Partilhar

Como eliminar as formigas das plantas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar as formigas das plantas

Ainda que pareça mentira, as formigas são uma das piores pragas para as plantas. Embora estes pequenos animais não sejam perigosos para a espécie humana, podem provocar danos e inconvenientes ao nosso cultivo, pois favorecem o aparecimento de pulgões.

As formigas são um tipo de inseto que gosta do melaço que excretam os pulgões. Por isso, cuidam e protegem, enquanto se asseguram de que se alimentam adequadamente nos brotos das plantas. Além disso, as formigas roem as plantas, danificam as flores, criam formigueiros e roubam as sementes, entre outros danos.

Se você quer saber como eliminar as formigas das plantas, neste artigo de umComo.com.br encontrará a solução. Preste atenção aos seguintes conselhos e acabe com as formigas de uma vez por todas.

Passos a seguir:
1

Para saber como eliminar as formigas das plantas deverá localizar onde está seu núcleo. Procure onde está formado o formigueiro seguindo o caminho que elas mesmas marcam desde a planta; observe-as atentamente para descobrir onde se encontra o seu lar.

2

Uma vez localizado o formigueiro, coloque na boca ou orifício principal veneno ou espermicida especial contra formigas. Este produto se encontra em lojas de jardinagem especializada.

3

Repita esta tarefa até se certificar que acabaram todas as formigas do ninho. Para se assegurar disso, pode colocar também pó do veneno por todo o percurso ou caminho que traçam as formigas até chegar à sua planta.

4

Outro truque eficaz para acabar com as formigas de sua planta é a colocação de armadilhas. Estas iscas são uma espécie de grãos ou sementes venenosas que as formigas levarão para dentro do formigueiro e acabarão com as formigas irmãs.

5

Caso o ninho das formigas se encontre em uma árvore ou a planta afetada seja uma árvore ou arbusto, você pode colocar um pano embebido de veneno anti-formigas ao redor do tronco, ou untar diretamente o tronco da árvore com o veneno.

6

Quanto aos remédios naturais, existem diversos produtos que podem valer como bons inseticidas e acabar com as formigas; um deles consiste em fazer uma mistura de água e detergente, em partes iguais, e colocar o líquido no buraco principal do ninho de formigas.

7

Outro remédio natural para eliminar as formigas das plantas são os ácidos como o sal ou o limão, que também são eficazes contra as formigas. Com sal pode polvilhar um pouco deste ingrediente pelo caminho habitual das formigas; ou pode espantar com o cheiro do limão espremendo um limão e jogando o suco pelos ramos da planta.

8

Outro truque eficaz para eliminar as formigas das plantas é deixar repousar pontas de cigarro na água. Depois, regar as formigas com este preparado já que os componentes do cigarro acabarão com as formigas de forma imediata.

9

Lembre-se: acabar com as formigas será impossível se não terminar antes com os pulgões, pois se sentem atraídas pelo melaço que eles excretam. Procure o remédio mais eficaz para acabar com as pragas em uma loja de jardinagem. Neste artigo de umComo damos a você algumas soluções caseiras contra os pulgões.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as formigas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como eliminar as formigas das plantas

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
Ellen candido
Gostaria de saber como acabar com unas formiga que esta dentro do pranco do meu pe de graviola e esta matando ele como abadar com elas por favor mim ajude
Zaira Goncalves
meu pe de acerola esta infestado de pulgoes e formiguinhas quase invisiveis qual a solucao;
Maria Alice
as formigas estao pelando meu pé de limao, acabando com as folhas, o que posso fazer para que elas nao voltem
hugo
vai dar certo
A sua avaliação:
hugo
eu tenho um pé de coco e ele ta sendo atacado pelas formigas parece que elas estão sendo atraídas pelas raízes dele e eu vou testar as solução caseiras!!!!
marina
Como terminar com as formigas em orquideas
zilma melo
++'comprei um sitio la ja tinha algumas arvores frutiferas mas todas doentes e velhas pes de mangas gigantes que nao produz nada pes de laranjas velhos que ainda produzem mas tao doentes eos pes de mixirica estao secando , seca os galhos do meio e em seguida amarela tudo e morre preciso de orientaçao como cuidar dessas plantas obrigado
A sua avaliação:
anna
eu nao achei o saite e agora nao posso tirar as formigas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Anna! Você já experimentou alguma dessas dicas?
A sua avaliação:
celia regina rocha rangel
Li todos os passos e não encontrei nenhum que possa praticar para resolver meu problema. Pois trata-se de um vaso de hortelã plantado, onde as formigas estão atacando. Fui molhar a planta e saiu um monte de formiga do vaso. Penso que se colocar veneno, irá matar a hortelã.
A sua avaliação:
Daniel
Olá. Estou com um problema de formigas nas minhas frutíferas que são poucas e pequenas essas plantas. E as formigas atacam as folha, que ficam todas enroladas e murcham, as formigas são bem miúdinhas. obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Daniel! Já experimentou alguma das dicas do artigo?

Como eliminar as formigas das plantas
Como eliminar as formigas das plantas

Voltar ao topo da página