas, recomendamos que você borrife as zonas infestadas por esses insetos com vinagre. O produto, nesse caso, não deve estar diluído em água, já que pode perder eficácia. Em áreas afetadas por uma grande quantidade de pragas, você terá que aplicar o vinagre duas ou três vezes mais, durante os dias posteriores, para assim acabar definitivamente com a presença de formigas e outros insetos, como os pulgões. Além disso, recomendamos que você faça isso quando o sol não estiver iluminando as plantas, para evitar que elas fiquem queimadas. Aqui você pode conferir Remédios caseiros contra pulgões e como eliminar as formigas das plantas.

Se você também deseja usar o vinagre para afugentar outros animais das plantas (como coelhos, toupeiras, gatos, cervos ou guaxinins), siga as dicas:

  1. Deixe panos velhos ou pedaços de algodão de molho em um balde com água e uma boa quantidade de vinagre.
  2. Espere alguns minutos para que absorvam suficientemente o produto, considerado insuportável para esses animais.
  3. Distribua os panos pelo jardim ou pela horta.
  4. Para manter suas plantas sempre protegidas, repita os passos anteriores todos os dias ou a cada dois dias.

Além disso, você também pode espirrar o vinagre diretamente nas pedras que ficam em volta das plantas que você deseja proteger e, dessa forma, pouquíssimos animais irão se aproximar.

Como usar vinagre nas plantas - Como usar vinagre nas planta como inseticida

Vinagre para fungo nas plantas

Eliminar os fungos das plantas de maneira natural é possível, e existem diversas opções caso você queira usar o vinagre como fungicida para plantas, seja como tratamento ou prevenção. Aqui, te mostramos duas:

  • Você pode usar o vinagre para esterilizar ferramentas e viveiros antes de usá-los nas plantas, e nesses casos você deve utilizar o produto sem diluir. Você também pode usar o produto para desinfetar novas sementes ou mudas, borrifando-as com água com um pouco de vinagre.
  • Também é possível preparar um fungicida usando duas colheres de sopa de vinagre e chá de camomila. Essa mistura age de forma eficaz contra vários tipos de fungos nas plantas, já que tem efeito de repelente para diversas pragas e insetos, bem como outros animais.

Recomendamos que você também dê uma olhada neste outro artigo sobre como preparar um fungicida caseiro.

Como usar o vinagre como herbicida no jardim

Ainda que o vinagre tenha ótimas propriedades para as plantas, ele também pode ser usado para eliminar algumas ervas não tão boas assim. Para isso, é mais efetivo usar o vinagre branco, já que ele é mais potente que os outros. Siga as dicas para saber usar vinagre branco como herbicida:

  1. Misture vinagre branco com suco de um limão, que também tem a acidez capaz de ajudar a acabar com as ervas daninhas. Especificamente, misture um copo de suco para cada litro de vinagre.
  2. Depois de misturar os dois líquidos, coloque a solução em uma garrafa com spray ou borrifador.
  3. Pulverize as áreas com ervas daninhas que você deseja eliminar.
  4. A eficácia da mistura irá aumentar caso as plantas estejam em contato direto com o sol e em altas temperaturas.

Quando você for aplicar esse herbicida, certifique-se de que a área atingida não irá receber nenhum novo cultivo, pois a terra não estará mais apta para isso. Se você deseja usar ese mesmo terreno uma outra vez, terá de renovar o solo.

Estes otros artigos do umCOMO vão te ajudar ainda mais caso você tenha um problema com ervas daninhas e indesejadas: como fazer um herbicida caseiro e como eliminar as ervas daninhas.

Como usar vinagre nas plantas - Como usar o vinagre como herbicida no jardim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar vinagre nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Eliane
Ficou ótimo agora finalmente tenho minha horta obrigado
1 de 3
Como usar vinagre nas plantas