Partilhar

Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis!

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 31 maio 2017
Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis!

Os pulgões estão entre as pragas mais comuns em plantas. Eles são conhecidos como os 'piolhos das plantas' e podem representar ameaças sérias para jardins, florestas e plantações agrícolas. Existem diferentes tipos de pulgões, os mais comuns são conhecidos por deixarem sinais nas folhas, que começam com um aspecto amarelado e podem apodrecer e matar os vegetais. Se as suas plantas são vítimas desse problema, o umCOMO ensina como eliminar pulgões das plantas.

O que é pulgão

Os pulgões são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas e causam danos diretos e indiretos às plantações. Há registros de de mais de 1500 espécies de pulgões que podem infestar diferentes tipos de plantações e jardins.

Uma das espécies mais comuns é o pulgão verde, que é mais incidente em plantas jovens ou na fase vegetativa. Além de alimentar-se da seiva das plantas, ele pode injetar substâncias tóxicas contaminadas nas plantas. Outra espécie bastante encontrada é o pulgão preto, que tem mais ocorrência em flores, brotos e frutos cítricos.

Eles podem ser vistos a olho nu como pequenos insetos que chupam a seiva das folhas e a partir daí comprometem a sua saúde e desenvolvimento enfraquecendo-as e transmitindo vírus.

Sintomas de pulgões nas plantas

Os sintomas mais comuns são galhos secos, folhas amareladas, uma diminuição das folhas e frutos, que ficam com um aspecto desnutrido. Na parte de cima das folhas, às vezes também podem ser notadas pintas necrosadas. Outra característica possível em plantações infestadas por pulgões é um aspecto pegajoso sobre a superfície delas, isso acontece devido à grande quantidade de excremento que esses bichinhos podem produzir.

A dimensão do estrago depende se a praga já se alastrou ou não e também de como essas plantas estão sendo cuidadas.

A chuva e a rega são fatores decisivos para prevenir e controlar esse tipo de praga, eles são naturalmente regulados com as chuvas. Outro fator que contribui para o seu controle são os seus predadores naturais, as joaninhas e os parasitoides são os mais conhecidos.

Inseticida para pulgão

Os pulgões podem evoluir a ponto de criarem resistência contra inseticidas químicos. De forma que muitas vezes vale mais a pena investir em predadores do que em pesticidas. Ainda assim, pode-se usar inseticidas específicos, com uma aplicação adequada para o tipo de infestação.

Quem opta por insecticida deve adquirir em uma loja especializada e informar-se sobre qual o tipo mais adequado para cada planta e contra qual tipo de pulgão. Em casos de infestação em larga em escala, recomenda-se a pulverização. Caso contrário, é melhor evitar para não comprometer o sistema que vai além daquela plantação.

Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis! - O que é pulgão

Combate do pulgão com detergente

A sabedoria popular recomenda diferentes remédios caseiros contra o pulgão. No entanto, pelos métodos de aplicação, estas técnicas caseiras são mais indicados para plantações ou jardins de menor extensão.

O detergente é um remédio caseiro para matar pulgão em plantas conhecido pela sua eficácia. Algumas plantas são mais sensíveis e outras necessitam de doses mais fortes, portanto, para a fórmula a seguir, recomendamos que você se informe sobre a natureza da planta e decida se é necessário uma solução mais ou menos concentrada:

  1. Encha um pulverizador com água;
  2. Misture com a quantidade de detergente que achar necessário (nunca muito, essa concentração varia com a intensidade da praga e com o tipo de planta);
  3. Diariamente, regue as plantas com essa mistura até notar que os pulgões desapareceram.

Matar pulgão com fumo

Outra alternativa conhecida como remédio caseiro para matar pulgão em plantas é o extrato de fumo. Assim como o detergente, ele será aplicado com um pulverizador sobre as plantas. Você pode preparar o extrato de fumo da seguinte maneira:

  1. Coloque um punhado de fumo (tabaco) (a quantidade varia com dimensão da plantação) em um recipiente;
  2. Cubra o fumo com álcool (pode ser líquido ou em gel);
  3. Observe algumas vezes durante o dia, quanto o álcool tiver sido absorvido, cubra novamente o fumo com álcool diluído em água;
  4. Deixe em repouso por 48 horas;
  5. Passado o tempo, esprema esse fumo e extraia o líquido concentrado (utilize um pano limpo ou uma peneira para fazer isso);
  6. O líquido é o extrato de fumo, que deve ser pulverizado sobre as plantas infestadas até que as pragas desapareçam;
  7. Armazene-o em local escuro para preservá-lo por mais tempo.

Alho para acabar com pulgão

O alho é um ingrediente que quase sempre temos em casa e tem um poder natural eficiente contra esse tipo de praga pois os pulgões não gostam do cheiro de alho. Ele pode ser usado como remédio caseiro para matar pulgão em plantas de duas maneiras:

  • Alho enterrado: enterre um alho grande próximo à raíz da planta afetada. Este simples ato já será suficiente para que os pulgões seja repelido pelo cheiro intolerável para eles;
  • Água com alho: com algum dentes de alhoferva uma quantidade de água suficiente para pulverizar a quantidade de plantas afetadas. Deixe esfriar e borrife essa água nas plantas diariamente até notar que os pulgões desapareceram.
Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis! - Alho para acabar com pulgão

Folhas de tomate contra pulgão

Essa solução é ideal para quem também planta tomates:

  1. Colha uma quantidade proporcional a 2 xícaras de folhas de tomate;
  2. Ferva essas folhas com 2 xícaras (chá) de água;
  3. Reserve essa mistura por 24 horas;
  4. Coe e use esse líquido para pulverizar as plantas.

Extra.: se o problema são os fungos, aprofunde-se com o artigo Como eliminar fungos das plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Antes de aplicar algum produto em sua planta, seja ele caseiro ou não, sempre teste em uma pequena região para evitar qualquer reação inesperada ou queimaduras nas folhas

Escrever comentário sobre Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis!

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
alberto Zortéa
O meu vizinho aplicou veneno na sua casa para cupim e esta matando minhas folhagens e trepadeiras que ficam no muro que divido com ele. Tem algo que possa ser feito?
RAYAN
obrigado vou seguir sua orientaçao
Margarete Medeiros
Esses remédios serve pra pulgao no pé de laranja
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Margarete. Dependendo do grau de infestação serve sim. Você também pode tentar algum destes 11 remédios caseiros contra o pulgão: https://casa.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-contra-o-pulgao-11-solucoes-poderosas-13475.html
Élida
Oi coleciono suculentas e apareceu um pulgão branco em algumas gostaria de saber qual produto desses não vai agredilas ao colocar obrigada.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Élida. Na hora de aplicar os inseticidas, apostes nas versões mais naturais possíveis e evite molhar a folha das suculentas. Este outro artigo sobre remédios caseiros contra pulgão também pode te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-contra-o-pulgao-11-solucoes-poderosas-13475.html
Rita Nalin
Tenho laranjeiras em meu quintal. AS folhas estão pretas e as laranjas tb. Que devo fazer?
Meu pessegueiro esta com uma especie de cola nas pontas de cada galho.O que é isso? Prejudica a planta?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Rita. Temos este artigo sobre como tratar manchas pretas nas folhas que pode te ajudar: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-manchas-pretas-nas-folhas-das-plantas-27154.html
Jose Carlos Pereira
Boa tarde ,estou com serio problema com minhas plantas ,esta cheia de bichinhos pretos e não consigo eliminar ,como devo proceder para acabar co isso. Se puder me ajudar fico grato. Sem obrigado.
kilbert
Nenhuma das opções oferecida surte efeito,principalmente a que se refere ao tomateiro,pulgão adora sugar os tomateiros.
Editor umComo.com.br
Que pena, Kilbert. Pode ser que suas plantas também estejam infectadas por outras pragas. Sugerimos este artigo do umCOMO sobre como fazer pesticidas naturais: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-pesticidas-naturais-3892.html
A sua avaliação:
ana paula
oi eu estou com um serio problema eu tenho um lírio da paz ele esta carregado de pulgão ele esta lindo so que eu ja nao sei o que fazer pra lidar com essa praga eu li agora sobre o detergente vou fazer e depois falo no que deu ta bjsss
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ana Paula. Conte para a gente se funcionou! Também sugerimos este artigo sobre como cuidar de Lírios: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-lirios-17940.html

Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis!
1 de 3
Como eliminar pulgões das plantas - métodos fáceis!

Voltar ao topo da página